Laboratório de Leitura e Escrita

Responsáveis:
Clara Zeni Camargo Dornelles
Moacir Lopes de Camargos
Vera Lúcia Cardoso Medeiros

Estagiários:
Jociele Barcelos Corrêa
Raquel Ferro da Cunha

Público-Alvo:
Preferencialmente alunos dos cursos da UNIPAMPA e das universidades da região (URCAMP e UERGS), dando prioridade aos alunos oriundos dos cursos de licenciaturas.

Objetivos Específicos:
Ampliar espaços para o desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências em leitura e produção textual.
Desenvolver competências em leitura e produção textual em gêneros acadêmicos e não-acadêmicos, através de atividades articuladas ao conhecimento de mundo e de texto dos alunos;
Despertar no aluno a consciência da necessidade do domínio da língua escrita;
Contribuir para a melhoria no rendimento acadêmico através de uma melhor proficiência na leitura e na escrita.

Metas:
Criação de um laboratório para apoio pessoas com dificuldades em leitura e produção textual;
Ampliação para além da sala de aula dos espaços de discussão/aperfeiçoamento sobre leitura e produção textual;
Preparação de futuros professores (monitores bolsistas) para trabalhar com leitura e produção textual.

Metodologia:
O Laboratório de Leitura e Escrita funcionará na forma de oficinas de atividades de leitura e produção textual, planejadas pelos professores e monitores envolvidos no projeto (leitura teórica, seleção conjunta de materiais). A aplicação das atividades será feita pelos monitores – alunos do curso de Letras –, sob acompanhamento e supervisão constante dos professores do curso de Letras da UNIPAMPA envolvidos no projeto. Cada aluno participante do Laboratório disporá de acompanhamento em grupo de cinco pessoas, com atividades de escrita, reescrita e exercícios pelo período de duas horas semanais, mais meia hora de atendimento individual com o monitor. Os alunos interessados em participar do Laboratório serão selecionados a partir de um trabalho, no qual será identificado seu grau de dificuldade na leitura e na escrita. Serão selecionados aqueles alunos que apresentarem maior dificuldade.

Resultados Esperados:
– Desenvolvimento de metodologias específicas para trabalhar com alunos que tenham dificuldade em leitura e produção escrita;
– Criação de um Laboratório de Leitura e Escrita permanente na UNIPAMPA, que atenda alunos de todos os Cursos;
– A partir da implementação do projeto, o grupo de professores terá mais subsídios para estabelecer um diálogo com professores do ensino fundamental e médio e com os alunos da graduação em Letras sobre o ensino de língua portuguesa nesses níveis;
– Apresentação de comunicações em fóruns de discussão sobre o ensino de línguas e eventos científicos da área de Letras;
– Os alunos-bolsistas encaminharão um texto, juntamente com um professor ligado ao projeto, a revistas da área de Letras voltadas ao ensino de língua portuguesa. Também está prevista uma publicação no site de Letras com a participação desses alunos.

Avaliação:
Haverá uma avaliação contínua da atuação dos monitores envolvidos no projeto, bem como da participação e desempenho dos alunos que integram os grupos de participantes que será realizada por meio de testes para verificação do nível da proficiência em leitura de compreensão escrita, ao longo de todo o período de duração dos módulos. Além disso, os participantes do projeto terão acesso a um questionário, ao final de cada módulo, para que possam avaliar o processo de aplicação de cada módulo.