Defesas de Mestrado no GNAP!

Nesta sexta-feira, 03 de Agosto, o GNAP recebeu mais 4 mestres que defenderam suas dissertações no Programa de Pós-graduação em Educação Física, nível de mestrado acadêmico, sob orientação do prof. Dr. Felipe P Carpes.

Liver Priario defendeu sua dissertação que abordou os efeitos do treinamento multicomponente e do destreinamento na capacidade funcional de idosos. A dissertação foi avaliada pela. Dr. Helen L Schimidt e pelo Dr. Jeam M Geremia. Gislaine dos Santos defendeu sua dissertação que tratou das adaptações agudas na sensibilidade e pressão plantar em corredores após exercício. A dissertação foi avaliada pela. Dr. Helen L Schimidt e pelo Dr. Jeam M Geremia. Liege Brum Porto defendeu sua dissertação que tratou dos efeitos da liberação miofascial no desempenho de corredores com ou sem dor lombar, sendo avaliada pelo Dr. Uysses F Ervilha e Dr. Jeam M Geremia. Por fim, Camila Ceolin defendeu sua dissertação que tratou das adaptações agudas na corrida descalça, avaliada pelo Dr. Carlos Bolli Mota e Dr. Fernando Diefenthaeler. Todas as dissertações foram aprovadas e desejamos sucesso a todos nos próximos passos!

Da esquerda para a direita: Prof. Felipe Carpes, Liver Priario, Dra Helen Schimidt e Dr. Jeam Geremia
Da esquerda para a direita: Prof. Felipe Carpes, Gislaine dos Santos, Dr Jeam Geremia e Dra Helen Schimidt
Da esquerda para a direita. No vídeo, Dr Ulysses Ervilha, prof. Felipe Carpes, Liege Porto e Dr Jeam Geremia.
Da esquerda para a direita: Prof. Felipe Carpes, Camila Ceolin, Prof. Carlos Bolli Mota e Dra Helen Schimidt.

 

Semana de defesas de Doutorado no GNAP!

A semana do dia 16 de Julho foi de muitas conquistas para o GNAP. Na segunda-feira, dia 16, a Helen Lidiane Schimidt defendeu sua tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da Universidade Federal do Pampa. A banca foi composta pelos professores Dra. Mauren Souza, Dra. Morgana Duarte, Dr. Leonardo Rambo e Dr. Weber Claudio da Silva. A orientação da tese foi do prof. Felipe Carpes, com orientação da profa Pâmela Mello-Carpes.

Na mesma semana, mas no dia 20 de Julho, sexta-feira, a Eliane Celina Guadagnin defendeu sua tese de doutorado em ciências do movimento humano, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A banca foi composta pelos professores Dr. Fábio Barbieri, Dr. Jeam Geremia, e  Dr. Eduardo Cadore. Eliane foi orientada pelo professor Marco Vaz, com orientação do professor Felipe Carpes.

Parabenizamos as novas doutoras e desejamos uma carreira de sucesso!

Helen Lidiane Schimidt, agora doutora em bioquímica.
Eliane Celina Guadagnin, agora doutora em ciências do movimento humano.

GNAP acompanha competições locais

No domingo dia 26 de Junho a equipe do Programa de Avaliação do Condicionamento Físico e Treinamento Orientado à competição junto ao nosso grupo participou da etapa do campeonato local de mountain bike. A presença da equipe teve o objetivo de divulgar as oportunidades de avaliação dos atletas em nosso laboratório.

GNAP lança novo site para auxílio aos alunos de graduação

Um novo site foi lançado nesse início de 2018 pelo nosso grupo. A Sala de Estudos do GNAP é um site que reune todas as informações dos componentes curriculares da graduação em fisioterapia e educação física que o grupo oferta, sendo ministrado pelo prof. Felipe Carpes. Na Sala de Estudos os estudantes encontram os materiais das aulas de biomecânica e cinesiologia, referências, vídeos, aplicativos, além de todos os detalhes das Olimpíadas de Biomecânica, nosso projeto de ensino divulgado no mundo todo.

Viste a Sala de Estudos do GNAP e saiba mais.

