Mem. Circular 008/2017/PROGEPE – Cuidados Preventivos com a Saúde

Os meses de outubro e novembro são marcados por campanhas de cuidados preventivos com a saúde. O Outubro Rosa e o Novembro Azul são campanhas de conscientização que visam informar sobre os cuidados, diagnóstico e prevenção do câncer de mama e de próstata, respectivamente.

Sendo a atenção preventiva à saúde dos servidores um princípio da Administração Pública (Art. 230 da Lei nº 8.112/90), nós da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), em reconhecimento à importância dos cuidados permanentes com a saúde emitimos o Memorando Circular nº 008/2017.

Ausências por fração de dia, para comparecer a consultas, exames ou outros procedimentos de saúde, estão dispensadas de compensação. Não é necessário realizar acordo com a chefia ou compensação de horas, bastando informar a ausência antecipadamente, sempre que possível, e a apresentação de declaração de comparecimento. Esta regra se aplica na atenção à saúde do próprio servidor e de seus dependentes cadastrados.

Com esta medida, o servidor fica possibilitado a realizar exames laboratoriais, consultas médicas, psicológicas, acompanhamento de consultas pediátricas, obstétricas, realização de atividades fisioterapêuticas, procedimentos odontológicos, dentre inúmeros outros cuidados preventivos com saúde.

Ausências de dia inteiro (ou mais) continuam dependendo de acordo de compensação, conforme critério da chefia, quando não se enquadrarem em Licença para Tratamento de Saúde ou Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família. Essas licenças, destinadas especificamente para tratamento médico de condições já diagnosticadas e recuperação, permanecem inalteradas.

CQVS promove pesquisa de Clima Organizacional e Bem Estar

A CQVS, em parceria com o Núcleo de Estudos em Psicologia Organizacional e do Trabalho (Nepot) da UFCSPA, disponibiliza aos servidores docentes e técnicos da UNIPAMPA a oportunidade de participar de uma pesquisa sobre o clima organizacional e indicadores de bem estar no trabalho.

Além de ser forma eficiente de realizar o diagnóstico institucional da UNIPAMPA, a participação em um projeto de pesquisa em andamento garante a fundamentação teórica, embasamento científico, cuidados éticos e relevância social da iniciativa.

Através da participação, a UNIPAMPA contribui para a adaptação, validação e disponibilização de ferramentas de gestão de pessoas no âmbito das instituições superiores de ensino e no serviço público em todo o Brasil.

A colaboração também fornece experiência e qualificação de futuros diagnósticos realizados pela própria CQVS.

Link para a matéria no Portal da UNIPAMPA:
http://novoportal.unipampa.edu.br/novoportal/coordenadoria-de-qualidade-de-vida-do-servidor-realiza-pesquisa-sobre-clima-organizacional