14. Visitas Domiciliares

UBS 01 – Ipiranga

Na UBS 01, os integrantes do PISC, juntamente com a enfermeira Liliam e os agentes comunitários estão realizando visitas domiciliares para fortalecer o vínculo dos usuários com a UBS e oferecer orientações priorizando promoção, prevenção e reabilitações em saúde. A comunidade do bairro Ipiranga também conta com grupo de gestantes e hipertensos que a unidade oferece e projeto Dants.

11200770_468817569944165_2704586068292661187_n

“A inserção dos acadêmicos do PISC na ESF 01 Rui Ramos foi de extrema importância no que tange a capacitação, da equipe, assim como maior envolvimento deste membros com a universidade. O conhecimento e o embasamento científico e técnico dos alunos, auxilia nas mais diversas áreas de atuação, o que faz o cuidado realizado com as famílias a domicílio, ser desenvolvido de uma maneira mais holística, multiprofissional e resolutiva.”

Liliam Stumm (enfermeira)

ESF 20 – CAIC

O grupo do PISC está dando continuidade ao trabalho que deu início em 2014 junto ao enfermeiro Bruno, na ESF 20. A prioridade são as visitas domiciliares a usuários da unidade que precisam de algum tipo de atenção especial ou orientações de saúde de um modo geral. O grupo também atua no grupo Hiperdia.

20

“Na ESF 20 CAIC os acadêmicos do PISC- Unipampa estão inseridos no grupo Hiperdia e atuando nos domicílios através dos atendimentos domiciliares. A população em nosso território de atuação tem muitas carências, e o trabalho desenvolvido pelos bolsistas contribui na qualidade da atenção em saúde oferecida pela unidade, principalmente na promoção da saúde. As atividades desenvolvidas tem grande aceitação da população e contribui na formação dos alunos.”

                                                                                                                                            Bruno Ramos ( Enfermeiro)

 

ESF 17 – Nova Esperança

O PISC, juntamente com e enfermeira Márcia e os agentes de saúde locais, está buscando aumentar o vínculo dos usuários às unidades, para que assim os mesmos venham a desfrutar de todos as informações e serviços prestados pelo local. Além das visitas domiciliares, onde são passadas orientações para melhoria da saúde como um todo, a unidade também promove grupo de gestantes, de hipertensos e diabéticos e também o grupo de idosos.

17

“O Programa de Práticas Integradas em saúde coletiva (PISC), veio de encontro com a necessidade reprimida da população, onde os acadêmicos, de forma interdisciplinar, suprem as necessidades dos usuários e, os quais são muito elogiados pelos familiares destes. Usuários estes, que estão impossibilitados de locomoverem-se de suas casas por diversos motivos: como sequela de AVC, por lesão medular causada por arma de fogo,por doença de Alzheimer e muitos outros motivos; enfim são usuários que carecem desse serviço para o melhoramento da sua qualidade de vida…”

                                                                                                                                              Márcia Arend (Enfermeira)