II Competição de Foguetes Encerra com Seus Compeões de Ensino Médio e Superior

O dia  26 de junho de 2018 foi agitado na Unipampa/Alegrete. Em conjunto com a 10ª Semana Acadêmica (X SACTA),  o Clube de Astronomia CTA/UNIPAMPA promoveu o lançamento dos foguetes de garrafa PET na II CMAFog.

Foram inscritas 14 equipes ao total: 10 do Ensino Médio e 4 do Ensino Superior. As equipes lançaram seus foguetes PET nas modalidades competitivas reação química e ar comprimido com água. Confira tudo sobre a competição aqui.

Os Principais Lançamentos

O lançamento mais distante do dia, com ar comprimido e água, foi da equipe Órion do Colégio Emílio Zuñeda, com uma distância de 182 metros da base de lançamento. Já para a categoria reação química (entre vinagre e bicarbonato) o lançamento mais distante foi da equipe SNASA, da UNIPAMPA/Eng. Elétrica e Eng. Mecânica, com uma distância de 147 metros da base.

OS VENCEDORES

Categoria Ensino Médio Reação Química:
  1. Equipe Órion (Colégio Estadual Emilio Zuñeda)
  2. EZuñeda (Colégio Estadual Emilio Zuñeda)
  3. IFFarRocket (Instituto Farroupilha)
Categoria Ensino Médio Ar Comprimido:
  1. Equipe Órion (Colégio Estadual Emilio Zuñeda)
  2. Foguete Dourado (Colégio Estadual Emilio Zuñeda)
  3. Grupo OVNI (Colégio Estadual Emilio Zuñeda)
Categoria Ensino Superior Ar Comprimido E Reação Química:
  1. SNASA (UNIPAMPA/Eng. Elétrica e Eng. Mecânica)
  2. Telecom (UNIPAMPA/Eng. Telecomunicações)
  3. Aldebaran (UNIPAMPA/Eng. Elétrica)

Seguem imagens dos competidores da II CMAFog 2018/1.  Mais fotos na página do Facebook do Clube de Astronomia CTA/UNIPAMPA.  Agradecemos a participação de todos nas atividades e esperamos que participem das próximas.

 

Lançada II CMAFog 2018/1

Organização CMAFog 2018/1

A Competição Municipal Alegretense de Foguetes de Garrafa PET é um evento promovido pelo Clube de Astronomia CTA/UNIPAMPA para alunos do Ensino Médio e Superior (de qualquer curso/área).

O objetivo da competição é que as equipes, de até 3 alunos, lancem foguetes feitos – por eles próprios – o mais longe possível da base de lançamento. Para isso as equipes precisam se esforçar e aplicar seus conhecimentos de física para a construção de um bom foguete!

As modalidades competitivas da II CMAFog são duas: lançamento com ar comprimido e água; e lançamento com reação química (entre bicarbonato de sódio e vinagre). As equipes de Ensino Médio podem escolher em qual categoria querem competir, podendo competir nas duas. Já os alunos de Ensino Superior competem em categoria única, devendo lançar foguetes com os dois tipos de combustível.

As premiações são: medalhas para primeiro e segundo lugar, troféu de campeão para primeiro lugar e menção honrosa para terceiro lugar. Todos os inscritos recebem atestados de participação.

As inscrições vão até o dia 11/06/2018 e o lançamento dos foguetes ocorre no dia 26/06/2018. Para que todas as dúvidas das equipes sejam sanadas, no dia 16/06/2018 (sábado) acontecerá uma reunião entre a equipe organizadora da competição e todas as equipes. Todas as informações sobre a II CMAFog 2018/01 podem ser encontradas no site: goo.gl/huKH32

Terças-feiras de Observação

Atividades de observação do céu noturno com telescópio oportunizam experiências novas no final do dia. O Clube de Astronomia está oferecendo atividades de observação ao ar livre com os equipamentos disponibilizados pelo campus Alegrete, durante as terças-feiras à noite.

A última atividade foi realizada na noite de 24 de abril. Foram realizadas observações da Lua, como seguem as fotos, e do planeta Júpiter. Também foram identificadas as constelações pertinentes a época do ano. Na oportunidade foi possível acompanhar a passagem a Estação Espacial Internacional (ISS). Suas passagens podem ser identificadas no céu com a ajuda do site: http://heavens-above.com.

As atividades são gratuitas e geram atestados de participação aos acadêmicos. A Comunidade toda é convidada  participar das atividades que sempre ocorrem nas terças se a condição meteorológica permitir. As atividades podem acompanhadas pela página do Clube no Facebook.

