Apresentação

A UNIPAMPA e o SEBRAE-RS formaram uma parceria para a promoção da educação empreendedora na universidade. Esta parceria tem como objetivo identificar e, posteriormente, trabalhar os elementos que possam configurar a UNIPAMPA como uma matriz geradora de cultura empreendedora para a Região do Pampa Gaúcho. Será uma forma de fazer com que esta instituição federal de ensino superior contribua com a sociedade na perspectiva de gerar desenvolvimento e fazer com que os produtos e serviços oriundos da região ocupem lugar de destaque no cenário nacional e até mesmo global.

O Programa Educação Empreendedora na UNIPAMPA foi criado no ano de 2016 visando difundir a cultura empreendedora junto as acadêmicos da universidade, tornando este assunto transversal ao longo de toda a sua formação. Através da parceria com o SEBRAE-RS, o Programa prevê a realização de diversas atividades, como seminários, palestras e oficinas com esta temática, além da oferta de componentes curriculares específicos para formadores de empreendedores. Espera-se que o egresso da UNIPAMPA tenha o perfil adequado para colaborar efetivamente para o desenvolvimento regional através de iniciativas empreendedoras.

Objetivos

O Programa Educação Empreendedora na UNIPAMPA tem os seguintes objetivos:

  1. Implementar Núcleos de Empreendedorismo em todos os campus da UNIPAMPA, os quais terão a tarefa de promover o empreendedorismo e organizar localmente as ações desta temáica nos campus da UNIPAMPA, de modo a formalizar a visão empreendedora junto aos acadêmicos;
  2. Realizar seminários contendo a temática “empreendedorismo e inovação”, em diferentes cidades nas regiões Fronteira Oeste e Campanha do RS, de modo a difundir de modo intenso o assunto entre acadêmicos e comunidade em geral, atingindo mais de 1.000 estudantes de graduação;
  3. Realizar eventos de alto impacto em diferentes cidades das regiões Fronteira Oeste e Campanha do RS, como Startup Weekends, Desafios de Modelagem de Negócios, Oficinas Criativas, etc, capacitando mais de 500 acadêmicos com já identificado potencial empreendedor e inovador nas áreas tecnológica e da indústria criativa.
  4. Conceber e executar uma disciplina de empreendedorismo para os cursos de graduação da UNIPAMPA, tornando este assunto transversal nos currículos dos cursos e capacitando professores e oferecendo até 1.200 vagas aos acadêmicos.
  5. Utilizar a plataforma online Desafio Universitário Empreendedor do SEBRAE como mecanismo de promoção e divulgação do empreendedorismo junto aos acadêmicos da UNIPAMPA, além de utilizá-la como um instrumento para difundir a cultura empreendedora na Região do Pampa.

Público-alvo

Este projeto tem como público-alvo direto alunos de graduação da Universidade Federal do Pampa. Estima-se que 5.810 estudantes serão diretamente beneficiados através da realização das ações propostas neste projeto. Além disso, outras pessoas de dentro e de fora da universidade também serão beneficiadas indiretamente.