Pré-Incubação

A Pré-Incubação compreende o conjunto de atividades que servem para estimular o empreendedorismo e preparar os projetos que tenham potencial de negócios, com ênfase na conscientização empreendedora.

Tem por objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos de alunos, egressos, servidores e pesquisadores empreendedores da comunidade acadêmica e externa, apoiando-os em seus primeiros passos e tendo como prioridades:

  • formação empresarial dos empreendedores para a gestão de negócios;
  • estimular a postura empreendedora;
  • incentivar a criação de empresas com produtos/serviços inovadores de base tecnológica;
  • apoiar no desenvolvimento do protótipo do produto e/ou serviço; e
  • aproximar o meio acadêmico do mercado

Na Pré-Incubação, os empreendedores desenvolvem as bases de seu empreendimento sem ainda ter a empresa aberta juridicamente. As ideias prospectadas que possuem potencial para tornar-se uma startup, passam para o processo de pré-Incubação de empresas.

Nesta etapa os empreendedores recebem: consultorias nas áreas financeira, jurídica, marketing e plano de negócios para estruturarem suas futuras empresas e entrarem mais sólidos no mercado, além de suporte com suprimentos, treinamentos, espaço físico e o nome do PampaTec.

Os empreendedores tem a sua disposição estrutura física em  salas na Incubadora Tecnológica, espaço de coworking, copa, sala de reuniões, vigilância e portaria 24 horas, consultoria e todo suporte para transformação dessas ideias em um produto ou serviço.

 

Atenção:

É importante ressaltar que o processo de Pré-Incubação não é pré-requisito para participação no Programa de Incubação de Empresas do PampaTec, mas um momento onde o empreendedor tem a possibilidade de  ampliar, aperfeiçoar e validar o potencial da ideia para tornar-se uma startup.

Processo de Pré-Incubação funciona com as seguintes etapas:

A interação inicial com a comunidade parte do convite para o evento denominado Desafio Modelo de Negócios, divulgado à população em geral. Para participar do evento é possível encaixar-se em uma das categorias: apresentador de ideias e ouvinte/colaborador. Dessa forma, espera-se as propostas de ideias para apresentações. Tais propostas são avaliadas para verificar se atendem o requisito de negócio de base tecnológica.

Primeira etapa:

Constitui na exposição das ideias e uma oficina sobre CANVAS, para fazer a modelagem das ideias apresentadas

Segunda etapa:

São realizados os ajustes na modelagem de negócio destas ideias com formação de grupos, a partir das ideias de negócio, compostos pelos apresentadores e os participantes interessados nas propostas. Esta estratégia de formação de grupos com o público espectador oportuniza ao criador da ideia diversos pontos de vista.

Terceira etapa:

É realizada posteriormente ao amadurecimento da ideia aplicada ao Canvas, seu objetivo é expor a comunidade em geral todas os projetos trabalhados no evento. Os trabalhos expostos são julgados pela comunidade, sob quatro categorias: mais inovadora; maior impacto social; maior potencial de rápido crescimento (escalabilidade); e maior viabilidade econômica (lucratividade).

Os participantes que apresentarem os modelos de negócio que receberem o maior número de votos em cada um dos júris: Juri Técnico, Júri Empresarial e Júri Popular, participarão da Pré-incubação na Incubadora Tecnológica do PAMPATEC.