Participe da última etapa do PampaConecta

Impulsionar a cultura empreendedora, transformar a realidade e a economia da região com ideias criativas esse é o tema da 1ª Edição do PampaConecta – Conectando Soluções Inovadoras que se encerra nessa quarta-feira dia 21 de junho.

Na última etapa do evento, os cinco grupos participantes apresentam soluções para os problemas empresariais como gerenciamento de organização, sustentabilidade (destinação de lixo e instalações de painéis solares) e desenvolvimentos de espaços online. “São problemas reais vividos pelas empresas diariamente e estas empresas já foram parceiras de outros eventos, empresas que já procuram o PampaTec em outras ocasiões”, explica Thiago Gomes coordenador da Incubadora Tecnológica do PampaTec.

Mas o PampaConecta não apenas auxilia empresas nas soluções dos seus problemas como também estimula o pensamento empreendedor de seus participantes. Estudantes, empresários e toda a comunidade assistiram a palestras sobre Inovação e Empreendedorismo com o sócio administrador do grupo BDC e Tatiana Cartagena sócia proprietária da EMDIME. Por reunir empresários da região o PampaConecta também oferece aprimoramento aos seus negócios.

Para o bolsista do Núcleo de Empreendedorismo de Alegrete e estudante de Engenharia de Software, Peterson Rodrigues eventos como o PampaConecta aproximam futuros empreendedores ao mercado empresarial com a apresentação de problemas e conceitos da indústria. “O evento PampaConecta foi surpreendente, tivemos inúmeros empresários da região participando. Percebemos que há diversos problemas aos quais nós, acadêmicos da Unipampa, somos capazes de resolver com soluções tecnológicas”, fala Peterson. O estudante, que trabalhou por dois anos na empresa júnior Ideiah Soluções em Software Júnior e hoje possui uma startup, explica que participar do Programa Educação Empreendedora contribui para sua formação acadêmica. “É possível, com programa, aprimorar e conhecer melhor os conceitos empreendedores, participar de eventos onde fomentem esse assunto e, principalmente, contribui para realização de networking”.

Parceira do Programa Educação Empreendedora, PampaTec é o Parque Científico e Tecnológico do Pampa que trabalha com empresas  voltadas a tecnologia e inovação. Junto com o Núcleo de Empreendedorismo de Alegrete, o PampaTec ajuda a promover o empreendedorismo na universidade e apoia novos empreendedores. O administrador Vitor Almada trabalha na Direção do PampaTec e percebe crescimento do tema empreendedorismo na UNIPAMPA. “O efeito foi um estímulo para o surgimento de novas iniciativas na área do empreendedorismo, criação de eventos na área de inovação e tecnologia, além do envolvimento de docentes e discentes e aproximação da comunidade externa a universidade”, destaca Vitor.

O encerramento do PampaConecta acontece na UNIPAMPA – Campus Alegrete no dia 21 de junho, quarta-feira. Não perca essa de chance de inovar seus pensamentos e empreender suas ideias. Participe do PampaConecta!

Equipe PampaTec da esquerda para direita: Vitor Almada, Émerson Rizzatti, Daniele Schmitz e Thiago Gomes

 

Itaqui debate Identidade Empreendedora

Nesta última segunda-feira (5) o Núcleo de Empreendedorismo de Itaqui realizou o workshop Empretec em parceria com o SEBRAE e a ACII (Associação Comercial e Industrial) na UNIPAMPA – Campus Itaqui. O evento teve como palestrante a consultora do SEBRAE de Porto Alegre, Solange Vicente.

O tema da palestra “Identidade Empreendedora” abordou assuntos sobre empreendedorismo como cases de sucesso e os motivos para empreender. O público envolveu estudantes dos cursos da UNIPAMPA – Campus Itaqui, associados da ACII e a comunidade externa de Itaqui.

Palestra com a consultora do SEBRAE, Solange Vicente | Foto: Márcia Camargo

 

Começa hoje o PampaConecta em Alegrete

Começa hoje o evento PampaConecta na UNIPAMPA – Campus Alegrete, às 19 horas na sala 101. O evento é uma das ações do Programa Educação Empreendedora do Núcleo de Empreendedorismo de Alegrete e acompanha a solução de problemas empresariais durante três dias.

No primeiro dia, nesta terça feira (6), serão apresentados dez problemas empresariais. Cada empresa terá cinco minutos para apresentar seu problema e o empresário terá de oferecer informações e requisitos mínimos que as soluções devem ter, assim como a data de entrega. Os participantes se reunirão em grupos para trabalhar na resolução dos nove problemas apresentados.

Com o objetivo de impulsionar e fomentar o empreendedorismo na UNIPAMPA – Campus Alegrete, o PampaConecta contará com palestras no segundo dia do evento, quarta-feira (7). As palestras serão com os ministrantes Christiano Lisboa, sócio administrador do grupo BCD e a sócia proprietária da ENDIME, Tatiana Cartagena. Além disso, durante o dia os participantes receberão orientações e assistência com professores, técnicos e empresários.

O evento tem como público empresários, empreendedores, startups, investidores e entidades públicas com interesse no tema de empreendedorismo e tecnologia, assim como a comunidade de Alegrete. No último dia do evento, 21 de junho, os participantes apresentarão as soluções para as empresas juntamente com o encerramento da Primeira Edição do PampaConecta. Mais informações no site do evento, no email pampatec@unipampa.edu.br ou pelo fone: 55 34218417.

Empreendedorismo e inovação em Itaqui

O núcleo de Empreendedorismo da UNIPAMPA – campus Itaqui realizou a palestra “Empreendedorismo & Inovação – ação e resultado” com o gestor de negócio do SEBRAE, Edson Linhares. O evento aconteceu na quinta-feira (11), no Teatro Prezewodowski e foi organizado pelos professores Jonas Neves e Isaac Ramos juntamente com a bolsista Márcia Camargo e discentes voluntários do campus.

