Apresentação

PampaTec – Apresentação

O PAMPATEC foi criado pela Resolução 12/2010 do Conselho Universitário da Unipampa, em 20/10/2010, para promover atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, por meio da parceria com empresas e entidades, com caráter multicampi e com sede no Campus Alegrete.

O PampaTec tem os seguintes objetivos:

1. estimular a geração e a transferência de conhecimento e tecnologias da UNIPAMPA para as entidades e empresas integrantes do PampaTec, visando o desenvolvimento e produção de bens, processos e serviços inovadores;

2. atrair e abrigar atividades de pesquisa, desenvolvimento e produção de bens, processos e serviços inovadores;

3. incentivar o surgimento de empreendimentos de base tecnológica;

4. promover o desenvolvimento e a competitividade de empresas cujas atividades estejam fundadas no conhecimento e na inovação tecnológica no Estado do Rio Grande do Sul;

5. apoiar iniciativas que estimulem a visão empreendedora nos ambientes acadêmico e empresarial;

6. proporcionar oportunidades de estágios aos alunos da UNIPAMPA, bem como facilitar sua inserção no mundo do trabalho;

7. aproximar a comunidade acadêmica da UNIPAMPA das empresas de base tecnológica de alta qualificação, criando oportunidades para projetos de pesquisa e de desenvolvimento;

8. apoiar o desenvolvimento de negócios e gestão das entidades e empresas integrantes do PampaTec;

9. apoiar parcerias entre a UNIPAMPA e instituições públicas e privadas envolvidas com a pesquisa e a inovação tecnológica; e
10. qualificar a formação profissional dos egressos das instituições de ensino superior da região por meio da participação desses nos projetos abrigados no PampaTec.

AÇÕES DE INSTITUCIONALIZAÇÃO

1. Nomeação do Coordenador pro tempore

No dia 27/10/2010, por meio da Portaria Nº1634, foi nomeado o servidor Émerson Oliveira Rizzatti como coordenador pro tempore do PampaTec. O qual, a partir dessa data, passou a organizar estudos e reuniões internas com objetivo de propor um Regimento para a organização e o funcionamento do Parque Científico e Tecnológico do Pampa.

2. Regimento Interno

Regimento do PampaTec foi aprovado pelo CONSUNI na sessão do dia 25/11/2010, sendo publicado como a Resolução Nº 18.

3. Cadastramento no PPGTec/RS

O projeto do PampaTec foi cadastrado junto ao Programa Gaúcho de Parques Tecnológicos do Governo do Estado do RS, estando apto a apresentar-se em editais de fomento.

4. Plano Diretor e arquitetura inicial

Com suporte da equipe da Pró-Reitora de Obras e Manutenção, além de professores dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, foi elaborado o Plano Diretor de ocupação da área de 6ha e o 1º projeto de um prédio para abrigar as futuras instalações do PampaTec.

O projeto de implantação física do PampaTec foi submetido ao Edital 03/2010 da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do RS, no dia 03/11/2010. Recebeu parecer elogioso pela qualidade técnica, no entanto o edital foi cancelado ao final do mandato do governo estadual, em dezembro de 2010, alegadamente por falta de tempo hábil para o financiamento.

5. Capacitação de servidores e dirigente

Visando a capacitação da equipe gestora do PampaTec, o coordenador pro tempore e servidores lotados no Campus Alegrete realizaram visitas técnicas a outros parques científico-tecnológicos do estado do Rio Grande do Sul.

6. Apresentação do Projeto à Comunidade

O Projeto do PampaTec foi apresentado em entidades empresariais, órgãos de governo estadual e municipal, outras universidades e empresas.
Apresentação ao Presidente da Assembléia Legislativa do RS.
Apresentação na Câmara de Vereadores de Alegrete.