GNAP promove palestra sobre dor e controle de movimentos

Nesta segunda-feira dia 27/11 o prof. Dr. Ulysses Ervilha (USP) palestrou sobre o tema dor e controle de movimentos em atividade promovida pelo nosso grupo. O professor falou por cerca de uma hora sobre estudos na temática e ouviram professores e estudantes de diversos cursos da Universidade Federal do Pampa. A atividade é parte das ações de fomento à pesquisa que nosso grupo desenvolve.

III Clínica Científica de Ciclismo reuniu cientistas e esportistas

Neste sábado dia 25 de Novembro a III Clínica Científica de Ciclismo promovida pelo nosso grupo reuniu cientistas do esporte e atletas. O evento aconteceu no salão de atos da Universidade Federal do Pampa em Uruguaiana. O evento reuniu cerca de 80 pessoas.

Programação:
25 de Novembro:
14:30h
Recepção dos participantes
14:45h
Código de Trânsito Brasileiro e a segurança e educação de ciclistas
15:00h
Programa de avaliação de atletas de ciclismo na fronteira oeste
Palestrante: Prof. Felipe Carpes
15:30h
Importância e papel dos grupos de ciclismo
Palestrante: Vagner Torres e Trilha Aventura Alegrete RS
16:00h
Ciclismo de estrada e MTB: similaridades e diferenças no treino e prática
Palestrante: Prof. Felipe Fossati Reichert
17:00h
Ciclista amador(a) pode ter ótimo rendimento: como?
Palestrante: Prof. Jose Luiz Dantas
18:00h
Mesa redonda para discussão e perguntas da plateia

 

GNAP presente no Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA

Nesta semana nossos estudantes de iniciação científica estão participando do Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA. Os alunos estão apresentando os resultados de suas atividades no grupo, e participando de momento de integração com outros estudantes e cursos da instituição.

Confira abaixo quem apresentou qual trabalho nessa edição do Siepe.

Milena Aguiar dos Santos – A influência do uso de diferentes tipos de calçados durante a marcha de idosas.

Carolina Sousa Martins – O uso da termografia para diagnóstico da dor muscular de início tardio.

Milena Aguiar dos Santos
Milena Aguiar dos Santos
Carolina Souza Martins
Carolina Souza Martins

GNAP representado em evento na Europa

Nesta semana a nossa doutorando Helen Lidiane Schimidt participa do National Congress for Young Researchers in Biomedicine, na cidade de Valencia, Espanha, apresentando resultados de seus estudos de doutoramento. Helen está na Espanha desde o início de 2017 realizando seu estágio de doutorado sanduíche.

GNAP presente no Simpósio dos Programas de Pós-Graduação da UNIPAMPA

No dias 26 e 27 de Outubro de 2017 o GNAP esteve presente no I Simpósio Integrado dos Programas de Pós-graduação da UNIPAMPA Campus Uruguaiana. O evento reuniu alunos dos diferentes cursos de mestrado e doutorado do campus, com a presença de importantes cientistas das áreas das ciências fisiológicas, ciência animal, ciências farmacêuticas e bioquímica. O evento serviu para divulgar as pesquisas realizadas pelos diferentes grupos e fortalecer a integração entre os grupos no desenvolvimento de pesquisas. Nas fotos os estudantes e professores do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas e o nosso doutorando Marcos Kunzler, que ganhou um livro de autoria do prof. Paula Bayard.

GNAP participa de simpósio e mesa redonda no Congresso da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva

Nos dias 10 a 15 de Outubro o prof. Felipe Carpes, líder do GNAP e presidente da Sociedade Brasileira de Biomecânica, participou do VIII Congresso da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE). O evento contou com uma extensa e qualificada lista de palestrantes. O GNAP esteve representado pelo prof., que palestrou no simpósio de fisioterapia esportiva aplicada ao triathlon, corrida e ciclismo. No simpósio o prof. mostrou resultados de mais de 13 anos de estudos em biomecânica do ciclismo. A participação também se deu em uma mesa redonda durante o congresso, onde o tema central era o uso de tecnologias da fisioterapia esportiva. Nela, o prof. falou sobre como a tecnologia pode ser empregada na fisioterapia esportiva, em conjunto com o emprego do método científico na avaliação, elaboração e teste de hipóteses e tomadas de decisões clínicas. O evento contou com mais de 1400 participantes, na cidade de Caldas Novas, GO.