Tipos de Cerimônias

Solene externa
Créditos: ACS Unipampa

Na Colação de Grau Solene Externa o graduando vestirá beca e haverá a presença de paraninfos, patronos, homenageados e oradores. O local é escolhido pela Direção do Campus , Comissão Local de Conclusão de Grau e os graduandos e o horário e data, pelo calendário das Colações de Grau. Este formato será planejado conforme a média do número de concluintes dos três últimos semestres letivos e de acordo com a capacidade de público de cada local que sediará a cerimônia, bem como da disponibilidade de recursos humanos, físicos e materiais para sua realização.

Solene Interna
Créditos: ACS Unipampa

Será em um ambiente interno da Universidade, na presença do reitor, ou do seu representante legal, por requerimento dos graduandos, congregando alunos de vários cursos ou todos de um mesmo. A formalidade deste tipo de solenidade será a mesma da Externa, no entanto, o uso de becas será dispensado e não haverá indicação de paraninfos, patronos, homenageados e oradores. As cerimônias ocorrerão no mesmo dia das Colações Externas em horários descoincidentes. É importante ressaltar que o graduando poderá estar acompanhado de convidados, respeitando um número limitado em função do espaço físico disponível.

Em Gabinete
Créditos: ACS Unipampa

É necessário apresentar um motivo de força maior para não estar presente nos outros dois tipos de modalidades. A solicitação deverá ser submetida a análise e autorização da Coordenação do Curso, que a aprovará nos seguintes casos, desde que devidamente documentados e previstos para data anterior à definida para a Cerimônia de Colação de Grau da turma:

  1. Posse decorrente de nomeação em cargo público;
  2. Celebração de contrato de trabalho com pessoa jurídica de direito público ou privado;
  3. Doença do interessado ou de cônjuge ou companheiro, ascendente, descendente ou irmão, devidamente comprovada;
  4. Matrícula em curso de Pós-Graduação.