Portfólios PIBID – QUÍMICA Caçapava do Sul 2016/2017

Pibidianos:

Ana Cristina P. Machado: https://drive.google.com/open?id=1PcV_QX11Sw3FrCIx2flubV2a22LSaiUiWOI1NEBOmAI

Camila D. Ferreira:  https://docs.google.com/presentation/d/1rqVtB8lONuJtrnWaJ1qjL3sMWJrMiK4F4eI1AHZK3U4/edit#slide=id.p

Cassius F. Mirapalhete: https://drive.google.com/open?id=0B_C8hbtKeGpVVHZpdkdEMDRHNDA

Carlos Pedroso: https://drive.google.com/open?id=0Bywmtvet_i49WDQyc0dZWXNZR3M

Daniane S. Machado: https://drive.google.com/open?id=1pLSfW8OUnqTj6zbWjmRPyVx0PJVIKrszhfIo6IIim2U

Edila R. Silva: https://drive.google.com/open?id=0B_KsnE3VGPi_WUxBM3k4enVRVGM

Isabel C. Teixeira da Silva: https://drive.google.com/open?id=0B2k0Bf9Uqy0eZ21YSVBodWpldUU

Jéssica Marques: https://docs.google.com/presentation/d/1aROVWiKPtg_8vY83–pC8hy65oTwESphnHM9UU2YkjM/edit?ts=5a11b2a0#slide=id.p

Juliana Tolfo:  https://docs.google.com/presentation/d/14oxEjLkxtaVvxcyzBEQl1CI1osh84KouLkVfgEhhTIA/edit#slide=id.p3

Laura C. de Jesus: https://drive.google.com/open?id=1RoIe2B-iiDiW6kdAAfLn-5LQ92ruvletLdEYhoAykBo

Marcos V. da S. Ferreira: https://docs.google.com/presentation/d/1Zg1w6U4v-KLU7bIAhOwMGrAhTsMISm3gVKNpAST2m6g/edit?usp=sharing

Maria Bitencourt:  https://drive.google.com/open?id=1WmNQsrSoPJ1o_Gj3ETGonUJy2lIZyJTb

Marcelo Vivian: https://drive.google.com/open?id=0B94XMrqxMwmJYlU0b1hfbEduMnc

Paola Menezes: https://drive.google.com/file/d/0B6zOrhSZcqFmZkhfR1BvWGlvNDlsZG92NWpZLXV1RmNxTi1j/view?ts=5a19fb7e

Priscila F. Luiz Leal: https://drive.google.com/open?id=1AqirTAXXHzzbapvi_5w2Pm_yAU-D3qbgcCgbX9RLxeY

Rosimere M. dos Santos: https://drive.google.com/open?id=17Pmly_ajRAf005-g-9j3e7ZS4PmE9vM9-1U8xzalv2I

Stephanie Trindade: https://drive.google.com/open?id=0B0Qg1OgElkYxLVdSbmZncHBrbmZxQWwyckxIekxRUzQyMzhR

Vanessa F. Siqueira: https://docs.google.com/presentation/d/1GM-X_D7llZ9aYkgnhn6t-G_SEYUpB267IXdVruHdvJs/edit?ts=5a0a54e3#slide=id.g1150198d87_0_2

Yago Sena: https://docs.google.com/presentation/d/1GM-X_D7llZ9aYkgnhn6t-G_SEYUpB267IXdVruHdvJs/edit?ts=5a0a54e3#slide=id.g1150198d87_0_2

Supervisores:

Denise R. Medeiros: https://drive.google.com/open?id=0B_C8hbtKeGpVVHZpdkdEMDRHNDA

Fabiane I. M. de Oliveira:  https://docs.google.com/presentation/d/1lRDlXcQZAWOf8tRk8Zo8KpCEgSZg3HiycVwIGONG7UQ/edit?usp=sharing

BOLSISTAS PIDIB-SUBPROJETO QUÍMICA ELABORAM PROTÓTIPO DE JOGO DIDÁTICO VOLTADO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Bolsistas do PIBID-subprojeto Química da Unipampa, Campus Caçapava do Sul, elaboram protótipo de jogo didático voltado para a Educação Básica.

