Investimento-Anjo será debatido na Semana Acadêmica do Campus Alegrete

A 10ª Semana Acadêmica do Campus Alegrete da UNIPAMPA terá em sua programação o tema do Investimento-Anjo apresentado pelos advogados Luiz Garrido e Giulliano Tozzi, os quais atenderam ao convite do PampaTec para trazer uma visão geral sobre o tema, demonstrando suas oportunidades e desafios no suporte ao desenvolvimento de StartUps.investimento anjo alegrete 2018Evento gratuito, aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

PampaTec recebe visita de alunos do IFFarroupilha – Uruguaiana

A visita ao PampaTec foi organizada pelo professor Toni Ferreira Montenegro, Docente de Informática do Instituto Federal Farroupilha no Campus Avançado de Uruguaiana, com os alunos premiados na Feira Científica de Inovação. Segundo o professor Toni, o prêmio pretendeu levá-los para uma experiência científica e tecnológica.

Visita de alunos e professores do I.F.Farroupilha

Os visitantes conheceram um pouco da história do surgimento do PampaTec e seus propósitos e depois foram apresentados ao empreendedores instalados no parque dentro do Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica. O Diretor do PampaTec, Vitor Rodrigues Almada, informou aos visitantes que desde a inauguração do prédio em 2015 já passaram pelo programa 5 empresas, que geraram mais de 30 empregos diretos.

O Coordenador da Incubadora de Empresas, Émerson Rizzatti, explicou ao grupo como é o processo seletivo para que empreendedores possam participar do Programa de Incubação do PampaTec e também os serviços prestados pela equipe do Parque aos empreendimentos apoiados.

Leia mais sobre o Programa de Incubação de Empresas do PampaTec.

Agende uma visita.

VAGAS DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO!!

O PampaTec está com SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA VAGAS DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NA UNIPAMPA .
As vagas são para estudantes do Curso de Engenharia de Software regularmente matriculados.
As inscrições para as vagas de estágio serão realizadas exclusivamente por meio eletrônico, no Sistema de Informação de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão (SIPPEE) da UNIPAMPA, disponível no link específico http://www.unipampa.edu.br/sippee.
A inscrição, via SIPPEE, será realizada a partir do preenchimento dos dados pessoais do candidato e da anexação da seguinte documentação:
1. currículo registrado na plataforma Lattes, versão completa, em formato PDF;
2. histórico escolar atualizado, gerado pela instituição de ensino em que o candidato estiver matriculado, em formato PDF.
Período de inscrições de candidatos: 08/03/2018 a 18/03/2018
Realização das etapas de seleção: 20/03/2018 a 26/03/2018
Atividades Desenvolvidas: Atividades relacionadas diretamente ao projeto e ao desenvolvimento de sistemas web ou software, Web Designer e configuração de servidor Web, sempre sob supervisão de servidores e da coordenação do PampaTec.
Critérios de Seleção
1. Currículo – modelo Lattes resumido (contendo formação, cursos de curta duração e experiência profissional e na área), no máximo 40 pontos;
2. Carta de motivação (especificando o interesse no estágio), no máximo 20 pontos;
3. Entrevista (capacidade de comunicação, participação, proatividade e de dialogar acerca de conhecimentos técnicos) – no máximo 40 pontos

Horário especial de atendimento – de 26/12/17 a 09/03/18

Em atendimento às determinações da Reitoria da UNIPAMPA, informamos os dias e horários de atendimento da equipe administrativa do PampaTec.fique atento

De 26/12/17 a 02/01/18Não haverá atendimento administrativo no PampaTec (PORTARIA Nº 1259 DE 13/11/17).

De 04/01/18 a 09/03/18  – REGIME DE TURNO ÚNICO (PORTARIA 1322 DE 05/12/17), de acordo com os dias e horários a seguir:horario especial de atendimento

Segundas – das 12:30 às 18:30

Terças a sextas – das 08:00 às 14:00

* Dia 03/01/18 – das 12:30 às 18:30

* Dia 14/02/18 – das 14:00 às 18:00

Vencedores do Desafio 2017

Desde sua fundação em 2010 o PampaTec – Parque Tecnológico do Pampa, vem procurando desenvolver ações de incentivo e suporte aos novos negócios inovadores e de base tecnológica.

O projeto “Desafio Modelo de Negócio” surgiu em 2013 com esse propósito e através da metodologia do Business Model Canvas objetiva valorizar ideias de novos negócios envolvendo tecnologia.

