05. Extensão

Nesta página, você encontrará atividades de extensão que estão sendo realizadas pelo grupo PET PISC – Práticas Integradas em Saúde Coletiva. 

 

1. ATIVIDADES REALIZADAS NA COMUNIDADE

O PISC, desde sua criação, consolida-se junto à comunidade de Uruguaiana através de atividades realizadas na comunidade junto aos agentes comunitários de saúde, enfermeiros e médicos das ESF, a fim de fortalecer o sentido de trabalho em equipe no cenário de saúde municipal e elaborar estratégias em conjunto para a saúde social da comunidade.

Dessa forma, os petianos do PET PISC dedicam dois turnos semanais para a realização das seguintes atividades: visitas domiciliares junto às comunidades das estratégias de saúde da família 20 e 22; ações de educação em saúde e educação permanente.  Nestas atividades os usuários da atenção básica são atendidos por acadêmicos de diferentes cursos, tais como enfermagem, farmácia e fisioterapia, que visam a prevenção de danos e agravos, a promoção da saúde e a reabilitação, promovendo a qualidade de vida, fortalecimento do vinculo entre usuário-serviço e qualificando a formação acadêmica.

Responsável: Todo grupo PET

2. DIAGNÓSTICO COMUNITÁRIO

Esta atividade promove  a capacitação dos bolsistas para a realização do diagnóstico comunitário, através de orientações docentes, estudos de caso, leitura de artigos científicos e rodas de conversa. O grupo PET trabalhará diagnosticando as comunidades onde realiza as ações, as ESF’s 20 e 22

Responsável: Todo grupo PET

3. AÇÕES BASEADAS NO DIAGNÓSTICO COMUNITÁRIO

Esta atividade capacita os bolsistas para o planejamento de ações para os problemas identificados durante o diagnóstico comunitário, através de orientações docentes, estudos de caso, leitura de artigos científicos e rodas de conversa.

Responsável: Todo grupo PET

4. IDENTIFICAÇÃO DE USUÁRIOS ACOMETIDOS POR DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS, TRAUMAS CEREBRO-VASCULARES E ACIDENTES EM GERAL

Esta atividade propõe uma identificação, por meio de busca ativa,  de usuários acometidos por doenças crônico-degenerativas, por traumas cerebro-vasculares e acidentes em geral, com algum nível de imobilidade e que possuam necessidade de atenção integrada de enfermagem, farmácia e fisioterapia para a realização das visitas domiciliares. Essa ação objetiva a implementação do diagnóstico comunitário.

Responsável: Todo grupo PET

5. GRUPOS DE ORIENTAÇÕES

Esta atividade organiza grupos na comunidade para orientações a hipertensos, diabéticos, gestantes e cuidados para a saúde, envolvendo cuidados integrais à saúde do homem, em parceria com os agentes comunitários e profissionais das unidades básicas. Com base nestas ações buscamos a prevenção e promoção da saúde destas populações.

Responsável: Todo grupo PET

6. SEMINÁRIOS/OFICINAS NO INTERIOR DA UNIVERSIDADE

Em parceria com diversos líderes, serão construídos, pelos petianos, seminários e oficinais afim de integrar saberes entre os diferentes cursos de graduação da área da saúde e comunidade, realizar trocas de experiências,  através de relatos, rodas de conversas, etc.  A realização desses eventos acontece de forma anual e os petianos organizam-se em grupos distintos para realização das atividades.

Responsável: Todo grupo PET

7. CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO

Serão confeccionados folderes, cartinhas e vídeos educativos adequados à realidade local, com o objetivo principal de orientar a população atendida e auxiliar no enfrentamento dos principais problemas vivenciados, suprindo dúvidas e compartilhando saberes através dos materiais educativos.  Eles serão formulados através das vivências dos petianos em meio a comunidade.

Responsável: Todo grupo PET

8. AVALIAÇÃO PROCESSUAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS

A avaliação processual das atividades realizadas acontece anualmente e envolve acadêmicos,  bolsistas, docentes, técnicos administrativos em assuntos educacionais, profissionais dos serviços de saúde e comunidade. Essa avaliação é realizada de forma individual a cada atividade e coletivamente a cada semestre, tendo como principal objetivo avaliar o andamento do planejamento anual.

Responsável: Todo grupo PET

9. REALIZAÇÃO E ENTREGA DE RELATÓRIOS QUINZENALMENTE

São entregues quinzenalmente relatórios das atividades realizadas, nos quais contém a descrição da atividade e o impacto causado na comunidade e no petiano. Além disso, devem conter nos relatórios, soluções para as dificuldades encontradas durante as visitas domiciliares e as atividades. Tem-se como principal objetivo do relatório, a avaliação do andamento das atividades propostas.

Responsável: Todo grupo PET