PIBID PEDAGOGIA – LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL PARTICIPA DE AÇÃO DE ARRECADAÇÃO DE PRESENTES PARA O DIA DAS CRIANÇAS

Nota escrita pela Coordenadora da EMEI Professora Silvia Beatriz Ferreira de Souza Soares – Liesi Kolton

A ideia dessa parceria surgiu, pois não iria conseguir presentear todas as crianças e realizar a festa com lanche apenas com a venda de rifas. Tentei outras parcerias, porém sem sucesso foi aí que conversei com a professora Patrícia Moura apresentei minha ideia que, na verdade, a ideia inicial seria fazer uma grande festa com todas EMEIS onde cada aluno da UNIPAMPA adotaria um aluno de uma EMEI, mas a Prof. Patrícia achou mais prudente fazer só com alunos do curso de Pedagogia. Assim as bolsistas do PIBID contavam uma história e depois alunos desenhavam, na universidade, as bolsistas foram nos semestres da Pedagogia e os alunos adotaram uma ou mais cartinhas. Com esta ação, a universidade presenteou no total 126 crianças, apenas 4 crianças não tiveram retorno em suas cartas e a escola prontamente presenteou as mesmas.  Concomitante a esta ação, a Rede do Bem me procurou querendo também ajudar nossa EMEI, foi ai que tive a ideia de indicar a EMEI Pedacinho do Céu para também ser beneficiada, ofereci o espaço e os brinquedos, onde tivemos uma belíssima festa para 150 crianças beneficiadas com lanches, bebidas e presentes. Agradeço de coração a professora Patrícia Moura, as supervisoras e todas as bolsistas do PIBID, assim como a rede do bem. Gratidão a todos!

 

PIBID – LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL NA ENTREGA DOS PRESENTES PARA OS ALUNOS DA TURMA PRÉ II B.
CRIANÇAS NA FESTINHA
CRIANÇAS NA FESTINHA
BOLOS PARA O LANCHE

 

 

Intervenção Arraiá do Pibid

No dia 24 de junho, os pibidianos organizaram uma intervenção literária na Festa Junina do calendário anual do IFSul – Instituto Federal-sul-rio-grandense/campus Bagé. A intervenção consistia em um espaço decorado com a temática da festa, “Festa de São João”, para o registro de fotos temáticas. O espaço foi organizado em torno de um banco, que foi decorado para servir de cenário junto a uma moldura de quadro e a algumas placas confeccionadas com fragmentos de poesias de cordel. Quem quisesse ser fotografado devia caracterizar-se e segurar uma placa com um fragmento de poema com que se identificasse. A intervenção teve o objetivo de promover a apreciação dos poemas pela comunidade escolar. O espaço proporcionou a todos os participantes e convidados do evento o registro de fotos temáticas e a postagem em diferentes redes sociais promovendo a interação do grupo, assim como a apreciação da literatura de cordel pela comunidade local e estudantes.

Arraiá

Intervenção Cinematizando Com os Livros

Em maio, os pibidianos do Instituto Federal Sul-rio-grandense realizaram a intervenção Cinematizando Com os Livros. O objetivo foi levar ao conhecimento dos alunos – dos cursos de Informática e de Agropecuária – obras literárias que foram adaptadas para filmes, incentivando-os não só a ver a adaptação, mas também a ler o texto escrito, normalmente disponível na biblioteca. Os alunos foram receptivos à proposta e mostraram-se interessados não só em assistir ao filme, mas também em ler o livro.

Cinematizando

Seminário Institucional do PIBID/UNIPAMPA – 2017

Nos dias 21 e 22 de setembro de 2017, professores e acadêmicos bolsistas do PIBID/UNIPAMPA estiveram reunidos no  Campus Bagé para discutir a formação inicial e continuada de professores durante Seminário Institucional, que aconteceu concomitantemente ao Fórum das Licenciaturas, da UNIPAMPA.

O evento reuniu bolsistas de iniciação à docência, supervisores e coordenadores de área de 16 subprojetos do PIBID, que atuam em oito dos dez Campi da Universidade.

O vídeo abaixo mostra, na sequência, as falas do Pró-Reitor de Graduação, Prof. Ricardo Carpes, da Profa. Ângela Maria Hartmann, do Prof. Márcio Martins e do Reitor da Universidade, Prof. Marco Antônio Hansen sobre a temática e importância do evento para as licenciaturas e o PIBID.

O evento reuniu mais de 350 pessoas, entre coordenadores de cursos de licenciatura, professores representantes dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDES), professores gestores de área do PIBID, professores supervisores do PIBID e estudantes bolsista do PIBID da instituição.

