SELEÇÃO DE NOVAS PROPOSTAS DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

A Universidade Federal do Pampa abre chamada interna para seleção de propostas de cursos de pós-graduação lato sensu para início no segundo semestre de 2018.

Para os termos dessa Chamada Interna, consideram-se duas modalidades de cursos lato sensu:
a) Curso Novo: projetos de cursos de pós-graduação lato sensu apresentados pela primeira vez ou projetos de cursos existentes que tenham finalizado há mais de 18 meses.
b) Curso Existente: edições consecutivas de cursos já realizados e que tenham integralizado pelo menos 50% de sua carga horária nos últimos 18 meses.

Cronograma
Divulgação da Chamada Interna: 24/07/17
Prazo final para envio das propostas à PROPPI/COPG: 15/09/17
Período destinado à análise pela PROPPI/COPG: 18/09/17 a 20/10/17
Período para recebimento de considerações dos proponentes de cursos:  23/10/17 a 26/10/17
Envio das propostas pela PROPPI/COPG à Comissão Superior de Ensino:  Até 30/10/2017

De acordo com a Resolução Nº 62, de 23 de setembro de 2013, cursos na modalidade EaD são contemplados.

Mais informações acesse a CHAMADA INTERNA PROPPI Nº 001/2017

CHAMADA INTERNA PRAEC nº 04/2017 Concessão de Auxílios de Assistência Estudantil para a Educação a Distância (EaD)

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e a Coordenação Institucional do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) tornam pública a Chamada para concessão de auxílios financeiros de Assistência Estudantil, como apoio na realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, para os discentes regularmente matriculados no curso de Letras Português – Licenciatura, ofertado pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) na modalidade de Educação a Distância (EaD), nos polos de apoio presencial de Alegrete, Cacequi, Cachoeira do Sul, Hulha Negra, Jaguarão, Itaqui, Quaraí, Santana do Livramento e São Sepé, com o objetivo de oferecer condições de permanência e conclusão, nos termos disciplinados na Chamada Interna PRAEC 04/2017 e em consonância ao disposto no Processo nº 23100.001749/2017-06.

Fique atento (a) ao cronograma de inscrição e seleção:

Publicação da Chamada Interna: 31/07/2017.
Inscrições e entrega da documentação: 01/08/2017 a 11/08/2017.
Processo Seletivo: 14/08/2017 a 11/09/2017.
Divulgação dos Resultados Preliminares: 12/09/2017.
Recebimento de pedidos de recurso: de 12/09/2017 até às 23h59min de 14/09/2017.
Divulgação Final dos Resultados: 19/09/2017.
Entrega dos dados bancários dos discentes contemplados: 21/09/2017 e 22/09/2017

Para mais informações acesse os documentos a seguir:

FURG sedia XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e do III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância – (ESUD/CIESUD)

A Universidade Federal do Rio Grande – FURG, localizada no extremo sul do Rio Grande do Sul, na cidade de Rio Grande, sediará de 17 a 20 de outubro de 2017 , o XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e do III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância – (ESUD/CIESUD). O  ESUD é promovido pela Associação Universidade em Rede (UniRede) – um consórcio formado por instituições públicas de ensino superior (Universidades Federais, Estaduais e Institutos Federais), que têm por objetivo a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico da Educação a Distância (EaD) no Brasil .

O ESUD tem contribuído para a discussão e consolidação da modalidade a distância no Brasil desde a criação da UniRede. As temáticas são sempre inovadoras e os trabalhos apresentados demonstram os estudos e pesquisas na área.

O evento tem como principais objetivos:

  • promover e incentivar a pesquisa acadêmica na área de Educação a Distância (EaD) no Brasil;
  • proporcionar a troca de experiências entre instituições e pesquisadores sobre a modalidade a distância;
  • divulgar trabalhos acadêmicos nas áreas temáticas do evento;
  • contribuir para a consolidação da Política Nacional de Educação no Brasil com ênfase na modalidade a distância.

Tradicionalmente, durante a realização do evento, a UniRede elabora um documento tendo em vista a consolidação do estado da arte da educação superior a distância no Brasil e publica uma carta intitulada com o nome da cidade sede do evento.

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de soluções digitais inovadoras voltadas para a educação superior, o encerramento do ESUD é marcado pela entrega do Prêmio UniRede.

 Site Oficial: www.esud2017.furg.br

Facebook: www.facebook.com/esud2017

Twitter: @esdu2017

E-mail: esud2017@furg.br

Fórum promove aproximação entre Unipampa e municípios da Metade Sul do Rio Grande do Sul

Por Franceli Couto Jorge

Na terça-feira, 25, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio da Pró- Reitoria de Extensão e Cultura (Proext), realizou a primeira edição do Fórum de Desenvolvimento da Região da Unipampa. O evento reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e servidores da Universidade. Além dos representantes dos dez municípios onde há campus da Unipampa, participaram autoridades de Cacequi, Cachoeira do Sul, Candiota, Hulha Negra e Lavras do Sul.

Mesa de autoridades e público

Encontro reuniu autoridades dos municípios da região de atuação da Unipampa – Foto: Ronaldo Estevam/Unipampa

Conforme a pró-reitora de Extensão e Cultura, Nádia Fátima dos Santos Bucco, o objetivo do evento é aproximar a Unipampa da gestão dos municípios para promover o desenvolvimento desta região. O vice-reitor da Unipampa, Maurício Vieira, reforçou essa ideia e destaca “o início do debate na luta pelos desafios do desenvolvimento local, regional, nacional e internacional, onde muitos municípios que fazem fronteira com os países vizinhos possam se sentir valorizados e prestigiados dentro da estrutura que hoje a Universidade tem”.

Vice-reitor destacou a importância da aproximação entre a Universidade e os municípios da região – Foto: Ronaldo Estevam/Unipampa

Pela manhã, o vice-reitor e os pró-reitores apresentaram os aspectos normativos, estruturais e funcionais da Universidade. Os diretores dos dez campi também tiveram a oportunidade de expor a estrutura e as atividades de suas unidades. Outro assunto debatido foi a educação a distância e o projeto da Universidade Aberta do Brasil, que está ampliando a oferta de cursos de graduação e pós-graduação.

Atualmente, a Unipampa possui polos de Educação a Distância e Universidade Aberta do Brasil nos municípios de Alegrete, Cacequi, São Sepé, Cachoeira do Sul, Hulha Negra, Santana do Livramento, Quaraí, Itaqui e Jaguarão. A fim de obter informações sobre essa forma de ensino e estreitar parcerias, o prefeito de Lavras do Sul, Sávio Prestes, participou do evento. Prestes também tem interesse em cadastrar o município como polo UAB. Confira o que ele disse:

Fonte: Portal da Unipampa