Tabuleiro do jogo ORICALCO

O jogo foi nomeado de “Em busca do Oricalco”, inspirado em um jogo de tabuleiro já existente, cujo nome é “Atlantis, a cidade perdida”. A produção do protótipo do jogo perpassou pelas etapas de elaboração de regras e questões referentes a conteúdos da disciplina de Química, assim como a construção do tabuleiro com materiais alternativos.

Destaca-se que durante o processo de elaboração do jogo ocorreu a revisão dos conteúdos químicos, através da confecção das questões, o que vem a colaborar com a aprendizagem dos conceitos estudados, fato que pode ser considerado importante para atuação profissional.

PROTÓTIPO DO JOGO WAR – ABORDANDO OS CONCEITOS DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO

PROTÓTIPO DO JOGO WAR – ABORDANDO OS CONCEITOS DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO

Tabuleiro do jogo

Pibidianos do subprojeto Química do campus de Caçapava do Sul/RS, confeccionam protótipo adaptado do jogo comercial War, denominado batalha química. O jogo traz como objetivo o exercício de conceitos químicos voltados para o primeiro ano do ensino médio. Nesta perspectiva busca – se um melhor desempenho do aluno através de uma proposta lúdica.

Subprojeto PIBID – Química da UNIPAMPA Caçapava do Sul participa do II ENLICSUL

O evento é o segundo encontro regional promovido pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), das Instituições de Ensino Superior (IES) da região sul, organizado e sediado pela Unisinos durante os dias 13/12/2017 a 15/12/2017.

O encontro visa, por meio da participação das diferentes IES e das escolas conveniadas ao Pibid/Região Sul, discutir as práticas de iniciação à docência em seus diferentes enfoques, promover reflexões sobre a avaliação das experiências desenvolvidas e perspectivas à continuidade do Pibid como política de formação e de valorização à docência e aprimoramento da Educação;

O trabalho apresentado pode ser encontrado aqui.

Subprojeto PIBID – Química da UNIPAMPA Caçapava do Sul participa do I Encontro Regional de Ensino de Ciências: Perspectivas, Metodologias e Novas Tecnologias 2017 (I EREC)

Realizados nos dias 30 e 31 de março de 2017, no campus central da UFSM, e terá abrangência regional. Contou com a participação de renomados pesquisadores da área, tanto nacionais como internacionais, os quais abordaram assuntos que estão em pauta sobre a educação em nosso país, possibilitando o debate e oportunizando a troca de experiências na comunidade acadêmica.

O trabalho intitulado METODOLOGIAS ALTERNATIVAS DE ENSINO COMO PROPOSTA
PEDAGÓGICA PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA, encontra-se disponível nos anais do evento disponível no link: http://docs.wixstatic.com/ugd/b723da_571d021e09c941d391774052fa29f9b3.pdf

 

 

Aprendizagem através da música: Onde teoria e prática se encontram.

Os bolsistas Diogo Meireles, Diana Vaz, Eliana Back, Vaniza Bueno, Luisa Dutra e Maristela de Oliveira, apresentaram no dia 21 de novembro  no Instituto de Formação Docente de Rivera -Uruguai a oficina  titulada: “Aprendizagem através da música: Onde teoria e prática se encontram” . O workshop com o objetivo de apresentar e discutir propostas de ensino através da música, também mostrou a história no Reggaetón e  ao final os participantes foram convidados a bailar  ao som do ritmo.

Bolsistas Diogo Meireles, Eliana Back e Luisa Dutra apresentando as propostas de ensino através da música.

 

La Universidad Federal do Pampa (Unipampa)

Com o objetivo de de apresentar aos alunos os cursos existentes na Unipampa Campus Bagé, a bolsista Djulya Veloso mostrou a história da Universidade, citada acima e também como é a vida de uma acadêmico de graduação. Além disso, a bolsista preparou a aula com o objetivo de incentivar seus alunos a ingressar no ensino superior.

Abaixo segue o modelo de plano de aula elaborado pela bolsista.

7Plandeclase