GNAP promove palestra sobre dor e controle de movimentos

Nesta segunda-feira dia 27/11 o prof. Dr. Ulysses Ervilha (USP) palestrou sobre o tema dor e controle de movimentos em atividade promovida pelo nosso grupo. O professor falou por cerca de uma hora sobre estudos na temática e ouviram professores e estudantes de diversos cursos da Universidade Federal do Pampa. A atividade é parte das ações de fomento à pesquisa que nosso grupo desenvolve.

III Clínica Científica de Ciclismo reuniu cientistas e esportistas

Neste sábado dia 25 de Novembro a III Clínica Científica de Ciclismo promovida pelo nosso grupo reuniu cientistas do esporte e atletas. O evento aconteceu no salão de atos da Universidade Federal do Pampa em Uruguaiana. O evento reuniu cerca de 80 pessoas.

Programação:
25 de Novembro:
14:30h
Recepção dos participantes
14:45h
Código de Trânsito Brasileiro e a segurança e educação de ciclistas
15:00h
Programa de avaliação de atletas de ciclismo na fronteira oeste
Palestrante: Prof. Felipe Carpes
15:30h
Importância e papel dos grupos de ciclismo
Palestrante: Vagner Torres e Trilha Aventura Alegrete RS
16:00h
Ciclismo de estrada e MTB: similaridades e diferenças no treino e prática
Palestrante: Prof. Felipe Fossati Reichert
17:00h
Ciclista amador(a) pode ter ótimo rendimento: como?
Palestrante: Prof. Jose Luiz Dantas
18:00h
Mesa redonda para discussão e perguntas da plateia

 

GNAP presente no Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA

Nesta semana nossos estudantes de iniciação científica estão participando do Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA. Os alunos estão apresentando os resultados de suas atividades no grupo, e participando de momento de integração com outros estudantes e cursos da instituição.

Confira abaixo quem apresentou qual trabalho nessa edição do Siepe.

Milena Aguiar dos Santos – A influência do uso de diferentes tipos de calçados durante a marcha de idosas.

Carolina Sousa Martins – O uso da termografia para diagnóstico da dor muscular de início tardio.

Milena Aguiar dos Santos
Milena Aguiar dos Santos
Carolina Souza Martins
Carolina Souza Martins

GNAP representado em evento na Europa

Nesta semana a nossa doutorando Helen Lidiane Schimidt participa do National Congress for Young Researchers in Biomedicine, na cidade de Valencia, Espanha, apresentando resultados de seus estudos de doutoramento. Helen está na Espanha desde o início de 2017 realizando seu estágio de doutorado sanduíche.

GNAP presente no Simpósio dos Programas de Pós-Graduação da UNIPAMPA

No dias 26 e 27 de Outubro de 2017 o GNAP esteve presente no I Simpósio Integrado dos Programas de Pós-graduação da UNIPAMPA Campus Uruguaiana. O evento reuniu alunos dos diferentes cursos de mestrado e doutorado do campus, com a presença de importantes cientistas das áreas das ciências fisiológicas, ciência animal, ciências farmacêuticas e bioquímica. O evento serviu para divulgar as pesquisas realizadas pelos diferentes grupos e fortalecer a integração entre os grupos no desenvolvimento de pesquisas. Nas fotos os estudantes e professores do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas e o nosso doutorando Marcos Kunzler, que ganhou um livro de autoria do prof. Paula Bayard.

GNAP participa de simpósio e mesa redonda no Congresso da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva

Nos dias 10 a 15 de Outubro o prof. Felipe Carpes, líder do GNAP e presidente da Sociedade Brasileira de Biomecânica, participou do VIII Congresso da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE). O evento contou com uma extensa e qualificada lista de palestrantes. O GNAP esteve representado pelo prof., que palestrou no simpósio de fisioterapia esportiva aplicada ao triathlon, corrida e ciclismo. No simpósio o prof. mostrou resultados de mais de 13 anos de estudos em biomecânica do ciclismo. A participação também se deu em uma mesa redonda durante o congresso, onde o tema central era o uso de tecnologias da fisioterapia esportiva. Nela, o prof. falou sobre como a tecnologia pode ser empregada na fisioterapia esportiva, em conjunto com o emprego do método científico na avaliação, elaboração e teste de hipóteses e tomadas de decisões clínicas. O evento contou com mais de 1400 participantes, na cidade de Caldas Novas, GO.


Projeto em colaboração com a UFPEL

Entre os dias 23 e 30 de Maio estamos realizando experimentos com ciclistas amadores treinados. O projeto tem como objetivo determinar a melhor estratégia de aquecimento para provas de contra-relógio de pequenas distâncias, muito comuns nos campeonatos estaduais e faz parte da dissertação de mestrado do estudante Bruno Xavier, com orientação do prof. Dr. Felipe F Reichert, da UFPEL. Bruno esteve conosco ao longo da semana e avaliou atletas locais.

Participamos do XVII Congresso Brasileiro de Biomecânica

Durante a realização do XVII Congresso Brasileiro de Biomecânica no centro de eventos da PUCRS, entre os dias 8 e 11 de Maio de 2015, o Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP) da UNIPAMPA esteve presente. O grupo apresentou uma série de trabalhos científicos frutos dos projetos desenvolvidos. O grupo também esteve envolvido em conferências e cursos promovidos no evento. Além da participação no programa científico, o GNAP teve importante participação nas atividades da Sociedade Brasileira de Biomecânica, cujo presidente é o prof. Felipe Carpes. No encerramento do congresso o presidente da Sociedade Brasileira de Biomecânica anunciou o local do próximo Congresso Brasileiro de Biomecânica, que ocorrerá em 2019 na cidade de Manaus.
O XVII Congresso Brasileiro de Biomecânica reuniu mais de 600 participantes em 4 dias de intensa agenda científica.