Mais informações e imagens podem ser visualizadas em: http://porteiras.r.unipampa.edu.br/portais/prograd/

Projeto Gênero discursivo: fazendo poesias

O projeto de ensino “Gênero Discursivo: Fazendo Poesias” foi aplicado no Instituto Federal Sul-rio-grandense pelo grupo do Pibid, no mês de maio, para os primeiros semestres dos cursos de Agropecuária e Informática. A sequência didática, organizada em torno do gênero poesia, teve como objetivo desenvolver habilidades de leitura, escrita e oralidade. Como produção final, os alunos, depois de escreverem seus poemas, apresentaram suas criações em vídeos, feitos individualmente ou em grupos.

Fazendo poesia

 

 

Intervenção A caminho da biblioteca

Em maio, os pibidianos do Instituto Federal Sul-rio-grandense realizaram outra intervenção literária que tinha como objetivo central incentivar a comunidade escolar a frequentar a biblioteca. Para isso, foram selecionados fragmentos de oito obras distintas. A esses fragmentos foram anexados comentários sobre o autor e a obra, contendo uma foto do autor, informações de caráter bibliográfico e uma breve apresentação da obra. Esses textos foram copiados e impressos em folha A4, modo paisagem, e, posteriormente, colados em cartolinas coloridas recortadas em forma de setas, todas dispostas no saguão de acesso às salas de aula cuidadosamente direcionadas à biblioteca do Instituto Federal, de modo a incitar a pesquisa e o acesso ao espaço de leitura disponível dentro do ambiente da biblioteca.

biblioteca

Intervenção literária Poetize

Em abril, o grupo do Pibid do Instituto Federal Sul-rio-grandense realizou a intervenção literária “Poetize”. O objetivo foi desenvolver o conhecimento sobre o gênero poesia e promover a interação da comunidade escolar: alunos, professores, técnicos e visitantes ocasionais, a partir de um mural colocado na parede dos corredores do prédio. Nos corredores, fixamos um mural com bolsos, onde estavam disponíveis pedaços de papel, caneta, fita colante (durex) e cópias de poemas de autores bem conhecidos. A proposta da intervenção era que os poemas fossem lidos e, a partir disso, quem os lesse colaborasse de alguma forma, escrevendo um comentário, outro poema, o fragmento de uma música, ou de outra forma que preferisse.

Poetize

Parada da leitura

A atividade, realizada mensalmente na E.E.E.M. Luis Maria Ferraz – CIEP, leva aos alunos e à comunidade escolar alguns momentos de dedicação à leitura literária. A “Parada da Leitura” é apresentada em diferentes formatos, sempre com o objetivo de despertar o interesse por textos literários. No primeiro semestre de 2017, houve três edições. Na primeira, o projeto foi aplicado nas turmas do ensino fundamental, do 6° ano ao 9°, e nas turmas do 1º ao 3º ano do ensino médio, sendo utilizados diversos poemas para a leitura. A segunda rodada foi aplicada em algumas turmas do ensino médio, em que foram levados livros da biblioteca da escola. Para o acontecimento da terceira rodada, as bolsistas levaram os livros infantis para os alunos do 6° a 9° ano.

Parada

Parada 1

Parada 2

 

 

Filosofando com a língua

A oficina “Filosofando com a língua” foi elaborada coletivamente pelo grupo de bolsistas da E.E.E.M. Luis Maria Ferraz – CIEP e aplicada em cinco turmas do ensino médio. Cada bolsista ficou responsável por uma turma. A oficina foi desenvolvida ao longo de 10 h/a com o objetivo de proporcionar aos alunos a reflexão sobre cinco diferentes temas (felicidade, tecnologia, vida, trabalho e pluralidade cultural) visando a elaboração de pautas para a posterior gravação de Podcasts.

Filosofando

Filosofando 1

Filosofando 2

Filosofando 3

Filosofando 4

Filosofando 5

Filosofando 6

 

 

DICAS DE LEITURA

O projeto “Dicas de Leitura”, executado pelo grupo de pibidianos da E.E.E.M. Luis Maria Ferraz – CIEP, é executado através de exposição de livros literários na vitrina da biblioteca da escola. Todos os títulos expostos estão disponíveis e podem ser emprestados para os alunos. Através dessa ação, temos por objetivo instigar os alunos a terem curiosidade a respeito do material que sai das prateleiras e recebem um acesso virtual mais efetivo. Neste semestre, as dicas de leitura foram atualizadas somente duas vezes, isso ocorreu pois a biblioteca (espaço que as dicas de leitura são expostas) passou por uma reforma ficando interditada por um período.

Dicas