Descarte de Resíduos de Laboratório

A Unipampa possui um contrato para coleta, transporte e descarte de resíduos perigosos classificados conforme lei 12305/10, NBR 10004/04 e demais legislações vigentes. Sendo que:

Resíduos Biológicos e/ou Infectantes pertencem a classe A;
Resíduos Químicos pertencem a classe B e;
Resíduos Perfurocortantes pertencem a classe E.

As coletas ocorrem uma vez por semana, geralmente nas terças ou quartas. Um e-mail da Coordenação Local de Laboratórios é enviado aos servidores do campus todas as segundas-feiras informando data e hora da coleta da semana e orientando a disposição do material para descarte.

AS BOMBONAS PARA ACONDICIONAMENTO DOS RESÍDUOS LOCALIZAM-SE NO ANTIGO CANIL.  CADA CLASSE DE RESÍDUO DEVE SER DEPOSITADO EM UMA DAS BAIAS CONFORME SINALIZAÇÃO.
 
 
 
Pedimos que mantenham o local de coleta o mais organizado possível, depositando os resíduos dentro das bombonas. Quem necessitar de caixas descarpack e/ou sacos brancos pode solicitar aos funcionários do serviço de limpeza do campus.
Ressaltamos que todo o material laboratorial deve ser descartado nesta coleta especial!

PASSO A PASSO PARA DESCARTE DE RESÍDUOS DE LABORATÓRIO

(Para impressão PASSO A PASSO PARA DESCARTE DE RESÍDUOS DE LABORATÓRIO)

  • RESÍDUOS BIOLÓGICOS OU INFECTANTES

Estes resíduos devem ser descartados dentro das bombonas dispostas na baia 1 do local de descarte em sacos plásticos brancos.

No caso da maravalha (caracterizada como resíduo biológico), as bombonas devem ser cheias do resíduo sem saco e colocadas diretamente na baia.

  • RESÍDUOS PERFUROCORTANTES

Estes resíduos devem ser descartados em embalagens próprias dentro das bombonas dispostas na baia 2 do local de descarte nas seguintes condições:

  • Caixas descarpack no caso de agulhas, seringas, e demais materiais perfurocortantes contaminados e;

  • Caixas de papelão no caso de vidrarias quebradas.

  • RESÍDUOS QUÍMICOS

Estes resíduos devem ser descartados em embalagens próprias dentro das bombonas dispostas na baia 3 do local de descarte nas seguintes condições:

  • Reagentes químicos líquidos devem ser acumulados em garrafas ou galões conforme sua composição, lembrando que não se deve encher completamente a embalagem (no máximo cerca de 80%);

  • Reagentes sólidos devem ser descartados em sacos plásticos brancos ou caixas fechadas;

  • Medicamentos devem ser descartados em sacos plásticos brancos. Deve-se ter o cuidado de separar todas as embalagens descartáveis no lixo comum (papelão, plástico, metal), descartando apenas blister, cápsulas, líquidos, etc.