Atividades de ensino

Nesta página, você encontrará a descrição das atividades de ensino em andamento do Grupo PET Veterinária Unipampa.

 ATIVIDADES DE ENSINO

Produção de Material Didático: A atividade visa confeccionar materiais didáticos abordando temas multidisciplinares que contemplem o conteúdo de disciplinas que possuem maiores índices de reprovação nos cursos de agrárias/e ou saúde, como o exemplo das disciplinas de anatomia, histologia, fisiologia , semiologia, parasitologia e patologia.

PROCORT: Os petianos são responsáveis pelo levantamento e acompanhamento do manejo sanitário, reprodutivo e nutricional dos animais fazenda escola da UNIPAMPA – Campus Uruguaiana (Rebanho de gado Hereford e Braford), além disso, participam de cursos e eventos ligados a pecuária. A atividade visa proporcionar o contato do petiano com a área de produção, bem como auxiliar no controle do rebanho da fazenda escola do Curso.

Workshop em Bovinos:  O objetivo do Workshop em Bovinos é prover aos participantes subsídios necessários para sua formação no que tange a área da bovinocultura, de leite e carne. Pretendendo desta forma, estimular o aperfeiçoamento técnico e atualização dos futuros profissionais da área. Portanto, o evento tem por desígnio proporcionar benefícios à sociedade em geral e aos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária e zootecnia completando a sua formação.

Monitorias Voluntárias: Os bolsistas PET deverão participar de monitorias voluntárias, a fim de melhorar o rendimento acadêmico e auxiliar os alunos e professores no desenvolvimento das disciplinas do curso de Medicina Veterinária.

Participação em Eventos e Visitas Técnicas ou Culturais:  As visitas técnicas realizadas pelo grupo PET-Veterinária, bem como a participação em eventos como simpósios, congressos e seminários regionais, nacionais e internacionais visam promover um modelo de formação acadêmica diferenciada, provocando uma visão ampla e crítica sobre diferentes áreas de atuação, novas tecnologias utilizadas na Medicina Veterinária, e perspectiva de diferentes culturas de outras regiões e países. Desta forma pretende-se que o acadêmico conheça os diversos ângulos profissionais, visando também à experiência em apresentações em eventos, permitindo um maior conhecimento acadêmico, cultural e social.

Curso de Línguas: Os integrantes do grupo PET-Veterinária participam de cursos de idioma, preferencialmente inglês, durante semestre, visando contribuir para a formação acadêmica.

Ler e Refletir: Os alunos realizam leituras e discussões de obras literárias dos mais variados assuntos, visando estimular o hábito da leitura e consequentemente uma melhor escrita dos participantes do projeto.

Levantamento e Análise dos Índices de Retenção e trancamento no Curso de Medicina Veterinária da Unipampa: A comunidade universitária, sem um bom preparo no sentido acadêmico, não enfrenta apenas o desafio de acesso, mas, sobretudo o de permanência na educação superior. Nesse processo, muitos estudantes, desmotivados por diferentes causas e razões, contribuem para o aumento dos percentuais de retenção e de evasão universitária (EINLOFT et al, 2011). Considerando que o Programa de Educação Tutorial (PET) deve contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação, este trabalho tem por objetivo realizar um levantamento do número de reprovações nas diferentes disciplinas, bem como da evasão do Curso de Medicina Veterinária, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), visando propor posteriores ações para melhorar a qualidade e o aproveitamento dos discentes em relação ao seu desempenho acadêmico.

1470947121138

Captura de tela 2014-09-09 14.42.45