Objetivos e regras

Objetivos

Desenvolver diferentes métodos para aprendizagem com vistas à facilitação e melhoramento do processo pedagógico, este projeto propõe a realização de atividades alternativas para o ensino de biomecânica nos cursos de fisioterapia e educação física da Universidade Federal do Pampa. Além disso, as atividades das olimpíadas promovem o desenvolvimento do estudante sobre outros aspectos, tais como leitura científica, redação científica, trabalho em equipe, cumprimento de prazos e auxílio aos colegas.

Regras

ORGANIZAÇÃO DA PROPOSTA

As Olimpíadas de Biomecânica acontecem durante todo o semestre letivo. Elas são compostas por várias atividades realizadas em equipe. Estas atividades são apresentadas à turma, que se organizará em equipes, com ajuda de facilitadores, além do professor responsável. Ao longo do semestre, conforme as atividades são desenvolvidas, a equipe irá somando pontos. Ao final do semestre as equipes são organizadas em um ranking de acordo com os pontos obtidos.

Todas as atividades das Olimpíadas de Biomecânica estarão descritas no site das olimpíadas https://sites.google.com/site/olimpiadadebiomecanicagnap com livre acesso para visualização.

Visite o site toda vez que tiver dúvida sobre as atividades, os prazos e os métodos!

DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA
EQUIPES

No primeiro dia de aula o projeto “Olimpíadas de Biomecânica” é apresentado, e a turma deverá se organizar em equipes. Até a terceira aula cada equipe deverá indicar seu nome, que deverá ser relacionado com a Biomecânica.

FACILITADORES

Monitor(es) da disciplina e alunos do Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada que contribuirão para o andamento das tarefas.

DESENVOLVIMENTO DAS TAREFAS

As tarefas são desenvolvidas em vários espaços. Elas poderão ser desenvolvidas em sala de aula teórica, em salas de aula prática e também em espaços externos.

ENTREGA DAS TAREFAS

Cada tarefa terá um prazo de entrega para que a pontuação seja computada. Tarefas não cumpridas no prazo não somarão para a pontuação da equipe.

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO NAS TAREFAS

Cada tarefa terá critérios específicos de avaliação, que serão evidentes na descrição de cada uma das tarefas.

CONTROLE DA PONTUAÇÃO DA EQUIPE

Um monitor será responsável em auxiliar o professor responsável no computo de controle da atualização da pontuação das equipes. A pontuação das equipes estará disponível para consulta no site das Olimpíadas de Biomecânica.