Editais de Seleção de Tutores – Inscrição até dia 24/02/2017

Seleção Tutoria para curso de Letras EaD/UAB:

EDITAL Nº 46/2017 SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS E LITERATURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA UAB/UNIPAMPA

EDITAL Nº 47/2017 SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS E LITERATURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA UAB/UNIPAMPA

Para inscrições, clique aqui

Acompanhe o andamento da seleção, na página dos Editais de Tutoria neste site.

Disponíveis 350 vagas para pós-graduação a distância em Gestão Pública Municipal

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para interessados no curso de pós-graduação de especialização em Gestão Pública Municipal no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), para ingresso no primeiro semestre de 2017. O curso será oferecido na modalidade Lato Sensu a distância. Serão oferecidas 350 vagas distribuídas em sete polos UAB e as inscrições podem ser feitas até 03 de março.

As vagas estão distribuídas 50 em cada polo UAB, nos municípios gaúchos de: Cacequi, Cachoeira do Sul, Hulha Negra, Itaqui, Quaraí, Santana do Livramento e São Sepé.

As inscrições devem ser realizadas por meio de envio de envelope lacrado contendo os documentos necessários para a inscrição pelo correio, via Sedex com aviso de recebimento (AR). A data da postagem deve coincidir com o período de inscrições e deve ser recebida pelo curso de Pós-Graduação em até três dias úteis após a data de encerramento das inscrições.

A divulgação das inscrições homologadas deve ser feita no dia 10 de março e o período para recurso fica aberto nos dias 13 e 14 de março. O resultado final das inscrições será divulgado no dia 16 de março.

O resultado parcial da seleção estará disponível em 20 de março. Nos dias 21 e 22 do mesmo mês os candidatos poderão interpor recurso. A divulgação do resultado final será feito no dia 24 de março. As matrículas devem ser feitas nos dias 29 e 31 de março. O curso está previsto para iniciar em abril de 2017.

Acompanhe o edital completo:

Edital 29/2017 – Processo Seletivo para ingressantes no curso de pó-graduação modalidade lato sensu a distância – Especialização em Gestão Pública Municipal

Fonte: Portal UNIPAMPA

Unipampa abre 250 vagas para Letras EAD

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa (Fonte: Portal UNIPAMPA)

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), lançou na última quarta-feira (25) o edital para o processo seletivo de ingresso no Curso de Graduação Licenciatura em Letras Português na modalidade à distância 2017/1. O período de inscrições abre nesta quinta-feira (26) e fica disponível até 17 de fevereiro.

No processo serão disponibilizadas 250 vagas, sendo: 50 vagas no Polo UAB Cacequi, 50 em Hulha Negra, 50 em Itaqui, 50 em Quaraí e 50 em São Sepé. Há não ser Itaqui, nenhum dos outros municípios que serão Polo UAB da Unipampa possuem campus da Universidade ou instalações de qualquer outra instituição de ensino superior.

As inscrições devem ser feitas no portal de Processos Seletivos da Unipampa. A seleção dos candidatos será feita exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2013, 2014, 2015 ou 2016.

A publicação da lista de selecionados e suplentes deverá ser divulgada no dia 22 de fevereiro. Para a matrícula, o estudante deverá comparecer até a Secretaria do Polo UAB escolhido no momento da inscrição, nos dias 02 e 03 de março.

De acordo com o vice-reitor da Unipampa, Maurício Vieira, a educação à distância é uma forma de democratizar não só o ensino superior na sua formação inicial, como também projetos de extensão, de capacitação e de instrumentalização. “O EAD representa uma ampliação e, ao mesmo tempo, a possibilidade de chegarmos a locais onde o ensino, de forma presencial, ainda não chegou. Isso representa para o futuro da educação superior maiores oportunidades, um cardápio de sugestões, de oferta, de capacitações e de situações. Representa uma ampliação da educação superior em todos os sentidos, cenários, regiões”, explica ele.

