Linhas de Pesquisa

(i) desenvolvimento de objetivos virtuais de aprendizagem e REAs

Esta linha de pesquisa tem por objetivo a construção de materiais educacionais digitais nos diferentes níveis de educação. Nesse sentido, busca o aprofundamento em estudos acerca das aplicações das novas tecnologias de comunicação e informação na educação e no processo de ensino-aprendizagem.

(ii) análise de discursos na cibercultura

O objetivo desta linha é estimular e reunir projetos que, sustentados em teorias do discurso, se desdobrem no estudo do funcionamento, da estruturação e da circulação de textos e discursos na cibercultura.

(iii) metodologias de ensino-aprendizagem no ciberespaço

O objetivo desta linha de pesquisa é discutir as metodologias de ensino e aprendizagem no ciberespaço. Busca o aprofundamento de estudos acerca das (1) metodologias ativas, (2) comunidades de inquirição e (3) aprendizagem baseada em problemas. Ademais, vislumbra-se a análise e implementação de ferramentas digitais (aplicativos, jogos, sites, ferramentas interativas), uma vez que essas estão estritamente ligadas à construção do saber no contexto de aprendizagem online.

(iv) línguas e literaturas portuguesas na cibercultura

O objetivo desta linha é problematizar a política, a arte, a circulação, a configuração e as formas de inserção e de manifestação da língua e literaturas portuguesas na cibercultura. Em consequência, em diversas perspectivas teóricas, pensa essa língua em contato com outras. No terreno da criação, trabalha as culturas e artes cibers.

(v) formação on-line de professores de língua

O objetivo desta linha de pesquisa é o estudo de teorias e abordagens de ensino que se voltam para a atuação e formação de professores no espaço virtual. A partir desta temática, objetiva-se o aprofundamento de aportes teóricos que abarcam a construção da identidade docente no contexto de ensino e aprendizagem online.