Acreditando que promover um ambiente de apoio a inovação não é algo que se faça isoladamente, o PampaTec, que é um órgão da UNIPAMPA, com forte suporte da Reitoria e do Campus Alegrete, procura ampliar sua rede de parceiros alinhados a esse propósito, sendo que nesta edição conta com os seguintes apoiadores para a organização:

  • Centro Empresarial de Alegrete;
  • Instituto Federal Farroupilha, Campus Alegrete;
  • Sicredi Pampa Gaúcho;
  • Prefeitura de Alegrete através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Ciência e Tecnologia;
  • UNOPAR, Polo de Alegrete;
  • SEBRAE RS, através do seu agente em Alegrete;
  • e dos integrantes do Projeto Educação Empreendedora realizado entre UNIPAMPA e SEBRAE RS;

organizadores do desafioEsses parceiros apoiaram a organização da quinta edição do Desafio de Modelos de Negócio que contou com 75 pessoas inscritas. Destas, 61 se identificaram como alunos de cursos de graduação de 4 Instituições: Instituto Federal Farroupilha, URCAMP, UNOPAR e UNIPAMPA. No primeiro encontro presencial, dia 08/11, 15 projetos inovadores foram apresentados, desde uma luva com sensores para controlar equipamentos, passando por sistemas mais inteligentes para alimentação de bovinos e irrigação de plantações, até sistemas e aplicativos que facilitam a vida das pessoas e das empresas nas mais diversas áreas do mercado. Todos eles passaram por uma oficina que demonstrou na prática o uso da metodologia Business Model Canvas, que facilita o caminho de quem quer transformar uma ideia em um negócio.

Na noite do dia 29/11, os 12 projetos que persistiram no programa, foram colocados à prova de três juris: o técnico, o empresarial e o popular.

O Juri Técnico foi composto por empreendedores, investidores e profissionais especialistas que utilizaram os seguintes critérios na sua votação:

– Inovação e Tecnologia;

– Potencial de Crescimento e lucratividade;

Representando o corpo de jurados técnicos, foram chamados o empresário Luciano Kelbouskas,  diretor dos Polos de Alegrete e Rosário do Sul da UNOPAR e o técnico Márcio da Silva representando o SEBRAE para entregar o cheque de 700 reais e o troféu aos membros da equipe do projeto mais votado na categoria Juri Técnico: Sistema autônomo para alimentação de animais, equipe composto  Willian Gerstberger e Eduarda Schein.

Essa premiação em dinheiro só foi possível através do patrocínio de:
Agenda Remates, Esco GD Energia, Martini Papelaria e Brinquedos, Sindicato Rural de Alegrete, Ritt Empreendimentos, Endime, Pampelaria, Fonther Negócios Imobiliários, Mecânica Rondon, Saúde Brasil, Subway, Sicredi, FisioFit Fisioterapia e Pilates e Aprovação Pré-Vestibular.

desafio startup pampa - organizadores + patrocinadores 2017

O Juri Empresarial foi composto pelos patrocinadores que contribuíram para formar a premiação em dinheiro deste evento, aos quais foi feita a seguinte pergunta: Em qual projeto você investiria?

Representando o corpo de jurados empresariais, convidamos o empresário Deonir Martini, proprietário da Martini Papelaria e Brinquedos e Presidente do Centro Empresarial de Alegrete e o empresário Danilo Nunes Schimtz, proprietário da mecânica Rondon e presidente da Associação do mecânicos, metalúrgicos e eletricistas de Alegrete, para entregar o cheque de 600 reais e o troféu aos membros da equipe do projeto mais votado na categoria Juri Empresarial: Compara Tudo, equipe composta por Luiz Felipe Bairros, Juliano Macedo e João Otávio Chervinski.

Juri empresarial

O Juri Popular foi composto por todas as pessoas que estiveram presentes ao polo da UNOPAR na noite de ontem e assistiram às apresentações dos projetos participantes, aos quais também foi feita a seguinte pergunta: Em qual projeto você investiria?

Representando todos que votaram, apresentaram projetos, trabalharam na organização e contribuíram de maneira cooperativa para este momento, convidamos o senhor Leandro Gindri de Lima, Diretor Executivo da cooperativa de crédito SICREDI PAMPA GAÚCHO, e representando todos os cidadãos de Alegrete a Prefeita Cleni Paz da Silva, para entregar o cheque de 500 reais e o troféu aos membros da equipe do projeto mais votado na categoria Juri Popular: Luva para realidade virtual, equipe composta por Felipe Antunes Quirino e Marcelo Romanssini.

Premiação Juri Popular

Destacamos que os membros de todas equipes participantes, estão selecionados para o Programa de Orientação para criação de empresas para transformar as suas ideias em negócios junto ao PampaTec, assim como as 5 empresas lá estabelecidas, todas com passagem por este programa “Desafio Modelo de Negócio”.

Equipe de Servidores da UNIPAMPA, lotados no PampaTec que organizaram o evento.

Equipe de Servidores da UNIPAMPA, lotados no PampaTec: Daniele, Émerson, Vitor e Thiago.

Qual o estágio do seu negócio?