Observação da Lua. Autor: José Lima
Imagem capturada do telescópio na observação do dia. Autor: José Lima
Observando a Lua com telescópio. Autor: Ricardo Schneiders

Novo logotipo

O Clube de Astronomia da UNIPAMPA teve seu logotipo modernizado. Agradecemos o trabalho do designer Roani Araújo, que realizou a arte e a identidade visual do projeto.

 

Semana da Astronomia 2017


Entre os dias 06 e 10 de novembro de 2017, realizou-se a Semana da Astronomia.

Em sua segunda edição, o evento proporcionou à comunidade local de Alegrete diversas atividades com assuntos voltados à Astronomia, com a intensão de despertar nas pessoas o interesse pela Ciência e Tecnologia. Entre as atividades estavam o Planetário inflável da UNIPAMPA, amostra de pôsters, palestras, a Primeira Competição Municipal de Foguetes de garrafa PET, exibição da série Cosmos e do Filme Nostalgia da Luz e observações noturnas com telescópio.

Nas sessões do PLANETÁRIO, coordenado pela equipe do projeto Astronomia Para Todos, foi apresentado diversos filmes, entre eles o principal “Aventura no Sistema Solar”. Foram realizadas mais de 70 sessões, totalizando a presença de 1120 pessoas de escolas Municipais, Estaduais, demais instituições e comunidade em geral.

Na Primeira Competição Municipal de Foguetes de garrafa PET, contamos com a participação de três equipes, que mostraram seu interesse em competir e suas habilidades e dedicação na construção de seus foguetes. Os foguetes mostraram um desempenho excelente, onde o melhor lançamento alcançou a distância de 151 metros.

Duas palestras foram apresentadas, Influência das Fases da Lua na Terra, por Michele Custódio (membro do Clube de Astronomia e aluna do Curso de Engenharia Mecânica da UNIPAMPA), e Ciclo de Vida das Estrelas, por Maria Juliana Soares (também membro do Clube de Astronomia e aluna do Curso de Engenharia Agrícola da UNIPAMPA).

Nas observações noturnas com telescópio, o Planeta Saturno foi astro das noites.

Nós, do Clube de Astronomia, temos muito que agradecer, pois todo nosso empenho em tornar este evento grande valeu à pena. Somos gratos às pessoas que prestigiaram e divulgaram o evento. Este ano superamos o resultado do ano passado, mais de 2000 pessoas participaram de nossas atividades. A manifestação das pessoas em elogiar o nosso trabalho nos emociona e trás motivação para que possamos realizar mais eventos com o mesmo objetivo, tornar a nossa Universidade acessível a toda a comunidade Alegretense. Além disso, aproveitamos para pedir desculpas por qualquer adversidade.

Até a próxima edição!

Ciência a Cavalo

No dia 25 de outubro de 2017, o Clube de Astronomia da UNIPAMPA participou do projeto “Ciência a Cavalo”. A proposta do evento é aproximar a comunidade e a Universidade na divulgação de ciência e integração à cultura gaúcha. Junto com o PET (Programa de ensino tutorial) e com membros da escola Emílio Zuñeda, foi realizada uma exposição de ciências com experimentos na área de Física e Engenharia, procurando integrar conteúdos da sala de aula com o cotidiano dos alunos. O Clube de astronomia mostrou um pequeno experimento referente às fases da lua e levou um de seus telescópios, pois a maioria das pessoas nunca teve contato com o mesmo. Agradecemos à direção da escola Emílio Zuñeda e ao Prof. Dr. Marco Antonio Durlo Tier, que é coordenador do PET da Unipampa, por mais uma experiência incrível.

Semana da Astronomia 2017

O Clube de Astronomia da UNIPAMPA convida a todos para participar das atividades da segunda edição da SEMANA DA ASTRONOMIA, de 06 a 10 de novembro de 2017, no campus Alegrete. Um evento com assuntos voltados à Astronomia. Dentre as atividades:

• Planetário inflável (prioridade ensino médio, havendo disponibilidade de horários, estes serão destinados às turmas do ensino fundamental);
• 1ª Competição municipal de foguetes de garrafa PET (somente ensino médio);
• Observações noturnas com telescópio;
• Palestras (público em geral);
• Exibição da série Cosmos e
• Exposição de banners.

No site, http://astronomiaunipampa.wixsite.com/semanadaastronomia, há a descrição do evento, das atrações, agendamento e contato.

