Núcleo de Línguas Estrangeiras

Responsáveis:
Simone Silva Pires de Assumpção
Valesca Brasil Irala

Estagiários:
Aline de Freitas Jacinto
Aline Pegoraro
Fabiana Soares da Silva
Luisa Klug Guedes
Michel Dias Domenech Collares

Público-Alvo:
Direcionado à formação continuada dos professores da educação básica de línguas estrangeiras, bem como aos graduandos dos cursos de Letras da UNIPAMPA e das demais universidades da região. Também, à alunos da Educação Básica e aos docentes da própria UNIPAMPA e das universidades vizinhas e à comunidade em geral.

Objetivos Específicos:
Promover a formação continuada de professores de língua estrangeira que atuam na educação básica com relação ao seu conhecimento das línguas inglesa e espanhola;
Promover o desenvolvimento inicial e/ou aprimoramento dos conhecimentos de língua inglesa e espanhola de estudantes da educação básica e superior e de professores da educação superior da região;
Criar mais um espaço de estágio curricular e/ou atividades complementares para os alunos de línguas estrangeiras da Unipampa;
Promover um espaço de reforço escolar para os acadêmicos da Unipampa que apresentam dificuldade de aprendizagem da língua estrangeira.

Metas:
Participação de 120 alunos de língua inglesa e 120 alunos de língua espanhola (divididos em turmas de 30 alunos cada) por semestre, num total de 720 alunos atingidos na totalidade do programa;
Aprovação no mínimo 60% dos alunos nas 8 turmas;
Seleção de 4 bolsistas de 20 horas (um para cada língua);
Seleção de 4 alunos voluntários (2 para cada língua) por semestre para ministrar as aulas sob orientação das professoras Simone de Assumpção e Valesca Irala;
Melhoramento do desempenho dos alunos da Unipampa que participarem do projeto nas disciplinas de língua estrangeira.
Melhoramento do conhecimento de língua estrangeira dos professores da educação básica e superior que participarem do projeto;
Promoção de um espaço de integração entre a educação superior (através da Unipampa) e estudantes da educação básica.

Metodologia:
O núcleo funcionará mediante a oferta de cursos de curta duração (de 15 a 30 horas) que poderão abordar tradução, inglês/espanhol para fins específicos, estratégias de leitura em língua estrangeira, línguas estrangeiras para crianças e adolescentes, produção textual, conversação, etc., conforme o interesse do público alvo e a disponibilidade dos ministrantes das aulas. Os cursos terão fluxo contínuo e estarão abertos para toda a comunidade. As inscrições serão gratuitas. O material de aula será entregue aos participantes também gratuitamente. Conforme o número de inscritos, poder-se-á abrir mais turmas, para além das quatro previstas por semestre.
As aulas funcionarão inicialmente duas vezes por semana, com uma hora de duração. Serão ministradas por alunos da Unipampa selecionados segundo seu nível de conhecimento da língua estrangeira. Os bolsistas serão selecionados mediante prova de proficiência elaborada pelos coordenadores do projeto. A orientação ficará a cargo das professoras Simone Silva Pires de Assumpção (Inglês) e Valesca Brasil Irala (Espanhol).
O Projeto Pedagógico do Curso de Letras prevê estágios curriculares, extracurriculares e atividades complementares. O núcleo é uma iniciativa da Unipampa de promover mais um espaço de estágio e/ou atividades complementares para alunos de língua estrangeira da universidade, uma vez que os espaços para estágio em escolas da rede pública e privada é limitado quando se trata de língua estrangeira. As oportunidades de realizar atividades complementares especificamente na língua estrangeira também são limitados na região. Essa é uma lacuna que o núcleo pode ajudar a preencher.
Como a orientação dos alunos ministrantes das aulas será feita por uma professora da área, a participação no núcleo contribuirá na preparação desses alunos em sua futura atuação profissional. Os alunos participantes (ministrantes das aulas, bolsistas, estudantes da língua) serão incentivados a buscar alternativas de aperfeiçoamento fora do horário das aulas, como participação em eventos, atividades culturais, grupos de estudos, cursos de graduação, o que poderá resultar em projetos de ensino e de pesquisa individuais.
Para aqueles que aprenderão uma língua estrangeira, o impacto social do núcleo estará na inclusão desses participantes no mundo científico, cuja transferência de conhecimento se dá geralmente em uma língua estrangeira, e na ampliação de oportunidades educacionais e profissionais dos participantes.

Resultados Esperados:
– Atingir, no mínimo, 120 alunos de língua inglesa e 120 alunos de língua espanhola (divididos em turmas de 30 alunos cada) por semestre;
– Aprovar, no mínimo, 60% dos alunos nas 8 turmas previstas inicialmente;
– Atuação de 4 bolsistas de 20 horas (um para cada língua) junto às professoras orientadoras e alunos ministrantes das aulas;
– Comprometimento de, no mínimo, 4 alunos voluntários (2 para cada língua) por semestre para ministrar as aulas como estágio ou atividades complementares;
– Melhoria no conhecimento de língua estrangeira de todos os participantes do núcleo;
– Participação de alunos da Unipampa participantes do núcleo em eventos científicos e culturais.

Avaliação:
De acordo com os objetivos estipulados, está prevista a participação de, no mínimo, 20 professores de língua estrangeira da educação básica; 20 professores da educação superior, de 80 alunos da educação básica ou superior; 8 acadêmicos da Unipampa como ministrantes das aulas em cada semestre; no mínimo, 20 alunos da Unipampa atendidos sistematicamente pelo núcleo como atividade paralela de nivelamento para superar as dificuldades de aprendizagem de língua estrangeira; o funcionamento de 4 turmas de cada língua estrangeira com, no mínimo, 30 inscritos por semestre, com aprovação de pelo menos 60% de alunos em cada turma. Também, a atuação satisfatório de 4 bolsistas e de 4 alunos voluntários (será aplicado um questionário aos usuários do núcleo como forma de avaliação dos bolsistas e voluntários). Também, está previsto o acompanhamento do desempenho acadêmico dos alunos do curso de Letras nas disciplinas de inglês e espanhol com dificuldades de aprendizagem atendidos pelo núcleo, bem como o impacto dos cursos oferecidos na comunidade em geral, através da participação de alunos da educação básica nos cursos ofertados.