Edição atual

Anais do 4º Encontro do Núcleo Gaúcho de História da Mídia.
Volume 1, Número 1. São Borja: GPHM, 2012.

 

GT História da Mídia Impressa

 

A mídia como agente ativo de accountability: análise das cartas de leitores do jornal Diário de Santa Maria. Ana Luiza COIRO MORAES; Ângela Lovato DELLAZZANA; Maicon Elias KROTH; Alana Machado CARDOSO; Lorena Oliveira PY (UNIFRA).

O jornalismo hiperlocal, praticado por jornais de bairro, em contraposição aos cadernos de bairro, editados pela grande imprensa. Beatriz DORNELLES (PUCRS).

O fotojornalismo em Passo Fundo: uma mapeamento da chegada das imagens jornalísticas no jornal O Nacional.Bibiana de Paula FRIDERICHS, Fabiana Beltrami da SILVA (UPF).

Apontamentos históricos sobre O ESTADO, o jornal mais antigo de Santa Catarina. Cárlida EMERIM, Bárbara Dias LINO (UFSC).

O Retrato da Corrida Espacial nas Páginas da Revista Veja – (1968-1969). Liziane WOLFART, Tamara FINARDI (UNIPAMPA).

A História do Jornalismo Opinativo como Gênero. Rodrigo MENDONÇA, Joseline PIPPI (UNIPAMPA).

Recursos Argumentativos no Discurso Jornalístico da Edição Comemorativa dos 319 anos de Curitiba. Fabiana Pelinson (UFSM).


GT História do Jornalismo

A mídia fronteiriça como linha divisória simbólica entre os países platinos: um estudo baseado em jornais locais.Andréa WEBER (UFSM/Cesnors).

A função do jornalismo ao longo da história e as contribuições da visão humanista segundo a abordagem ontopsicológica para atividade jornalística contemporânea.Clarissa MIRANDA; Ricardo SCHAFER; Vicente MEDEIROS. (UFSM/AMF).

Um Convite ao Cinema – As Críticas Cinematográficas no Jornal O 5 de abril. Cláudia Gisele MASIERO; Cristina Ennes da SILVA; Paula Regina PUHL (FEEVALE).

Jornalismo em Quadrinhos: um panorama histórico da Arte Sequencial e sua redescoberta como plataforma informativa.Marcos Antonio CORBARI; Ébida Rosa dos SANTOS; Carlos André Echenique DOMINGUEZ (UFSM/Cesnors).

Imprensa e nacionalismo: discutindo o printcapitalism e suas possibilidades de análise para a história da América   Latina. Murillo Dias WINTER (UPF).

Jornal local: história, pesquisa e formação na cultura digital. Patricia Laura KUHN; Vanessa BRUISMA; André da COSTA; Vera Lucia Spacil RADDATZ (UNIJUÍ).

Um retrato de quem retrata o mundo: uma compilação de representações sociais e da identidade profissional do jornalista. Robson DIAS (UnB).

 

GT História da Mídia Digital


O uso das mídias sociais para valorizar a cultura musical da Unifra.Alana Machado CARDOSO; Carolina MINUZZI; Caroline ILHA; Lorena Oliveira PY; Taís Steffenello GHISLENI (UNIFRA).

A Credibilidade Percebida em Websites Através do Desenho Gráfico. Daniel Perotoni FELIPPETTI (UAB – Espanha).

O Twitter e o Capital Ssocial. Everton MARTINS; Cesar BERAS (UNIPAMPA).

Jornalismo e mídia social digital: considerações sobre o ingresso do jornal Zero Hora no Twitter.Luciana Menezes CARVALHO (UFSM).

Históricos da sociedade em vias de midiatização: circulação, consumo e produção de informações em tempos de cibercultura. Marco BONITO; Marina Zoppas de ALBUQUERQUE (UNIPAMPA/ UNISINOS).

A História da Morte em Uma Abordagem Midiática.Rodrigo MENDONÇA; Michele NEGRINI (UNIPAMPA/UFPel).

 

GT História da Mídia Audiovisual e Visual


Os Primeiros Tempos da TVCOM Porto Alegre. Adriana DUVAL (UNIPAMPA).

Uva, Cor, Ação! A Cobertura da Festa da Uva pela RBS TV de Caxias do Sul. Aline Streck DONATO (FEEVALE).

