Mais uma aprovação de recursos para a consolidação do HECO

O Grupo HECO foi contemplado no Edital AGP 2015. Foram aprovados recursos para aquisição de dez kits de desenvolvimento Raspberry pi 2 B (https://www.raspberrypi.org/products/raspberry-pi-2-model-b/) e bolsas de IC.  Estes recursos serão aplicados na continuidade e incremento das atividades decorrentes do projeto de P&D vigente, amparado pelo Edital PqG/FAPERGS, que trata da integração de tecnologias de VANT e RSSF aplicada à pecuária de precisão.

Participação do HECO no INCT NAMITEC

Em 2011, a UNIPAMPA agregou-se ao grupo de trabalho do INCT NAMITEC, composto pela EMBRAPA e UFRGS, na área de monitoramento animal e ambiência, com a proposta de estudar e propor soluções, do ponto de vista computacional, para o problema do abigeato, notadamente uma questão regional.

A EMBRAPA Pecuária, sediada em Bagé, já vem trabalhando com rastreamento há algum tempo, mas no intuito do que já foi citado, para controle sanitário. É de grande interesse de pecuaristas e veterinários que se tenha um melhor e mais eficiente acompanhamento do rebanho.

A UFRGS, por meio de um grupo do Departamento de Engenharia Elétrica, vem desenvolvendo hardware e software de sensores, e tem buscado instituições parceiras para validação das funcionalidades dos protótipos, o que inclui trabalhos complementares como um sistema de localização com base na triangulação de sensores, desenvolvido por um aluno
de TCC, atualmente em fase de testes e aprimoramento.

No exposto cenário de trabalho cooperativo baseado em objetivos complementares, a UNIPAMPA tem a tarefa de testar os protótipos de sensores e softwares embarcados dispostos pela UFRGS e utilizá-los para o rastreamento animal, para tal serão necessárias alterações tanto de hardware como de softwares dos sensores adequando-os para o monitoramento de animais.

Atualmente, participam do projeto pela UNIPAMPA docentes e discentes ligados ao grupo HECO: o Prof. Leonardo Pinho, como líder da subárea A1-6 de Monitoramento e Rastreamento Animal (ambiência), o Prof. Érico Amaral, como colaborador técnico na área de redes de sensores sem fio, a aluna formanda Patrícia Domingues, que desenvolve seu TCC na área e o aluno Moisés Deangelo, bolsista de IC/CNPq apoiado pelo INCT NAMITEC. Para operacionalização das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação do grupo, recursos extras estão sendo pleiteados em editais internos e externos de fomento (FAPERGS/PqG; UNIPAMPA/FAPERGS PROBITI e UNIPAMPA/GP).

 

HECO presente na ERAD 2012

O HECO estará presente na 12a Escola Regional de Alto Desempenho do RS (ERAD/RS), na URI, Campus Erechim. O aluno Leandro Gomes apresentará oralmente o trabalho intitulado “CUDA x OpenMP x Pthreads: Implicações no custo total de uma solução de distribuição segura de vídeos” na sessão de Iniciação Científica. Já o Prof. Leonardo Pinho participará da Assembleia Anual da Comissão Regional de Alto Desempenho do Rio Grande do Sul (CRAD/RS), da qual é membro da comissão deliberativa.

Bem-vindo! Welcome!

Bem-vindo ao site do grupo de computação de alta eficiência – HECO (High Efficiency Computing). Sinta-se à vontade em explorar o conteúdo clicando nas opções do menu principal.

Welcome to the site of the HECO (High Efficiency Computing) group. You are invited to exploit contents (mostly in Portuguese, sorry) clicking on main menu options.