A equipe do PampaTec quer muito poder ajudar o desenvolvimento do seu negócio, por isso estamos disponíveis para agendamento de reuniões para orientações.

 agende seu atendimento no PampaTec
A primeira orientação já vai agora: Elabore seu modelo de negócio (CANVAS) e leve-o para a reunião com a equipe PampaTec.
A segunda também: Se você já tem um produto ou serviço minimamente iniciado e está tentando as primeiras vendas, faça este check-up e leve-o também para a reunião. Check-up de avaliação.

PampaTec já gera emprego e renda em Alegrete

A Unipampa é uma referência  na formação de profissionais nas áreas de tecnologia, em Alegrete.

Além disso, a Universidade busca potencializar o desenvolvimento regional através do empreendedorismo, criação de um ambiente propício a novas ideias e soluções que possam se tornar empresas na área de tecnologia (startups), gerando emprego e renda na cidade e região.

Dentro deste contexto foi criado o PampaTec – Parque Científico e Tecnológico do Pampa, cujo principal objetivo é fomentar o desenvolvimento regional por meio do empreendedorismo de base tecnológica.

O diretor do PampaTec, Vitor Almada, lembra que a Universidade ainda sofre com a evasão de alunos, e um dos motivos é a falta de oportunidades na região, pois não há vagas o suficiente para absorver todos os profissionais que estão sendo formados pela Unipampa.

O PampaTec, possui dez salas na Incubadora Tecnológica, espaço de coworking, copa, sala de reuniões, vigilância e portaria 24 horas. Almada diz que estão com cinco empresas incubadas, 15 ideias em fase de Pré-Incubação, em torno de 100 alunos envolvidos.

Os principais eventos do PampaTec são o Desafio Modelo de Negócio, PampaConecta e o Café com Inovação, todos tem como objetivo em comum, promover o empreendorismo na comunidade acadêmica, envolver empresários da cidade e região, na busca por soluções aos seus problemas e prospectar ideias que possam se tornar novas empresas. Informações: http://startuppampa.com.br

Vitor Almada salienta que o desenvolvimento do PampaTec, único Parque Tecnológico na região do Pampa Gaúcho. “É um trabalho de formiguinha, mas já temos aqui empresas na área de geração de energias renováveis, construções sustentáveis e desenvolvimento de software.

Conseguimos cumprir uma parte do nosso objetivo, enquanto instituição, que é a criação de emprego, renda e permanência dos alunos na cidade”.

Em cada sala tem gente que inova e busca desenvolver Alegrete e região com produtos diferentes que vêm para dinamizar negócios gerando agilidade e economia.

Uma é a ESCO GD, a primeira empresa do PampaTec, hoje com projetos de energia renovável em toda região e 12 colaboradores. E já planeja se expandir para espaço maior dentro do Parque Tecnológico que tem 6 hectares.

 

Fonte: http://alegretetudo.com.br/pampatec-ja-gera-emprego-e-renda-em-alegrete/

PampaTec assina convênio de R$ 2,3 milhões para implantação do C.I.T.A – Centro de Inovação e Tecnologia do Agronegócio.

Na tarde desta quinta-feira (22), foi assinado convênio para repasse de R$ 1.868.496,74 para o Parque Científico e Tecnológico do Pampa (PampaTec), da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).  O convênio entre a universidade e o Governo do Estado, no âmbito do PROGRAMA GAÚCHO DE PARQUES CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS (PGTEC), gerido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT).

O convênio tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento das empresas instaladas no PampaTec, através da implantação do Centro de Inovação e Tecnologia do Agronegócio (C.I.T.A.), com a finalidade de agregar novos conhecimentos à área do agronegócio em parceria com empresas de base tecnológica.

A reunião foi realizada na SDECT, em Porto Alegre, contou com a presença do reitor da UNIPAMPA, professor Marco Antonio Hansen, do Diretor do PampaTec, Vitor Rodrigues Almada, do Coordenador da Incubadora Tecnológica do PampaTec, Thiago Eliandro de Oliveira Gomes, da Diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, Suzana Arigony Sperry e da servidora da Divisão de Parques e Incubadoras, Nadia Ibias.

O convênio que visa a Implantação do CITA, prevê o investimento de R$ 2,3 milhões (R$ 1.868.496,74) da SDECT, com contrapartida de R$ 498.240,00 da Universidade. Este projeto pretende abrigar laboratórios especializados de prestação de serviços de alta tecnologia, treinamento e capacitação, o que concretizará uma série de ações altamente eficazes para induzir o surgimento de iniciativas inovadoras, que poderão se constituir em alternativa importante para o desenvolvimento econômico e social da região.

    O projeto é mais uma das ações desenvolvidas pelo PampaTec para estimular e impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico da região como polo de geração tecnológica por meio da criação de um ambiente de cooperação entre universidades, governos e as empresas de base tecnológica, resultado de uma ação de esforços entre a Equipe do PampaTec, Reitoria, Comunidade Acadêmica da UNIPAMPA, Prefeitura de Alegrete e Governo do Estado do RS.