Museu Virtual Geológico do Pampa

Bem-vindo ao nosso website!

Esta é a página do projeto Museu Virtual Geológico do Pampa – MVGP. 

O objetivo da página é levar conhecimento geológico para a comunidade, além de desenvolver um catalogo online de rochas e minerais do acervo existente na universidade.
Sinta-se à vontade em explorar o conteúdo clicando nas opções do menu principal.

MVGP no Dia C da Ciência

A Museu Virtual Geológico do Pampa participou do Dia C da Ciência no Campus Caçapava do Sul que ocorreu no dia 25 de outubro!


"O Dia C é uma mobilização nacional do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP). Corresponde à quarta-feira da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Brasileira. 
objetivo é realizar nesta data atividades em escolas, museus, espaços públicos, espaços institucionais próprios e externos, para mostrar à comunidade a importância das pesquisas e como influenciam o cotidiano de todo cidadão.
Com a conscientização e o apoio da sociedade, as instituições de ensino e pesquisa unem forças para a sobrevivência do ensino superior gratuito e de qualidade, bem como a manutenção do financiamento público no Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação." Fonte: Diacdaciencia.org

 

 

Guaritas – Minas do Camaquã em Caçapava do Sul

A localidade é considerada uma das Sete Maravilhas do Estado do Rio Grande Do Sul, pela SETUR – Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul e fica no entorno da cidade de Caçapava do Sul.

As Guaritas de Caçapava do Sul são resultado da ação da chuva e do vento sobre as rochas. Antigamente, a região era formada por um deserto e a areia levada pelo vento desgastou as pedras e esculpiu a paisagem, como explica o professor de Geologia André Borba, da Universidade Federal de Santa Maria.

Continue lendo

Museu participa do IV Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico II Encontro Luso-Brasileiro de Patrimônio Geomorfológico e Geoconservação!

Durante os dias 9 a 14 de outubro de 2017 o MVGP esteve participando do IV Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico II Encontro Luso-Brasileiro de Patrimônio Geomorfológico e Geoconservação em Ponta Grossa  no Paraná.

Representado pela bolsista Aline Silva Barbosa, o MVGP apresentou o trabalho intitulado “GEOCONSERVAÇÃO E ENSINO DO PATRIMONIO GEOLÓGICO DO ESCUDO SUL-RIO-GRANDENSE ATRAVÉS DO MUSEU VIRTUAL GEOLÓGICO DO PAMPA”.

Feira de Ciências 2017!

O Museu esteve desenvolvendo atividades com as Crianças durante a Feira de Ciências desenvolvida no campus Caçapava do Sul. Confira as fotos:

MVGP na XXVII Feira do Livro de Caçapava do Sul

O Museu Virtual Geológico do Pampa, no âmbito da ação “E Por Falar em Rochas” – que está sendo desenvolvida ao longo de 2017, esteve presente na XXVII Feira do Livro de Caçapava do Sul.

As atividades buscaram envolver e introduzir a comunidade Caçapavana e os alunos da educação básica no contexto geológico da região. Confira as fotos:

 


Diogo G. Sperandio

 

O Arroio Carajá – Vulcanismo Rodeio Velho da Bacia do Camaquã

O Arroio Carajá, Localizado em Caçapava do Sul – A Capital Gaúcha da Geodiversidade, representa o Vulcanismo Rodeio Velho.  Lá ocorre uma das mais bem preservadas manifestações vulcânicas do limite Neoproterozóico-Paleozóico (430 Milhões de anos atrás!!) da bacia do Camaquã.

São encontradas, nas rochas que lá afloram, marcas de fluxos de lava do tipo “em corda” e Pahoehoe além de tubos de lava. Ocorre, ainda, feições de interação entre derrames de lavas básicas e sedimentos saturados em água, desenvolvendo os chamados peperitos.

Mais informações sobre o local podem ser encontradas aqui, aqui e aqui.

Artigo Publicado na Revista Conexão – UEPG

Foi publicado na última edição da Revista Conexão UEPG o artigo intitulado: “PRATICANDO SABERES E CONSTRUINDO IDEIAS EM GEOCIÊNCIAS/PRACTICING KNOWLEDGE AND BUILDING IDEAS ON GEOSCIENCE” de autoria da equipe do Museu Virtual Geológico do Pampa.

O artigo é desenvolvido a partir das atividades extensionistas que o Museu desenvolveu com crianças do ensino fundamental de Caçapava do Sul.

Leia o texto na íntegra aqui.

Conhecendo as Rochas Ígneas!

Vulcão

       As rochas ígneas são o resultado da solidificação do magma – por isso, as vezes chamadas de rochas magmáticas.  São formadas em altas temperaturas no interior da crosta terrestre em profundidades variadas.

         As altas temperaturas tem papel fundamental na formação das rochas ígneas. Através de processos de condução de calor do núcleo terrestre, e desintegração de elementos radioativos o manto terrestre é aquecido (e resfriado por perda de calor para a crosta/atmosfera). Em função disso, embora sólido, ao longo de milhões de anos o manto apresenta comportamento fluidal (plástico; semi-sólido).

Mas se a o manto é sólido, como o magma se forma?

         Quando se tem temperaturas e pressões ideais no manto terrestre, as rochas lá existentes se fundem e tornam-se liquidas, forman Continue lendo

Alunos da Escola Inocencio P. Chaves Descobrindo a Geologia: Por Dentro das Rochas e Minerais !!

Escola Escola Inocencio Prates Chaves Realiza Visita.

       Os alunos da escola Inocencio Prates Chaves de Caçapava do Sul, tiveram um dia animado junto com o professor Artur Duarte de Moura. Estiveram no campus da UNIPAMPA visitando o laboratório de mineralogia e petrografia. Sob o comando da prof. Drª Cristiane Gomes, coordenadora do museu virtual geológico do pampa, e com o auxilio das bolsistas e Continue lendo