Para o agendamento do Planetário móvel e para a inscrição na competição de foguetes é necessário preencher os formulários que estão disponíveis no site do evento.

Qualquer dúvida, estamos à disposição pelos seguintes contatos:

E-mail: clubedeastronomiaunipampa@gmail.com
Facebook: facebook.com/clubedeastronomiacta
Site do evento: astronomiaunipampa.wixsite.com/semanadaastronomia

Participe!

Semana da Astronomia 2016

Nos dias 25 e 26 de agosto de 2016, o Clube de Astronomia da UNIPAMPA realizou a SEMANA DA ASTRONOMIA. O evento proporcionou à comunidade local de Alegrete diversas atividades com assuntos voltados à Astronomia. Entre as atividades estavam o PLANETÁRIO INFLÁVEL da UNIPAMPA, mostra de pôsters, palestras, inauguração do Relógio Solar construído pelo Clube de Astronomia e observações noturnas com telescópio. Nas sessões do PLANETÁRIO, coordenado pelo prof. Guilherme Marranghello e pela equipe do projeto Astronomia Para Todos, foi apresentado o filme AVENTURA NO SISTEMA SOLAR. Foram realizadas mais de 30 sessões.

O professor Guilherme Marranghello também foi o palestrante de “Origens: do Big Bang ao Planetário! ” e também coordenador responsável pelas visitas ao PLANETÁRIO. Nas observações noturnas com telescópio, os Planetas Júpiter e Vênus foram os astros mais luminosos das noites, pois estavam em conjunção. O Planeta Saturno também estava visível. Os seus deslumbrantes anéis chamaram a atenção de diversas pessoas. Algumas nunca haviam observado com telescópio.

O Clube de Astronomia agradece a todos que se fizeram presentes no evento que superou qualquer expectativa, alcançando um público de mais de 1300 pessoas. Com o sucesso desta edição esperamos realizar demais eventos como este, de modo a despertar nas pessoas o interesse pela Ciência e Tecnologia.

Planetário inflável
Planetário inflável
Relógio Solar Analemático
Relógio Solar Analemático
Planetário inflável
Planetário inflável
Planetário inflável
Planetário inflável
Planetário inflável
Planetário inflável

Observação da Lua e do Planeta Saturno

Na noite do dia 23 de outubro de 2015, o Clube de Astronomia recebeu alunos do ensino fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Dr. Lauro Dornelles, na instituição de ensino UNIPAMPA, para uma breve palestra e observação com o telescópio direcionado aos astros mencionados na palestra. A atividade contou com aproximadamente 20 pessoas entre alunos, professores e pais, que puderam ampliar seus conhecimentos e curiosidades sobre os assuntos ligados a astronomia. A palestra, ministrada pelos acadêmicos de Engenharia Mecânica, Michele Menezes Custódio e Matheus de Lima Martinez, teve como abordagem as hipóteses da origem da Lua, suas características, distância desta em relação ao Planeta Terra, explicações dos movimentos que ela realiza e suas diferentes fases. Em relação ao Planeta Saturno, foi abordado suas características, seus movimentos e a sua distância em relação à Terra. Durante a palestra os alunos puderam interagir, realizando suas perguntas e questionamentos referentes aos assuntos abordados. Após as teorias, os alunos foram convidados a realizar a observação da Lua e do Planeta Saturno nas dependências da instituição. Agradecemos o interesse e empenho da professora Mára Soriano Trindade em proporcionar aos seus alunos e a nós do Clube este encontro.

Explicação das Fases da Lua | Foto: Mára Soriano Trindade
Explicação das Fases da Lua | Foto: Mára Soriano Trindade
Observação com Telescópio direcionado ao Planeta Saturno | Foto: Mára Soriano Trindade
Observação com Telescópio direcionado ao Planeta Saturno | Foto: Mára Soriano Trindade
Observação com Telescópio direcionado ao Planeta Saturno | Foto: Mára Soriano Trindade
Observação com Telescópio direcionado ao Planeta Saturno | Foto: Mára Soriano Trindade
Observação com Telescópio direcionado ao Planeta Saturno | Foto: Mára Soriano Trindade
Observação com Telescópio direcionado ao Planeta Saturno | Foto: Mára Soriano Trindade
Observação com Telescópio direcionado à Lua | Foto: Mára Soriano Trindade
Observação com Telescópio direcionado à Lua | Foto: Mára Soriano Trindade