Equipe de organização do evento | Foto: Márcio Campos

A palestra contou com a presença de micro empresários, universitários e a comunidade externa de Itaqui, totalizando aproximadamente 200 pessoas. O professor Isaac Ramos explica que o evento proporciona novas caminhos para a universidade. “A importância é contribuir para que a comunidade acadêmica lance um novo olhar para a conjunção desses dois temas (Empreendedorismo e Inovação) que, quando trabalhados em conjunto, podem catalisar as atividades do ramo empresarial, conduzindo a novas perspectivas”.

O evento teve um público de 200 pessoas no Teatro Prezewodowski | Foto: Márcio Campos

A bolsista Márcia Camargo (35), no momento estudante do curso de Nutrição, espera conseguir com as atividades do núcleo de empreendedorismo trazer reconhecimento e o envolvimento de novos empreendedores no campus. “Além de poder acompanhar de perto e poder perceber os vários caminhos possíveis no meu curso, posso ajudar os demais discentes a perceber os mesmos”. O estímulo para pensar o empreendedorismo e a inovação através dos eventos pode ajudar a desenvolver ideias. “Muitos discentes têm ideias excelentes, porém não colocam em prática por falta de conhecimento e incentivo”, conta Márcia.

A curto prazo o núcleo pretende atingir o maior número de pessoas tanto da comunidade acadêmica quanto da comunidade externa. Uma das atividades para atingir os universitários é a disciplina de empreendedorismo nos cursos da UNIPAMPA. “É importante uma disciplina com esse tema porque o estudante tem que ser empreendedor, saber buscar o que ele quer”, destaca o professor e coordenador do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. O incentivo ao empreendedorismo também ajuda na formação de futuros profissionais que possam contribuir no desenvolvimento da região como. “Espero atingir a nossa região com o espalhamento desses profissionais com uma perspectiva empreendedora agregada ao seu exercício profissional”, diz o professor Isaac Ramos.

Conheça o Programa Educação Empreendedora

Você lembra dos vendedores de doces e salgados na rua? Ou os estudantes que vendem pastel bem naquele horário do lanche? Aquele seu conhecido que desenha e faz estampas de camisetas? Todos eles têm algo em comum: são empreendedores. Segundo José Carlos Dornelas, autor do livro “Empreendedorismo: transformando ideias em negócios”, o empreendedor é aquele que consegue identificar uma oportunidade e a transforma em negócio de maneira criativa. Para o autor, o empreendedor consegue modificar, economicamente e socialmente, o lugar em que atua.  

Pensando nisso, em 2016 o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oficializou uma cooperação com a Universidade Federal do Pampa e trouxe o programa Educação Empreendedora. O programa tem como objetivo estimular a visão e ação empreendedora nas instituições do Brasil. Na UNIPAMPA, cada campus possui um núcleo com a tarefa de promover o empreendedorismo. Assim, os projetos devem propor atividades, oficinas, seminários, palestras e painéis com o tema “Empreendedorismo e Inovação” relacionado a cada área de ensino do campus. Com o público-alvo estudantes, professores e técnicos da UNIPAMPA o programa também inclui a comunidade externa.

A realização de disciplinas direcionadas ao tema empreendedorismo também é uma das ações do programa. Com duas frentes de ação, o programa tem a intenção de desenvolver habilidades empreendedoras e possibilitar a inserção no mundo do trabalho. Além das atividades nos campus, o SEBRAE realiza o Desafio Universitário Empreendedor, competição entre estudantes em sua plataforma digital que oferece cursos, aulas e jogos sobre empreendedorismo e gestão de negócios. Para se cadastrar e começar as atividades acesse o site do DUE.

Entre 2014 e 2016, o programa Educação Empreendedora já capacitou 2.408.032 estudantes em aproximadamente 3 mil instituições do país, de acordo com dados disponíveis no site do SEBRAE. Na UNIPAMPA estima-se que 5 mil estudantes serão atingidos em todos os campus. Os estudantes, técnicos e professores que possuem uma ideia de negócio podem procurar o núcleo do seu campus para orientações e assessoria com seu projeto. A seguir a lista com orientadores e bolsistas de cada um dos Núcleos para consulta:

Núcleos de Empreendedorismo nos campus da UNIPAMPA:

Alegrete

Coordenadores: Elder de Macedo Rodrigues e Alessandro Girardi.

Bolsistas: Peterson Luiz da Rosa Rodrigues, Tuani Bernardi e Dionathan Scheid

Bagé

Coordenador: Ivonir Petrarca

Bolsista: Angélica Baumann Cardoso

Caçapava do Sul

Coordenadora: Renata Miranda

Bolsista: Victor Hugo Braga

Dom Pedrito

Orientadora: Caroline Mainardi

Bolsista: Rayssa Marçal

Itaqui

Orientador: Isaac Ramos

Bolsista: Márcia Camargo

Jaguarão

Orientadora: Patrícia Severo

Bolsista: Alef Franco Caldeira

Santana do Livramento

Orientadora: Andressa Henning

Bolsista: Cristiane Araújo

São Borja

Orientador: João Antônio Gomes Pereira

Bolsista do núcleo: Tanara Cargnelutti

Bolsistas para atividades de comunicação: Hallana Vitória e Larissa Burchard

Email: educaempreendedoraunipampasb@gmail.com

São Gabriel

Orientadora: Andressa Lhamby

Bolsista: Debóra Borges

Uruguaiana

Orientador: Ricardo Oaigen

Bolsista: Vanuza Azolin