Membros do GPFis

Participam/podem participar do GPFis pesquisadores que atuam na área da fisiologia e acadêmicos dos cursos de graduação da área da saúde e ciências biológicas que contemplam da fisiologia entres seus componentes curriculares (Ciências da Natureza, Enfermagem, Educação Física, Farmácia e Fisioterapia) e dos cursos de pós-graduação nas áreas de saúde e ciências biológicas (Esp. Educação em Ciências, Esp. Ciências da Saúde, PPG Bioquímica, PPG Fisiologia), além de técnicos administrativos educacionais da Unipampa.

 

Pesquisadores

Dra. Pâmela Billig Mello Carpes (Fisiologia) – líder

Concluiu graduação em Fisioterapia pela Universidade de Cruz Alta (2005), aperfeiçoamento em Formação Pedagógica Habilitação Anatomia e Fisiologia Humana pela Universidade de Cruz Alta (800h-2005), mestrado em Ciências Biológicas: Fisiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008, com bolsa CNPq), doutorado em Ciências Biológicas: Fisiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010, com bolsa CAPES) e pós-doutorado na área de Neurofisiologia na Kathieke Universiteit Leuven, Bélgica (2012, com bolsa Coimbra Group). Tem experiência de ensino na área de Fisiologia Humana na graduação e pós-graduação e no desenvolvimento de atividades de pesquisa, especialmente em neurofisiologia, temas como: os efeitos do exercício físico e da separação maternal sobre o sistema nervoso, efeitos do envelhecimento sobre o SN e o envolvimento de vias neurais específicas nos processos de consolidação e extinção da memória; realizando, ainda, atividades de extensão nestas áreas e na área da saúde humana. Atualmente é Professora Adjunta de Fisiologia Humana da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e orientadora no PPG Bioquímica da UNIPAMPA e do PPG CB: Fisiologia da UFRGS. Tem experiência na área de Fisiologia, Neuroquímica, Envelhecimento Humano e Neurociências.

gustavo_foto (2)

 Dr. Gustavo Dias Ferreira (Fisiologia)

Fisioterapeuta pela Universidade Católica de Pelotas (2007). Mestre (2010) e Doutor (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – atuando no Laboratório de Biologia Molecular, Endócrina e Tumoral no Departamento de Fisiologia e no Centro de Pesquisas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade de Heidelberg, Alemanha – 2013/1 e Pós-doutorado em Epidemiologia (CAPES 7) na Universidade Federal de Pelotas (2014). Possui Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva pelo Instituto de Cardiologia – Fundação Universitária de Cardiologia do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência em Fisioterapia Esportiva e Cardiorrespiratória, Epidemiologia, Biologia Molecular, Cultura de células e Fisiologia Humana e do Exercício.

Dra. Mauren Assis de Souza (pós-doutoranda)

Graduada em Educação Física – Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-2007). Cursou Mestrado em Farmacologia (UFSM-2009) e Doutorado em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica (UFSM-2012). Realizou pós-doutorado em Neurociências na Universidade de Alberta (Canadá), investigando a ocorrência de convulsoes após um episódio de acidente vascular encefálico (AVE) em modelo experimental, bem como na compreensão dos mecanimos de açao de tratamentos que possam auxiliar na recuperação após AVE, especialmente reabilitação. Atualmente é pesquisadora pós-doutoranda junto ao GPFis e PPG Bioquímica/Unipampa (bolsa PNPD/CAPES).

Dr. Rodrigo de Souza Balk (Fisioterapia)

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2011), é professor assistente com dedicação exclusiva da Universidade Federal do Pampa na área de Fisioterapia. Tem experiência na área de Fisioterapia envolvendo a Fisioterapia Aquática, Neurofisiologia, Fisioterapia Neurológica, e Neurociências com ênfase em bioquímica, estresse , comportamento e dor.

 

Estudantes

alexandre garcia

Alexandre Garcia

Acadêmico do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa. Participou do curso de Verão de Neurociências da UFRGS/2016. Atualmente é aluno de iniciação científica bolsista PROCAD/CAPES do Grupo de Pesquisa em Fisiologia sob orientação da profª Pâmela Mello Carpes e da M.Sc. Helen Schimidt.

