Profa. Marilyn Urrutia-Pereira

Líder do grupo de pesquisa:  Profª Marilyn Urrutia-Pereira

Possui graduação em Medicina pela Universidade Nacional de Córdoba (1977), Revalidado na Universidade Federal de Pelotas (1980).
Residência Medica em Pediatria,Hospital da Criança Conceição, PoA RS (1880-81). Titulo de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (1994). Pos- Graduação em Saúde do Adolescente na Universidade Luterana do Brasil (1995). Mestrado em Medicina/Pediatra e Saúde da Criança pela Pontifícia Universidade Católica do RS (2005).
Doutorado em Medicina/Pediatra e Saúde da Criança pela Pontificia Universidade Católica do RS (2007).
Coordenadora do Programa Infantil de Prevenção de Asma (PIPA). Professora Adjunta do Curso de Medicina da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Líder do Núcleo de Pesquisa: Ambiente e Educação em Saúde-NUPAES (Core Research Environment and Health Education).
Membro do Comité de Asma Pediátrica da GARD/WHO (Global Alliance Againt Chronic Respiratory Diseases)
Membro do Comité Mundial de Asma Pediátrica da WAO (World Allergy Organization). Membro do Comité de Asma da Sociedade Latino-americana de Alergia, Asma e Imunologia (SLAAI).
Membro do Departamento de Políticas Públicas da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4501105206228349

ORCID:  https://orcid.org/0000-0001-6575-7897

 

Prof.  João Felipe Peres Rezer

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1850160240664296

Prof. Lucas Pitrez Mocellin

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4407288926136516

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA:

LAURA SIMON

PIETRO RINELLI

RAFAEL BITTENCOURT DE OLIVEIRA

FILIPE VASCONCELOS

THIAGO FUKUDA

LUCAS SCOTT

VICTOR RAGUZZONI

TANIZE AURÉLIO

LUIZA BRUM

 

COLABORADORES EXTERNOS

Prof DIRCEU SOLÉ

Graduado em Medicina pela Escola Paulista de Medicina, atual Universidade Federal de São Paulo defendeu o Doutorado em Medicina em 1987 na mesma instituição. Obteve o título de Professor Livre-docente pela Universidade Federal de São Paulo na área de Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia em 1997. Foi admitido como orientador do Curso de Pós-graduação em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria em 1989. Obteve o título de Especialista em Pediatria junto à Sociedade Brasileira de Pediatria e a Associação Médica Brasileira em 1978 e de Alergia e Imunopatologia junto à Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia e a Associação Médica Brasileira em 1988. Assumiu o cargo de Professor colaborador do Departamento de Pediatria em 1979 e atualmente é Professor Titular da Disciplina de Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo desde 1999. É chefe do setor de Alergia e Imunologia Clínica da Disciplina de Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia do Departamento de Pediatria da UNIFESP desde 1990. Membro da Comissão de Pós-graduação em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria desde 1998. Coordenador do Curso de Pós-graduação em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria (2014).Linhas de pesquisa: Epidemiologia da Asma e Doenças Alérgicas; Epidemiologia e fatores de risco para sibilância em crianças no primeiro ano de vida; Função pulmonar no lactente; Caracterização da asma em crianças expostas a diferentes condições ambientais.

PROJETO TRACK
Prof. GUSTAVO FALBO WANDALSEN

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1995), mestrado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (2003), doutorado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (2008) e realizou Pós-doutorado na Disciplina de Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia (2009). Atualmente é Professor Adjunto da Disciplina de Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia do Departamento de Pediatria (2011) e possui o título de Professor Afiliado pela Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Alergia e Imunologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: espirometria, prevalência, sibilância recorrente, epidemiologia e hiperreatividade brônquios.

PROJETO ARIA
PROF. ALVARO A CRUZ
Graduado pela Faculdade de Medicina da Bahia – Universidade Federal da Bahia (FMB UFBA) em 1979, concluiu mestrado e doutorado na UFBA e pós-doutorado na Universidade Johns Hopkins – EUA (1990). Professor Titular da Faculdade de Medicina da Bahia, Pesquisador 1B do CNPq e Coordenador do ProAR – Núcleo de Excelência em Asma da UFBA (Edital PRONEX 2009). É membro dos conselhos diretores da Inciativa Global contra a Asma (GINA) e da Iniciativa ARIA (Allergic Rhinitis and its Impact on Asthma). É membro do Grupo de Planejamento da Aliança Global contra Doenças Respiratórias Crônicas (GARD)/OMS e Vice-Chair do Comitê Internacional da American Thoracic Society. Iniciou na Bahia o Programa para o Controle da Asma (ProAR)

PROF ODETE MESSA TORRES
Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva com ênfase em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia/UFBA (2005), Especialização em Ativação Processos de Mudança na Formação Superior pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) (2009), Doutorado em Ciências da Saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (2015) e Especialização em Preceptoria no Sistema Único de Saúde pelo Hospital Sírio-Libanês.

PROF RAQUELI ALTAMIRANDA BITTENCOURT
Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Católica de Pelotas (2001) e Mestrado em Saúde Pública Baseada em Evidências pelo Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (2014). Preceptora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva da Universidade Federal do Pampa e Professora Substituta no Curso de Farmácia na Universidade Federal do Pampa, ministrando as disciplinas de Fisiologia Geral, Atenção Farmacêutica, Farmácia Hospitalar e Administração e Gestão Farmacêutica.

PROJETO GAN
PROJETO TABAGISMO NA ESCOLA
VINÍCIUS JARDIM OLIANO
Possui graduação em Educação Física pela Universidade da Região da Campanha (2006). Graduação em fisioterapia pela Universidade Federal do Pampa (2016).

PROJETO TRACK
PROGRAMA ASMA NA ESCOLA
JENNIFER D’AVILA
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Pampa

COLABORADORES ESTRANGEIROS:

PROJETO GAN:

PROF. PHILIPPA ELLWOOD
Global Asthma Network Research Manager
GAN Steering Group and Executive Member Department of Paediatrics: Child and Youth Health, Faculty of Medical and Health Sciences
The University of Auckland

PROF. LUIS GARCÍA-MARCOS
Professor of Paediatrics
Research Unit. Department of Paediatrics.
‘Virgen de la Arrixaca’ University Children’s Hospital
University of Murcia
Pabellón Docente Universitario,
El Palmar. Murcia Spain

PROJETO TABAGISMO NO ADOLESCENTE:

PROF HÉCTOR BADELLINO
UCES University San Francisco- Córdoba, Argentina

DRA. VERÓNICA ACOSTA
Clinica del Pilares, Corrientes, Argentina

PROF. RAÚL CASTRO-ALMARALES
Policlinico Docente “Pedro Fonseca Alvarez”, Havana, Cuba

PROF. MARTA GONZÁLEZ LEÓN
Policlinico Docente “Pedro Fonseca Alvarez”, Havana, Cuba

DR. JUAN CARLOS SISUL ALVARIZA
Clinica de Alergia y Asma, Asunción, Paraguay

DR. MIGUEL MEDINA AVALOS
Allergy Service of the Hospital ISSSTE, Veracruz, Mexico

DRA. CAROLINA FERNANDES
Clínica INMUNE CDE,, Ciudad Del Este, Paraguai

DRA. MARYLIN VALENTIA-ROSTAN
Pereira Rossell Hospital, Division of Pediatric Allergy, Montevideo, Uruguai