Escolas GNAP

A partir de 2018/2, o GNAP passa a promover escolas (de inverno e de verão). As escolas tem o objetivo de atender demandas específicas da formação dos estudantes com o objetivo de complementar e ampliar temáticas estudadas, bem como promover formação adicional em técnicas e métodos de pesquisa.

A 1ª Escola de Inverno promovida pelo GNAP tem como temática o “processamento de sinais” e ocorrerá de 14 a 16 de Setembro.

Confira a lista dos inscritos que confirmaram a vaga! Se você fez sua préinscrição e não aparece na lista de inscrições confirmadas, entre em contato pelo email escoladeinvernognap@gmail.com

Lista de inscritos EIB – GNAP 2018 – processamento de sinais

Saiba mais detalhes abaixo!

Escola de Inverno de Biomecânica – GNAP

Objetivo: promover um curso introdutório e de nivelação em processamento de sinais biológicos aplicados a avaliação neuromecânica do movimento humano.

Público alvo: pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos e estudantes de iniciação científica (que tenham vínculo ativo com grupo de pesquisa).

Metodologia: o curso será teórico-prático, ministrado em português e parcialmente em espanhol e inglês. Ao final do curso os participantes realizarão um exame escrito e os aprovados receberão um certificado de conclusão do curso;  os demais receberão um atestado de participação como ouvinte.

Inscrições: são gratuitas e deverão ser realizadas neste link.

Datas e horários:

• 14/09: 09:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h
  • 15/09: 10:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h
  • 16/09: das 09:00h às 12:30h.

Local: Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana

Professores: Felipe P Carpes; Carlos de la Fuente; Álvaro Machado; Marcos Kunzler.

Conteúdo programático

14/09:

• 09:00 – 10:00h: Credenciamento e retirada de material do participante
  • 10:00h – 12:00h: Introdução sobre a importância do conhecimento sobre processamentos de sinais
  • 14:00h – 15:00h: Conceitos fundamentais: funções, diferenciação, tipos de sinais
  • 15:00h – 16:00h: Frequência natural de um fenômeno e amostragem
  • 16:00h – 17:00h: Análises no domínio do tempo e no domínio da frequência

15/09:

• 10:00h – 12:00h: Redução de dados, janelamentos
  • 14:00h – 15:00h: Filtragem, tipos de filtros, frequência de corte, ordem e aliasing
  • 15:00h – 16:00h: Aplicações específicas
    • Sinais de cinemetria