Fotografia no campo expandido: emulsões vegetais.Andréa BRÄCHER (UFRGS).

A História do Telejornalismo pela Perspectiva da Imagem. Antonio Claudio BRASIL (UFSC).

Os primeiros vinte anos das emissoras de televisão em Santa Catarina.Beatriz CAVENAGHI (UFSC).

Vídeo, entre o Erudito, o Popular e o Massivo. Carlos A. ORELLANA Gonçalves (UFSM).

A mídia e os apelos identitários nos adornos usados no programa regional da RBS/TV – Galpão Crioulo.  Cristiane Greiwe BORTOLUZZI; Edir Lucia BISOGNIN; Eduarda COUTO; Maria da Graça Portela LISBÔA; Flaví Ferreira LISBÔA Filho(UNIFRA/ UFSM).

O fazer da TV Regional: um híbrido entre o mercadológico e o cultural na emissora RBS TV. Darciele Paula MARQUES; Flavi Ferreira LISBÔA Filho(UFSM).

O trabalho do Repórter no Contexto Recente da Televisão: Histórias de Caco Barcellos e Cotejos com Profissão Repórter.Eloísa KLEIN(UNISINOS).

O documentário no cinema: a realidade das imagens fílmicas. Isabel Padilha  GUIMARÃES (UFSM).

Identidade e Diferença: reflexões sobre o curta-metragem Leonel Pé-de-Vento.Júlia MUNARETO (UFSM).

Câmeras de segurança: o panóptico a serviço do telejornalismo. Miro BACIN (UNIPAMPA).

Breve história do formato do programa Jornal do Almoço no RS e em SC. Stefany ALVES (UFSC).

Entre o discurso televisivo e o senso comum: as pessoas em situação de rua no Jornal Hoje. Suzana ROZENDO (UFSC).

 

GT História da Mídia Sonora


Transformações e adaptações nas estratégias de comunicação da indústria fonográfica. Camila MARQUES (UFSM).

O Rádio na Escola: Memória e Formação de Novos Ouvintes. Daniele Jaqueline Lopes dos SANTOS; Vera Lucia Spacil RADDATZ(UNIJUÍ).

A Síntese Noticiosa do Correspondente Ipiranga. Deborah CATTANI (PUCRS).

A Contextualização da Rádio Comunitária na Produção da Programação Comunitária. Jean Felipe ROSSATO; Maria Ivete Trevisan Fossá (UFSM).

A história do rádio na região noroeste: reflexos das fronteiras culturais. João Pedro Pacheco VAN DER SAND; Vera Lucia Spacil RADDATZ (UNIJUÍ).

As fases da história do rádio brasileiro e as transformações da notícia radiofônica. Valci Regina Mousquer ZUCULOTO (UFSC).

 

GT História da Mídia Alternativa


De militante à musa: uma análise da repercussão de notícias do Movimento Estudantil Chileno e Camila Vallejo nas Agências de Notícias Alternativas brasileiras. Aline Cristine SANTANA (UNIPAMPA).

A Comunicação de Massa e sua incidência no Serviço Social: uma contribuição acerca do debate. Charles Machado HOEPNER; Cássio Eduardo da Silveira TÔNDOLO; César Andre Luiz BERAS (UNIPAMPA).

TV Comunitária – TV Santa Maria: história e perspectivas. Fabiana da Costa PEREIRA; Maria Ivete Trevisan FOSSA (UFSM).

A Análise do Merchandising no Programa Pânico na TV.Flavia FRAGA; Marina MARQUES; Flavi Ferreira LISBOA FILHO(UNIPAMPA/UFSM).

Sobre a criação do setor de Comunicação do MST: a necessidade de dizer de si. Marta H. D. TEJERA(Emater-RS/Ascar).

Imprensa Anarquista de Bagé: Produção de subjetividade nos jornais “A Emancipação” e “ A Dor Humana”. Rafael Marrero BRIGNOL; Marcelo PIMENTA E SILVA (UFPel/ FATEC SENAC).

O jornalismo alternativo de O Pasquim. Thiago Araujo VAUCHER (UPF).

 

GT História da Publicidade e da Comunicação Institucional


O mundo mais Brasil e o Brasil mais mundo, uma análise semiótica do filme publicitário. Flávia FRAGA(UNIPAMPA).

