3. Organização Acadêmica

Organização Didático-Pedagógica

Plano para atendimento às diretrizes pedagógicas, estabelecendo os critérios gerais para definição de:

  • Perfil do egresso; 
  • Seleção de conteúdos; 
  • Princípios metodológicos;
  • Processo de avaliação; Práticas pedagógicas inovadoras;
  • Políticas de estágio, prática profissional e atividades complementares;
  • Políticas e práticas de Educação à Distância;
  • Políticas de educação inclusiva (PNE-Portadores de Necessidades Especiais);
  • Diretrizes para as construções, elegibilidade e implantação de novos cursos.

Oferta de Cursos e Programas (Presenciais e à Distância)

As Instituições deverão apresentar dados relativos ao número de vagas, dimensões das turmas, turno de funcionamento, vagas e regime de matrícula de seus cursos. Informar ainda a situação atual dos cursos (em funcionamento, em fase de autorização ou de futura solicitação), relação de polos de educação a distancia em funcionamento e previstos, incluindo o cronograma de expansão na vigência do PDI, articulando entre as modalidades presenciais e a distancia, conforme detalhamento a seguir:

  • Graduação (Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia); 
  • Sequenciais (formação específica, complementação de estudos); 
  • Programas Especiais de Formação Pedagógica; 
  • Pós-Graduação (lato sensu); 
  • Pós-Graduação (stricto sensu); 
  • Programas de Extensão; 
  • Programas de Pesquisa.

Oferta de Educação A distancia

  • Descrição das metodologias e das tecnologias adotadas e sua correlação com os projetos pedagógicos dos cursos previstos;
  • Infraestrutura física, tecnológica e de pessoal projetada para a sede e para os polos de educação a distancia, em consonância com os cursos a serem ofertados;
  • Previsão da capacidade de atendimento do público-alvo.