Mas Vieira alerta que, na modalidade à distância, é necessário uma postura diferenciada. “O aluno do EAD, além das características necessárias no presencial, deve ter outras também. Necessita cuidado com a leitura, estabelecer uma rotina de trabalho, uma perspicácia com os instrumentos tecnológicos. Ela também exige mais do hábito da leitura e da interpretação que, talvez, a presencial não atenham com tanta veemência.”, ressalta.

Sobre a UAB

Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. Prioritariamente, os professores que atuam na educação básica da rede pública são atendidos, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.

O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para “o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País”. Fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas.

O Sistema UAB funciona como articulador entre as instituições de ensino superior e os governos estaduais e municipais, com vistas a atender às demandas locais por educação superior.

Essa articulação estabelece qual instituição de ensino deve ser responsável por ministrar determinado curso em certo município ou certa microrregião por meio dos polos de apoio presencial.

 

Processo seletivo para Letras Português EaD oferece 150 vagas

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa (Fonte: Portal UNIPAMPA)

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou na última terça-feira (20) o edital que rege o processo seletivo específico para ingresso no curso de graduação de Licenciatura em Letras Português na modalidade a distância (EaD) para o primeiro semestre de 2017. Estão disponíveis 50 vagas em cada um dos polos (Alegrete, Santa do Livramento e Jaguarão). As inscrições podem ser feitas a partir do dia 20 de janeiro por interessados de todo o Brasil.

O curso será oferecido, inicialmente, em três polos, nos Campi Alegrete, Jaguarão e Santana do Livramento. A seleção dos candidatos para as vagas disponibilizadas será feita, exclusivamente, pelos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos anos de 2014, 2015 e 2016.

De acordo com o vice-reitor da Unipampa, Maurício Aires Vieira, a educação a distância é uma forma de democratizar não só o ensino superior na sua formação inicial, como também projetos de extensão, de capacitação e de instrumentalização. “A EaD representa uma ampliação e, ao mesmo tempo, a possibilidade de chegarmos a locais onde o ensino, de forma presencial, ainda não chegou. Isso representa para o futuro da educação superior maiores oportunidades, um cardápio de sugestões, de oferta, de capacitações e de situações. Representa uma ampliação da educação superior em todos os sentidos, cenários, regiões”, explica ele.

Mas Vieira alerta que, na modalidade a distância, é necessário uma postura diferenciada. “O aluno da EaD, além das características necessárias no presencial, deve ter outras também. Necessita cuidado com a leitura, estabelecer uma rotina de trabalho, uma perspicácia com os instrumentos tecnológicos. Ela também exige mais do hábito da leitura e da interpretação que, talvez, a presencial não atenham com tanta veemência.”, ressalta.

Em cada um dos polos será reservada uma vaga para candidatos com deficiência; 10 para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimo e que tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas; três para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar per capita bruta igual ou inferior a 1,5 salários mínimo e que tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas; 10 para candidatos, independentemente da renda, que tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas; duas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas; e 24 para ampla concorrência.

O candidato deve efetuar sua inscrição, entre os dias 20 de janeiro a 10 de fevereiro de 2017, no endereço eletrônico Sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri). Além dos dados pessoais, o aluno deve informar os resultados obtidos no Enem, podendo escolher a nota entre 2014, 2015 ou 2016. Só poderá ser indicado um único ano do Exame Nacional.

Em breve, a Unipampa também irá oferecer, na modalidade a distância, através da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o curso de Licenciatura em Letras Português (nos municípios de Cacequi, São Sepé, Hulha Negra, Quaraí e Itaqui), também será lançado o edital para o processo seletivo do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, com polos em Cachoeira do Sul, Santana do Livramento, Quaraí, São Sepé, Itaqui, Cacequi e Hulha Negra.

Cronograma

Inscrições –  20 de janeiro até 10 de fevereiro 2017

Publicação da lista de selecionados e suplentes – 15 de fevereiro

Matrícula dos candidatos selecionados – 20 de fevereiro até 21 de fevereiro

Publicação da primeira chamada de suplentes – 24 de fevereiro

Matrícula dos candidatos da primeira chamada de suplentes – 02 de março até 03 de março

Publicação da segunda chamada de suplentes – 08 de março

Matrícula dos candidatos da segunda chamada de suplentes – 13 de março até 14 de março