 

 Ben-Hur Neves

Acadêmico do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa – Unipampa. Participou do curso de versão em Fisiologia da UFMG (2015) e da USP/RP (2016). Bolsista de IC PROBIC/FAPERGS do Grupo de Pesquisa em Fisiologia sob orientação da profª Pâmela Mello Carpes e do Ft. Jefferson Menezes.

inae

Inaê de Oliveira Marcelo

Acadêmica do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa. Atualmente é aluna de iniciação científica do Grupo de Pesquisa em Fisiologia sob orientação da profª Pâmela Mello Carpesingridi

Ingrid dos Santos Ferreira

Acadêmica de graduação no curso de Medicina da Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana/RS. Aluna de IC no Grupo de Pesquisa em Fisiologia sob orientação da profª Pâmela Mello Carpes.

 

Karine

 Karine Lima

Acadêmica em graduação no curso de Farmácia da Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana/RS. Bolsista de IC PROCAD/CAPES do GPFis sob orientação da profª Pâmela Mello Carpes e coorientação da MSc. Liane Vargas.

Me. Letícia Daré

Biológa, mestre em Ciências. Atualmente é aluna do curso de doutorado do PMPG Ciências Fisiológicas/UNIPAMPA sob orientação da profª. Pâmela B. Mello Carpes.

Dra. Liane da Silva de Vargas

Fisioterapeuta, mestre e doutora em Bioquímica, participou do II Curso de Verão em Neurociências da UFRGS e foi professora substituta do curso de Fisioterapia da UNIPAMPA. Atualmente é aluna do curso de doutorado do PPG Fisiologia/UFRGS sob orientação da profª. Pâmela B. Mello Carpes.

luis-phillipe

Luis Phillipe Mazoco-Coelho

Acadêmico de graduação no curso de Medicina da Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana/RS. Aluno de IC no Grupo de Pesquisa em Fisiologia sob orientação da profª Pâmela Mello Carpes.

maria_clara_machado

Maria Clara Machado

Aluna do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Marechal Cândido Rondon de Uruguaiana/RS. É bolsista de iniciação científica júnior (PIBIC-EM) pelo CNPq sob orientação da profª Pâmela Mello Carpes e coorientação da pós-doutoranda Mauren Souza.


Mariza

Mariza Garcia

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Atualmente é aluna do curso de mestrado do PPG Bioquímica sob orientação da profª. Pâmela Mello Carpes.

Matheus Naumann

Acadêmico de graduação no curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana/RS. Aluno de IC no Grupo de Pesquisa em Fisiologia sob orientação da profª Pâmela Mello Carpes.

Niége Alves

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Atualmente é aluna do curso de mestrado do PMPG Ciências Fisiológicas SBFis/UNIPAMPA sob orientação da profª. Pâmela Mello Carpes.

Me. Priscila Sosa

Fisioterapeuta. Mestra em Bioquímica pelo PPG Bioquímica da UNIPAMPA sob orientação da profª. Pâmela Mello Carpes e Dra. Mauren Souza e mestranda no PPG Fisiologia da UFRGS sob orientação da profª. Pâmela Mello Carpes.

Rithiele Gonçalves

Acadêmico do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA, campus Uruguaiana. Participou do Curso de Inverno em Bioquímica Toxicológica da UFSM em 2013. Bolsista de IC PIBIC/CNPq do Grupo de Pesquisa em Fisiologia sob orientação da profª. Pâmela Mello Carpes e da MSc. Liane Vargas.

Rui Seabra Machado

Atualmente é aluno do curso de especialização em Neurociência Aplicada à Educação e do curso de mestrado do PMPG Ciências Fisiológicas SBFis/UNIPAMPA  sob orientação da profª. Pâmela Mello Carpes.

