Sessão Pipoquinha

O Sessão Pipoquinha é um projeto de extensão permanente que o Grupo de Pesquisa História da Mídia mantém desde agosto de 2008. O projeto consiste em um encontro quinzenal com duração de quatro horas, em que há a exibição de filmes para a comunidade e posterior debate construído a partir de uma questão norteadora e de teóricos que fundamentam a discussão.

O presente projeto visa construir um espaço em que o cinema seja entendido como um meio para compreender a realidade, discutindo temas como cultura, cidadania, história e política. Mais do que gerar respostas, a proposta tem um caráter aberto, de produzir questionamentos.
Esse trabalho do Grupo de Pesquisa História da Mídia se dá em função de que a realidade no interior do Brasil vem apontando para um crescente fechamento das salas de cinemas. Em São Borja, não é diferente e, aliás, algumas comunidades nunca assistiram a um filme e nem, tampouco, foram a uma sala de cinema. O cinema é um meio de acesso a cultura e a educação. No Brasil, há uma vasta produção de filmes de arte e documentários que podem contribuir, e muito, para a formação educacional e cultural de muitas comunidades sem acesso às formas de cultura como o cinema. Desse modo, o presente projeto propõe-se a minimizar esta lacuna, contribuindo para a disseminação local desta forma de arte e, ao mesmo tempo, valorizar o trabalho de artistas brasileiros, muitas vezes reconhecidos internacionalmente e desconhecidos em seu país de origem.

O Sessão Pipoquinha tem um blog, visite!