Perguntas e Respostas

1 – Há prova e ajustes de becas?

Sim. A data e horário para prova e ajustes de becas são comunicados às Comissões Locais de Colação de Grau.

2 – Os familiares dos graduandos têm lugares reservados?

Sim. A quantidade de lugares reservados por graduando é definida pela Assessoria de Comunicação Social de acordo com a capacidade do local da cerimônia. Também são reservados lugares para os servidores da Universidade e para as autoridades locais. A ACS distribui os convites para acesso ao local, no momento do ensaio, a todos os graduandos.

3 – O protocolo da Cerimônia tem um espaço para a realização de homenagens?

Não. Vídeos e demais homenagens por curso devem ser destinadas a outros momentos como missa, festas particulares e bailes. Em casos extremos, todos os cursos que colam grau no Campus precisam organizar UMA homenagem apenas, que será apresentada após fala do último orador de curso durante a solenidade, não podendo ultrapassar 5 minutos. O vídeo não poderá conter propaganda da empresa de eventos, sob pena de não apresentação do mesmo.

4 – Como os alunos podem ter acesso ao registro fotográfico e à filmagem da colação de grau?

A Assessoria de Comunicação Social disponibiliza um CD com as fotos e um DVD com a filmagem para a Coordenação Administrativa de cada Campus, para que os egressos possam ter acesso e fazer cópias desse material de forma gratuita a partir do 90º dia útil após a última Cerimônia do período, conforme calendário de eventos de colação de grau semestral. As fotos também são publicadas no site das colações de grau.

5 – Quando o graduando recebe o diploma?

O diploma será assinado pelos graduandos em data e horário agendados pela Divisão Acadêmica da UNIPAMPA e entregues imediatamente após a solenidade de colação de grau.

6 – Os familiares e amigos que não podem comparecer à Cerimônia presencialmente têm alguma forma de acompanhar a solenidade a distância?

Sim. A UNIPAMPA transmite ao vivo as Colações de Grau. O acesso é por meio do portal. (Existem situações em que não há transmissão – locais sem acesso à internet).

7 – Os graduandos participam de ensaio antes da colação de grau?

Sim. O ensaio da colação de grau é conduzido pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade. A data e horário do ensaio serão comunicados com antecedência para as Comissões Locais de Formatura.

8 – Na cerimônia de colação de grau quem usa vestes talares?

Na UNIPAMPA, Graduandos, Patrono(Patronesse), Paraninfo(a), Professor(a) Homenageado(a), Reitor(a), Vice-Reitor(a), Diretor(a) de Campus, Coordenador(a) Acadêmico(a) e Coordenador(a) de Curso.

9 – Os representantes dos Conselhos Profissionais que regem as profissões participam da solenidade e fazem parte da mesa de honra?

Conselhos Profissionais são convidados das Colações de Grau da Universidade e com a política de receptividade da nova Gestão farão parte da composição da mesa de honra juntamente com as demais autoridades universitárias presentes na solenidade.

10 – Qual a ordem de entrada dos cursos na solenidade?

A entrada dos Cursos na solenidade de colação de grau respeita a ordem alfabética dos mesmos.

11 – Qual o horário oficial das solenidades de colação de grau da UNIPAMPA?

O horário oficial de início das colações de grau é às 19h, para as solenidades externas. Salvo exceções em caso de desmembramento dos cursos e pedidos encaminhados com antecedência para a ACS. A solenidade interna ocorre na mesma data da externa, às 14h.

 

12 – Quem estabelece o calendário de eventos de colações de grau na UNIPAMPA?

O calendário é estabelecido em sorteio realizado nas reuniões do Conselho Universitário – CONSUNI e publicado em portaria pela PROGRAD. Neste sorteio também são definidos os pares das cidades (proximidade geográfica) e o dia da semana em que cada Campus realizará a solenidade (sorteio entre os pares).

13 – Em que situações a deferência (entrega do diploma por pessoa que não seja o Coordenador do Curso) é concedida?

A possibilidade de entrega de diploma por um parente direto (pai, mãe, avô, avó, irmão, irmã, filho, filha, esposo e esposa), com a mesma formação acadêmica e pertencente ao quadro de servidores da Unipampa deverá seguir critérios estabelecidos. O pedido deverá ser enviado pelo graduando à ACS até um mês antes da colação de grau. No documento, deve constar o nome completo do graduando, nome completo do familiar, grau de parentesco com o graduando e comprovação da formação profissional.

14 – Quanto tempo o(a) orador, paraninfo(a) e diretor(a) do Campus possuem para discursar?

A mensagem a ser lida deverá ser de 02 (duas) LAUDAS, máximo de 500 PALAVRAS, papel A4, fonte Arial – tamanho 14, espaçamento 1,5, justificado, margens superiores 3,0cm e inferiores 2,0cm e encaminhada a Coordenação de Relações Públicas da ACS até 10 (dez) dias úteis antes da data da Colação de Grau. Não serão aceitas mensagens fora dos padrões e fora do prazo estipulado.

15 – Além da solenidade de colação de grau, a UNIPAMPA participa dos trâmites para agendamentos e organização de missas e bailes dos graduandos?

Não. A equipe da ACS trabalha exclusivamente com a organização e execução da solenidade de colação de grau. Todas as outras festividades ligadas à colação de grau são de responsabilidade dos graduandos.