Plano de Desenvolvimento Institucional finaliza rodada de debates com servidores da reitoria

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A reitoria da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebe na próxima sexta-feira (19) a última rodada de discussões presenciais sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023. A reunião acontece no Salão Nobre da Prefeitura de Bagé, das 8h30 às 12h30. Todos os servidores lotados nas pró-reitorias podem participar do debate.

A Caravana do PDI já passou por todos os campi da Universidade, com foco em construir um diagnóstico baseando-se em evidências e cenários factíveis. Assim, será possível identificar os objetivos estratégicos para a instituição, a serem desenvolvidos no período de cinco anos. Segundo o representante da Comissão Central de Elaboração do PDI, Leandro Fleck, a rodada de debates nos campi foi um momento de reflexão, diálogo e contribuições.

A última etapa será feita com os servidores na reitoria. De acordo com Fleck, a proposta é debater com os servidores, dentre os 9 eixos do PDI, aqueles que sejam pertinentes ao trabalho realizado na Reitoria, buscando fomentar o diálogo e colher contribuições úteis ao PDI em construção.

Para o vice-reitor da Unipampa, Maurício Aires Vieira, o PDI é um documento de toda a Universidade, pois é o resultado da discussão coletiva e deverá refletir a realidade e os anseios da comunidade acadêmica.

A Comissão Central afirma que, após a análise dos diagnósticos finais encaminhados pelos campi, será iniciada a organização para o momento virtual, que deve ocorrer ainda em novembro deste ano.

Foto: divulgação/UNIPAMPA

Unidades da Unipampa começam a receber os debates do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019 – 2023

Por Aline Reinhardt da Silveira

Começaram nesta segunda-feira, 10, os debates nos campi da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) para a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019 – 2023. A proposta dos debates que acontecem em todas as unidades a partir dessa semana é conhecer o diagnóstico construído pelos campi e conjuntamente apontar caminhos visando a construção da Universidade a partir dos anseios da comunidade acadêmica, com excelência e reconhecimento da sociedade.

Conforme a Comissão Central de Elaboração do PDI, busca-se, com esse processo, em conjunto com os campi, construir um diagnóstico e proposições baseando-se em evidências e cenários factíveis na identificação de objetivos estratégicos para a instituição a serem desenvolvidos no período de cinco anos (2019-2023). Espera-se, como resultado, que o documento sintetize os anseios da comunidade acadêmica e que ocorra um pacto institucional visando a busca pela excelência institucional em todas as áreas de atuação.

Já tendo passado por Caçapava do Sul e São Gabriel, a Caravana do PDI nos campi já mostra os primeiros resultados, na avaliação da equipe que organiza os encontros. “As unidades já visitadas têm evidenciado que a comunidade acadêmica dos campi está atenta às necessidades institucionais. A Comissão Central de Elaboração do PDI considera positiva a participação dos primeiros campi onde os trabalhos foram realizados, pois muitas contribuições registradas evidenciam a necessidade permanente de aperfeiçoar a Instituição, seja nas suas práticas administrativas, mas principalmente nas suas atividades e vivências acadêmicas”, afirma o representante da Comissão, Leandro Fleck.

Para o reitor, Marco Antonio Fontoura Hansen, os debates demonstram que a comunidade acadêmica, em todos seus segmentos, está conectada com o atual cenário vivenciado pela Instituição, que deve buscar aperfeiçoar sua gestão, consolidando cursos, infraestrutura, aperfeiçoando sua comunicação interna ou externa, acolhimento e apoio à continuidade dos estudos do discente, na qualidade de vida dos seus servidores, na humanização de diferentes processos, além de outros temas importantíssimos.

A organização dos debates do PDI, além da Comissão Central, tem o apoio Pró-Reitoria de Planejamento e Infraestrutura (Proplan). Conforme a Comissão, também participam com destaque desse processo Proad, Proext, Prograd, Praec, Proppi, Progepe, Dtic, DEaD e Daeinter.

Confira o cronograma da Caravana do PDI nas unidades:

10/09 – Campus Caçapava do Sul

11/09 – Campus São Gabriel

12/09 – Campus São Borja

13/09 – Campus Itaqui

14/09 – Campus Uruguaiana

24/09 – Campus Jaguarão

27/09 – Campus Bagé

04/10 – Campus Dom Pedrito

05/10 – Campus Livramento

08/10 – Campus Alegrete

19/10 – Reitoria

Foto: Milene Marchezan/ACS Unipampa
Foto: Milene Marchezan/ACS Unipampa
Foto: Milene Marchezan/ACS Unipampa
Foto: Milene Marchezan/ACS Unipampa
Foto: Milene Marchezan/ACS Unipampa

Unipampa lança o processo de elaboração do PDI 2019/2023

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Na última segunda-feira, 11, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou o lançamento do processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019/2023.

Na oportunidade o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, falou sobre a importância dos discentes, técnico-administrativos e professores estarem envolvidos com o processo de elaboração do PDI, um instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da Instituição de Ensino Superior, no que diz respeito a sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, a diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve ou pretende desenvolver nos próximos cinco anos.

“Somos passageiros na Unipampa, temos que desenvolver uma programação para o futuro, com planejamentos factíveis, levando em consideração a conjuntura político-econômica atual”, falou Hansen. O reitor ainda complementou dizendo que: “esperamos contar com o compromisso e apoio de todos para continuarmos a construir uma Universidade pública, de qualidade, gratuita, inclusiva e socialmente referenciada”.

Para o pró-reitor de Planejamento e Infraestrutura, Luís Hamilton Tarragô, o PDI tem como principal objetivo auxiliar as instituições de ensino superior a se prepararem para o futuro e constitui uma ferramenta essencial de planejamento estratégico para gestão e ensino. “O maior desafio na construção do novo Plano será sensibilizar a comunidade acadêmica para o cenário que vivenciamos, defender aquilo que conquistamos, aperfeiçoar a academia e prepará-la para um futuro cada vez mais suscetível a fatores externos”, explicou o pró-reitor.

Após as apresentações de Hansen e Tarragô, o administrador da Unipampa, Rafael Sais, explicou a metodologia do processo de elaboração do PDI, o conceito, finalidades, modelo estrutural, princípios para elaboração, princípios da construção do planejamento estratégico, processo simplificado, formatos de participação, atores responsáveis e o cronograma.

Durante a reunião foi constituída a Comissão Central de Elaboração do PDI composta pelo reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen; vice-reitor, Maurício Aires Vieira; a chefe de gabinete da reitoria, Magda Luiza Barreto; a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proext), Nádia Bucco; o pró-reitor de Planejamento (Proplan), Luís Hamilton Tarragô; pró-reitor de Graduação (Prograd), Ricardo Carpes; pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Proppi), Pedro Roberto de Azambuja Madruga; pró-reitor de Gestão de Pessoas (Progepe), Luiz Edgar Araújo Lima; pró-reitor de Administração (Proad), Evelton Machado Ferreira; pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), Sandro Burgos; o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), Pierre Corrêa Martin; o diretor de Assuntos Estratégicos e Interinstitucionais (Daeinter), Cristian Wittmann; e a diretora de Educação a Distância (Dead), Maria do Socorro Farias-Marques.

Foto: Ronaldo Estevam/ACS
Foto: Ronaldo Estevam/ACS
Foto: Ronaldo Estevam/ACS
Foto: Ronaldo Estevam/ACS
Foto: Ronaldo Estevam/ACS