Projetos de pesquisa

AVALIAÇÃO DA PROPENSÃO A QUEDAS E A SUA RELAÇÃO COM O NÍVEL DE COGNIÇÃO E EQUILÍBRIO EM IDOSOS RESIDENTES NA COMUNIDADE DE URUGUAIANA – RS
 
Descrição: O envelhecimento é caracterizado como um processo contínuo onde ocorre um declínio das funções morfológicas, bioquímicas, fisiológicas, psicológicas, dentre outras, sendo que estas variam de indivíduo para indivíduo. Este efeito é observado em todos os sistemas como p.ex.: muscular, ósseo, nervoso, circulatório, pulmonar, endócrino e imunológico, dentre outros. Essas alterações podem causar instabilidade postural e consequentemente quedas, sendo estas comuns em idosos. As quedas em idosos são um problema frequente, com importantes consequências físicas, psicológicas e sociais e constituem um dos principais problemas clínicos e de saúde pública por apresentar uma alta incidência e complicações para a saúde. Diante do exposto, o presente estudo visa avaliar a propensão de quedas em indivíduos idosos (com idade igual ou maior a 60 anos) da comunidade Uruguaiana-RS correlacionando com o nível de cognição e equilíbrio, que serão avaliados através das Escalas: Minimental, Equilíbrio de Berg e FES I respectivamente. Através das avaliações propostas espera-se conhecer melhor o nível de cognição, equilíbrio e histórico de quedas dos idosos avaliados, bem como a relação desses na propensão de quedas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Graziela Morgana Silva Tavares – Coordenador / BÁRBARA PALMA PACHECO – Integrante.
O ENVELHECER PARA A UNIPAMPA: CONHECENDO A PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO PARA TRABALHAR COM IDOSOS
 
Descrição: A população mundial está envelhecendo rapidamente e o Brasil não está fora deste fenômeno. De acordo com dados publicados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que em 2050 cerca de 30% da população brasileira será composta de indivíduos idosos. Defronte a este cenário as Universidades devem se preocupar em formar profissionais qualificados, inserindo assim disciplinas específicas nas grades curriculares para atender esta crescente demanda. Diante do exposto, o presente projeto tem como objetivo investigar quais cursos de graduação e pós graduação da Unipampa, possuem disciplinas que abordam o envelhecimento, preparando assim, os futuros profissionais para atender de forma eficaz essa demanda. O levantamento dos dados será realizado de acordo com o Projetos pedagógicos dos cursos (PPC) de Graduação e Pós Graduação que se encontram disponíveis nas páginas dos respectivos cursos. Após este levantamento os dados serão tabulados e analisados. Espera-se que ao final do projeto possamos conhecer quais cursos de Graduação e Pós Graduação, possuem disciplinas que abordam o envelhecimento, sejam estas obrigatórias ou optativas. Além disso, espera-se que com esses dados seja apresentado ao menos um resumo e elaborado um artigo científico.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Graziela Morgana Silva Tavares – Integrante / Laís Noronha Liscano – Integrante / Marcio Alessandro Cossio Baez – Coordenador.
Análise do equilíbrio e postura de idosos antes e após a intervenção pelo método pilates.
 
Descrição: Introdução: O processo de envelhecimento é dinâmico, progressivo e individualizado caracterizado por alterações em diversos sistemas, no qual podemos destacar o musculoesquelético, no qual há uma redução da massa muscular e óssea, levando o indivíduo idoso a apresentar alterações posturais e consequentemente do equilíbrio corporal. Diante do exposto, o objetivo do presente estudo é verificar os efeitos de 8 semanas de treinamento pelo método Pilates, no equilíbrio e postura em idosos. Método: O presente estudo caracteriza-se como um ensaio clínico randomizado, longitudinal, descritivo, comparativo e exploratório. Serão selecionados idosos com idade > a 60 anos de ambos os sexos residentes no município de Uruguaiana – RS. Estes primeiramente serão avaliados, respondendo a uma ficha de avaliação para obtenção de dados sociodemográficos, antropométricos, histórico de quedas no último ano, a avaliação do equilíbrio dar-se-á no equipamento Neurocon Smart Equitest, no qual o idoso realizará o teste de organização sensorial (SOT) e através do teste da velocidade da marcha (gait speed), no qual o idoso irá caminhar na sua velocidade habitual por 6 metros e o avaliador cronometrará o tempo gasto. Em sequencia será realizada a avaliação postural, na qual serão adquiridas imagens nas vistas anterior, posterior e perfis direito e esquerdo que posteriormente serão analisadas no software de avaliação postural SAPO. Após a avaliação os mesmos serão randomizados através do sorteio de envelopes pardos, sendo denominados grupo de Pilates (GP) e grupo controle (GC). O GP será submetido a um treinamento supervisionado pelo método Pilates, por 8 semanas, com frequência de 2 vezes na semana com duração aproximada de 50 a 60 minutos cada. Todos os idosos serão avaliados antes e após o período de 8 semanas. Os dados serão primeiramente tabulados no programa Microsoft Excel® versão 2007 e posteriormente tratados no Statistical Package for the Social Sciences (SPSS®) através do teste t pareado e teste para amostras independentes. Para todos o nível de significancia adotado será de p<0,05. Resultados esperados: espera-se que após 8 semanas de interversão com método Pilates os idosos do grupo GP apresentem uma melhora no seu equilíbrio e postura corporal.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) . 

Integrantes: Graziela Morgana Silva Tavares – Coordenador / Lilian Pinto Teixeira – Integrante / Simone Lara – Integrante / Marcio Alessandro Cossio Baez – Integrante / JESSICA JANINE PLATES DOS SANTOS – Integrante.
Número de orientações: 1