Intervenções dos Bolsistas-ID do Subprojeto Biologia – 2017

Intervenções realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlota Vieira da Cunha:

Forca da Genética – Caroline Resena Gonçalves

Quiz de Alimentação e Nutrição – Caroline Resena Gonçalves

Dominó do Reino Monera – Caroline Resena Gonçalves

Oficina na Semana do Meio Ambiente sobre Agrotóxicos – Caroline Resena Gonçalves

Jogo Show do Sistemão – Caroline Resena Gonçalves

Extração de DNA Humano – Gabriel Oscar Ribeiro Machado

Aguçando o gosto pela leitura – Gabriele Milbradt Glasenapp

Aguçando o gosto pela leitura – parte 2 – Gabriele Milbradt Glasenapp

Cinema Ambiental – Gabriele Milbradt Glasenapp

Desmatamento de florestas – Gabriele Milbradt Glasenapp

Dia Mundial da Água – Gabriele Milbradt Glasenapp

Extinções e animais ameaçados de extinção – Gabriele Milbradt Glasenapp

Há fungos entre nós – Gabriele Milbradt Glasenapp

Misturas homogêneas e heterogêneas – Gabriele Milbradt Glasenapp

Semana do meio ambiente – água – Gabriele Milbradt Glasenapp

Semana do meio ambiente – paleontologia – Gabriele Milbradt Glasenapp

Escribiendo cartas

Na primeira aula após as férias, os bolsistas Vaniza Bueno, Eliana Back, Diogo Meireles e Luiza Dutra, aplicaram com as turmas 201 2 e 202 uma atividade diagnóstica com o objetivo de conhecer as expectativas dos alunos nesse novo semestre que que se iniciou. Após essa atividade, os monitores apresentaram e explicaram como se trabalha os gêneros formal e informal através de cartas, dada a explicação, os bolsistas distribuíram folhas onde os alunos deveriam escrever(em espanhol) uma carta carta informal para um amigo ou colega, e logo após uma carta formal direcionada a um parente ou a uma pessoa mais velha, durante a escrita os bolsistas se dividiram para auxiliar os alunos  com dúvidas em palavras na língua.

El Mercado de Trabajo Profesional y la Universidad

Um dos grandes desafios ao chegarmos ao terceiro ano do ensino médio é decidir o que queremos fazer de nossas vidas, se queremos trabalhar, estudar ou construir o próprio negócio. Precisamos de tempo para essa decisão e principalmente de amadurecimento. Buscando auxiliar seus alunos da Escola CIEP localizada em Bagé os bolsistas Guilherme Ramos, Júlia Portinho e Djulya Veloso trabalharam no primeiro semestre de 2017 com o projeto “El mercado de trabajo y la universidad” que buscou ensinar espanhol mas também instruir sobre as diversas oportunidades que possuímos não somente  nas universidades mas também em diversos outros contextos.

 

Proyecto: Debatir las diferencias, combatir los prejuicios.

Promover o debate  sobre questões que  estão presentes e fazem parte dos problemas enfrentados em nossa sociedade é um grande desafio para alunos e professores. O projeto das bolsistas Mariana Grego, Diana Vaz, Melissa Barbieri e Larissa Assis traz essa discussão para dentro da sala de aula juntamente com o aprendizado de Espanhol. O projeto ocorreu durante o primeiro semestre de 2017 na escola CIEP localizada em Bagé/RS.

 

Los niños y los cuentos

Existe um momento na vida das crianças em que elas gostam de brincar com a fantasia, ir até onde a imaginação permite, e ouvir as próprias historias.  Para soltar a imaginação dos pequenos, os bolsistas Maristela, Vitor e Vaniza trabalharam os contos infantis, levaram algumas histórias, entre elas a ” Los tres cerditos” que prendeu a atenção dos pequenos, após o conto foi a hora dos niños soltarem a criatividade e desenhar e contar suas próprias historinhas

.

Palestra sobre Danos e Riscos do Uso de Energéticos e Álcool

Foi oferecida, aos integrantes do subprojeto Biologia, palestra sobre o uso de álcool e energéticos, intitulada “Danos e riscos que o álcool e os energéticos podem causar à saúde”, com ênfases para as alterações que provocam no comportamento e na saúde e para a divulgação destas informação junto aos estudantes de escolas do Ensino Básico.

A palestra foi proferida pela Profª Drª Lucia do Canto Vinadé, docente do campus São Gabriel e pesquisadora do Laboratório de Neurobiologia e Toxinologia do campus, sendo que completa um ciclo de atividades cujos temas foram as drogas e o comportamento de adolescentes e jovens.

A atividade foi desenvolvida no dia 15 de agosto, a partir das 17 h e 30 min, na sala 317 do prédio acadêmico do campus São Gabriel.

Início da palestra e a Profª Lucia Vinadé
Audiência formada pelos integrantes do subprojeto Biologia

Cultura, Espanhol e Escola: Uma Viagem Pela América Latina

Cultura está sempre atrelada á língua, não cair em estereótipos se faz extremamente necessário ao darmos uma aula, principalmente em uma sala onde se ensina o espanhol que temos falantes desta língua espalhados pelo mundo inteiro. Nesse sentido o projeto das professoras Júlia Portinho e Larissa Assis busca apresentar os países que utilizam o espanhol como língua oficial, trabalhando com aspectos culturais de cada um deles.

15175419_1237441896317810_310510160_n-1

15209075_1237441916317808_546144511_n

15218681_1237441892984477_9594346_n

15226476_1237442002984466_1513188003_n

15228047_1237441899651143_801607504_n

Oficina y leyenda de los atrapasueños

A oficina foi executada com o objetivo de proporcionar aos alunos do sexto ano um contato com a língua espanhola que fosse dotado de sentidos e fazeres. Trabalhamos então com a lenda indígena do filtro dos sonhos, artefato corriqueiro entre jovens hoje em dia, e que teve seu uso tribal e ancestral esquecido. Uma vez trabalhada a lenda através de texto escrito e leitura dialogada, partimos para a parte prática onde com cipós, fios, penas e contas cada estudante pode confeccionar seu próprio filtro dos sonhos. A oficina teve como objetivo vivenciar saberes e práticas através da língua adicional que estamos estudando e romper com alguns preconceitos como o de achar que aprender língua é apenas decorar regras gramaticais fora de contexto.

jnlojn jolj kjnplc