PET - CTC (Engenharias da Unipampa de Alegrete)

03 – Atividades

CinePET – Mostra de longas-metragens com o intuito de promover a cultura, o lazer e a interação da comunidade acadêmica/regional e fomentar debates e discussões acerca do tema abordado nos filmes nos finais das exibições. As entradas são francas e livres. Ocorre na sala 101 do Campus Alegrete em determinados períodos pesquisados previamente para se adequar ao horários dos possíveis espectadores em geral.

Clube do Livro – São escolhidas obras para todos os alunos membros do PET CTC lerem em determinado prazo e no final, comentar e discutir assuntos abordados nos livros para troca de idéias e saberes. Esta atividade fomenta a capacidade de leitura, compreensão, ampliação do conhecimento e a adquirição de mais cultura para o estudante.

Ciência a Cavalo – Visita em escolas do interior no qual os membros do grupo aproveitam e ampliam o contato com a tradição gaúcha, andando a cavalo, conhecendo músicas tradicionalistas, culinária, etc. Nestas visitas são apresentados para as crianças do interior os trabalhos que os discentes promovem na Universidade.

Aulas Preparatórias para o Enem – Membros do grupo PET com maior afinidade com alguma área estudada no ensino médio dão aulas de reforço para alunos das escolas da região. As aulas acontecem em ambiente próprio da Unipampa com uma sala previamente reservada e destinada para este fim. Objetiva a melhoria do desempenho dos alunos do ensino médio no ENEM (exame nacional do ensino médio), os bolsistas do grupo PET organizaram oficinas com temas voltados para as ciências exatas, sendo estas mais pertinentes para o conhecimento dos alunos, visto que os mesmos demonstraram grande interesse de ingressar na UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa) campus Alegrete, na área de engenharias. Sendo que o grande intuito da oficina é objetivar que o aluno possa estar mais preparado para o ingresso no ensino superior.

Estagiário Temporário – Tarefas exercidas por setores da Unipampa que não representem grande risco eminente ao primeiro momento por execução, podem contar com a colaboração voluntária de alunos bolsistas, pois os mesmos iam ser acrescidos de bagagem intelectual e prática, e o setor da Unipampa contemplado seria beneficiado com mão de obra provisória e prestativa. Toda documentação e burocracia necessária seriam atendidas. De princípio, o setor da informática (STIC) seria a parte integrada com o programa PET para se exercer deste projeto, pois o mesmo carece de mão de obra em virtude da quantidade de trabalhos requeridos.

Atividade Social – Como uma das propostas do PET CTC – Ciência, Tecnologia e Cidadania desenvolver atividades que proporcionam o bem estar e satisfação e integrar o grupo com a sociedade, tem como uma de suas atividades para o ano de 2014 desenvolver atividades sociais, como por exemplo, visitação aos lares de idosos e orfanatos, do município de Alegrete – RS, como também, colaborar com um subprojeto da UNIPAMPA: “Universidade das Crianças”.

Operação Saúde em Foco – A atividade “Operação Saúde em Foco”, tem como objetivo promover o bem estar físico e mental através da reedução alimentar, disseminação de informações (psicologia, fisiologia, nutrição, desempenho físico, anatomia humana, suplementação, biomecânica e etc) e adequação física para à prática de atividades físicas . A proposta é trazer profissionais de diversas áreas da saúde agregando assim conhecimento sobre o complexo universo do corpo humano, bem como a realização de atividades semanais (caminhadas, ciclismo e etc) para desenvolver ou aprimorar a capacidade física de cada indivíduo.

Calourada – No primeiro dia de aula os ingressantes serão recepcionados pelos alunos, será apresentado o campus, com visitas aos laboratórios, biblioteca e demais salas. Neste dia, serão explicadas as funções de cada organização (CEC, NUDE, DA…), e será apresentada e aberta a Calourada, esclarecendo as dúvidas e estimulando sua participação. O objetivo da gincana é proporcionar aos calouros integração entre seus novos colegas e veteranos. A Calourada é uma alternativa ao tradicional trote, as atividades são realizadas somente por calouros que concordam em participar, em hipótese alguma, algum aluno é obrigado a participar. Além de disputas de conhecimento, competições físicas, haverá atividades sociais, em que os alunos farão visitas a asilos. A gincana também proporciona a interação com a comunidade alegretense, pois os calouros terão que arrecadar alimento, desenvolvendo assim uma consciência solidária.

Palestra com CTC: Esta atividade ocorrerá uma vez a cada três meses, onde será convidada pessoas das áreas de interesse do grupo, para dar uma palestra do tema. Esta atividade conta com um café durante o bate-papo.

Clube da Arte: Esta atividade ocorrerá uma vez a cada dois meses (intercalando com a atividade “Palestra com café”), será realizada aos domingos pela manhã. A cada encontro será discutido um tema (um estilo musical, um compositor, estilo de dança, cultura gaucha, etc), após uma breve apresentação do tema em slides, e um bate-papo entre o grupo, haverá uma apresentação típica do tema escolhido, e um café da manhã.