Dúvidas Frequentes

O que é estágio?

É o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

O que é estágio obrigatório?

Aquele definido como tal no Projeto Pedagógico do Curso, cuja carga horária seja requisito para aprovação e obtenção de diploma.

O que é estágio não obrigatório?

Aquele desenvolvido como atividade opcional, complementar, acrescida à carga horária regular e obrigatória, devendo estar prevista no Projeto Pedagógico do Curso.

Quem pode estagiar?

Estudantes regularmente matriculados a partir do segundo semestre e que estejam frequentando regularmente as aulas.

Quais os documentos necessários para o estágio?

  • Convênio;
  • TCE e anexo Plano de atividade do estagiário;
  • Ficha acompanhamento professor orientador;
  • Relatório de atividades do estagiário;
  • Relatório de atividades pela Parte Concedente;
  • Termo de realização de estágio;
  • Relatório final de estágio.

Qual a carga horária para realização do estágio?

A carga horária para Estágio obrigatório corresponde à definida no Projeto Pedagógico do Curso. E assim, ocorre o desligamento do estudante do Estágio automaticamente, ao término do Estágio.

Para estágio não obrigatório,  o período máximo é de 6 (seis) meses renovado por, no máximo, mais 3 (três) períodos, não podendo ultrapassar o total de 2 (dois) anos na mesma parte concedente, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência.

 

Maiores esclarecimentos: Cartilha esclarecedora sobre a Lei do Estágio (Lei nº 11788/08), do Ministério do Trabalho e Emprego