Luehea divaricata

Diversidade Genética:

As populações da espécie possui um nível moderado de diversidade genética em matas de galeria e capões de mato no bioma Pampa, na região da Fronteira Oeste, no estado do Rio Grande do Sul, quando comparadas a populações encontradas em matas de galeria na Mata Atlântica (Nagel, 2013).

A dispersão de sementes e pólen na região de estudo no bioma Pampa é limitada, devido a fatores ecológicos e um alto nível de endogamia é observado (Nagel et al.)

 

Conservação dos Recursos Genéticos da espécie:

Devido ao alto nível de fragmentação das formações florestais no Pampa e da exploração desta devido a sua utilização comercial, a espécie precisa de especial atenção no quesito conservação dos recursos genéticos.

A conservação dos recursos genéticos da espécies dependem da proteção das matas ripárias e dos capões de mato existentes no Pampa.

 

Referências:

NAGEL, J.C.  Diversidade e estrutura genética populacional em Luehea divaricata Mart. & Zucc. na região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, baseada em marcadores microssatélites. 2013. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) – Universidade Federal do Pampa.

NAGEL, J.C.; POLETTO, I.; STEFENON, V.M. Historical Gene flow within and among populations of Luehea divaricata in the Brazilian Pampa. Genetica (‘s).