Comunicação nos processos midiáticos no desenvolvimento da marca Coca-Cola. Gabriella Nunes da LUZ; Renata Patrícia Corrêa COUTINHO (UNIPAMPA/ UNIFRA).

Comunicação ambiental, organizações e a imagem da marca. Geferson BARTHS (UFRGS).

Geração Y: Mutabilidade, o hedonismo e a tecnologia como propulsores de um movimento social. Jackson NEVES (UNIPAMPA).

Publicidade: História no Brasil e Cultura de consumo. Marislei da Silveira RIBEIRO (UNIPAMPA).

Propaganda para o terceiro setor: percurso de fazeres e saberes. Dora Djanira Bragança CASTAGNINO; Merli LEAL SILVA (UNIPAMPA/ UFRGS).

Os Discursos do Vídeo Publicitário “Eu, Porto Alegre, a Cidade do Futuro – Projeto Cais do Porto”: uma Abordagem Semiológica. Nancy VIANNA (PUCRS).

Publicidade organizacional na revista Veja: discursos bancários dos últimos 40 anos. Pâmela STOCKER (UFRGS).

Família e Sexualidade na McDonald’s: história e análise do discurso publicitário. Cárlida EMERIM; Phillipp GRIPP (UNIPAMPA/ UFSC).

A Construção e Representação do Mercado Publicitário Infantil através dos biscoitos Trakinas.Sibelle LOPAS; Renata Patrícia Corrêa COUTINHO (UNIPAMPA).

Comunicação e Política. Sidnei FENERHARMEL(UNIPAMPA).

40 anos do Curso de Relações Públicas da UFSM: a trajetória das grades curriculares. Valmor RHODEN; Eugenia M. M. R. BARICHELLO; Rosane ROSA(UNIPAMPA/ UFSM).

Estratégias de comunicação institucional on-line aliadas à evolução da comunicação em consonância com os novos cenários sociais. Vívian Maria Corneti de LIMA(UNITAU/ Anhanguera).

História da Propaganda de Macaé. Marco Antonio de Carvalho BONETTI; Cassiano Ferreira SIMÕES; Maria Rita BRAZ (Unigranrio).

 

GT Historiografia da Mídia


Por uma História da Imprensa Católica Brasileira. Aline Roes DALMOLIN(UNISINOS)

Década de 1920: figuras e temas presentes na publicidade impressa do Guaraná Antarctica. Ariane da Silva XARÃO(UFSM).

Limites e Possibilidades da Fronteira: As Experiências da Comunidade Quilombola Campina de Pedra – MT. Cristóvão Domingos ALMEIDA; Joel Felipe GUINDANI; Luma Côrrea SANTOS; Simoni SILVA (UNIPAMPA/ UFRGS).

A questão da sustentabilidade entre o discurso e a prática. Fabiane da Silva VERISSIMO (UFSM).

Estratégias de responsabilidade social empresarial a luz da teoria crítica de Adorno e Horkheimer.Fernanda Sagrilo ANDRES (UFSM).

O merchandising televisual de Passione: entre o real e o ficcional. Iuri Garcia LOPES; Flavi Ferreira LISBOA FILHO (UNIPAMPA/ UFSM).

As lógicas do consumo na América Latina. Josemar MARTINS(UFSM).

A Construção da Imagem Institucional através dos Festivais de Música Nativista – O Caso de Cruz Alta e a Coxilha Nativista. Laura Dia da Costa DUTRA (UFSM).

Marcello Casado D’Azevedo e a pesquisa em Comunicação: Fabico/UFRGS, década 1970. Maria Berenice da Costa MACHADO (UFRGS).

A Morte de Bin Laden e os Atentados de 11 de Setembro na revista Época, Memória Discursiva e sua Influência em Coberturas Jornalísticas. João Victor Borba MOURA E SILVA; Ada Cristina Machado da SILVEIRA (UFSM).

“Morreu na contramão atrapalhando o tráfego”: Jornalismo e Literatura na crônica “Eike Batista, um superpai?”, de Eliane Brum. Marcelo ROCHA; Tatiane BISPO (UNIPAMPA).

Os órfãos de Getúlio: uma perspectiva de pesquisa sobre os imaginários do mito Vargas em mídias sociais digitais. Tauana Mariana Weinberg JEFFMAN (PUCRS).