 

Colaboradores externos

 Dr. Ivan Izquierdo

Médico (1961) e Doutor em Medicina (Farmacologia) (1962) pela Universidade de Buenos Aires. Professor titular de Medicina e coordenador do Centro de Memória da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Membro de várias sociedades científicas do país e do exterior. Recebeu mais de 50 prêmios e distinções nacionais e internacionais. Membro do comité editorial de muitas revistas científicas e assessor de muitas agências de fomento do país e do exterior. Formou até hoje 97 Mestres e Doutores, hoje professores em 19 universidades ou centros de pesquisa do Brasil e 7 do exterior. Descobriu os principais mecanismos moleculares da formação, evocação, persistência e extinção das memórias, a dependência de estado endôgena, e a separação funcional entre as memórias de curta duração e longa duração. Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico (1996), Prêmio Conrado Wessel (2007), Prêmio Almirante Alvaro Alberto (2010), Membro da ABC, da National Academy of Sciences, da TWAS e de outras academias. Doutor Honoris Causa das Universidades de Paraná e Córdoba e Professor Honorário das de Buenos Aires e Córdoba.

Dr. Rudi D’Hooge

Professor da Faculdade de Psicologia da Universidade Católica de Leuven (Katholieke Universiteit of Leuven), Bélgica. Coordenador do Laboratory of Biological Psychology. Desenvolve pesquisas na área de mecanismos da plasticidade neural e comportamental, em modelos animais de desordens neurológicas e estudos pré-clínicos da fisiopatologia e tratamento de distúrbios neurocognitivos.

Dra. Susanne Schmid

Professora do departamento de anatomia e biologia celular e coordenadora do Laboratório de Neurociências da Western Ontario University, em London Canadá. Sua principal linha de pesquisa envolve a compreensão do processamento cerebral da informação sensorial e a geração de respostas comportamentais apropriadas em mamíferos. Seu grupo é parceiro do GPFis em projeto apoiado pelo Programa Ciência sem Fronteiras do CNPq.

 

Centro de Neurologia Cognitiva e Comportamento – Cenecc HCPA/UFRGS

Grupo de pesquisadores do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, parceiro do GPFis em pesquisas relacionadas ao envelhecimento e memória e demências. Principais colaboradores: Dra. Renata Kochhann, M.Sc. Erickson Borba, Dra. Marcia Chaves.

Centro de Memória – CEM/PUCRS 

Grupo de pesquisadores do Centro de Memória do Instituto do Cérebro da PUCRS, parceiro da GPFis em pesquisas relacionadas com os processos neurobiológicos e neuroquímicos da formação, consolidação e extinção das memórias. Principais colaboradores: Dr. Iván Izquierdo,  Dra. Jociane Miskyw e Dra. Cristiane Furini.

Ex-membros

Aline Vieira (Farmácia – 2010-2014)

Alexandre Martins (Fisioterapia – 2011-2016)

Ana Paula Machado (Fisioterapia – 2010-2012)

Andressa Oliveira (Fisioterapia – 2010-2012)

Bruna M Perroni (Enfermagem – 2013-2015)

Caroline Altermann (Fisioterapia/PPGBioquímica – 2012-2016)

Cassiane Freitas (Ensino Médio – 2015-2016)

Daianne Gonçalves (Fisioterapia – 2010-2013)

Daniela Keller Saldanha (Fisioterapia – 2014-2014)

Geórgia Elisa Filipin (Fisioterapia (2011-2016)

Guilherme Garcia (Ensino Médio – 2014-2015)

Jefferson Menezes (Fisioterapeuta – 2010-2017)

Laura Barcelos (Fisioterapia – 2012-2013)

Liane S da Rosa (Enfermagem – 2012-2013)

Liége Porto (Fisioterapia – 2012-2014)

Lucas Godoy Ferrão (Farmácia – 2014-2014)

Lucas Nunes (Fisioterapia – 2015-2016)

Marco Colomé Beck (Fisioterapeuta – 2013-2014)

Marcos Welter (Fisioterapia – 2011-2013)

Marcus Vinícius S Lara (Fisioterapia – 2011-2015)

Mariana Dutra (Farmácia – 2015-2016)

Maurício Dalcin (Fisioterapeuta – 2015-2015)

Ney Lemos (Fisioterapia – 2014-2015)

Rachel Fernandes (Fisioterapia – 2010-2013)

Sérgio II (Enfermagem – 2015-2016)

Sidnei Borges (Farmácia – 2010-2014)

Taline Rodrigues (Esp. Educação em Ciências – 2012-2013)

Thailia Nunes (Fisioterapia 2014-2015)

Wellinghton de Medeiros Barros (Fisioterapia – 2010-2014)

Yasmin Cabrera Batista (Farmácia – 2014-2014)