Produções esportivas e lúdicas

Desenvolvimento de novas modalidades esportivas na Educação Física escolar

  • Após familiarização com o contexto escolar e suas características, os bolsistas ID iniciaram o período de acompanhamento e intervenção nas aulas de Educação Física escolar. Neste período, foi desenvolvida uma proposta de iniciação ao rugby com os alunos. A proposta foi bem aceita e gerou curiosidade desde os primeiros contatos com o material esportivo diferente e a forma de jogar.
  • A partir da realização de um seminário para os alunos do Ensino Fundamental e Médio, notou-se o interesse dos alunos pela prática da dança nas aulas de Educação Física. Quando as atividades dos bolsistas nas aulas de Educação Física iniciaram, foi criado o clube de dança, com o objetivo de oferecer a oportunidade da prática e conhecimento de ritmos que fazem parte da nossa cultura, além dos movimentos, expressão corporal e capacidades coordenativas tão sucintas nos jovens do mundo contemporâneo. A dança é um instrumento de socialização, e de suma importância para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis.

Participação e organização de jogos inter-classe e competições esportivas

  • A “Copinha” foi um campeonato de futebol entre os alunos do ensino fundamental, durante o mês da Copa do Mundo no Brasil. O projeto objetivou a interação aluno-aluno e aluno-professor, o incentivo ao conhecimento sobre a cultura dos países envolvidos com a Copa do Mundo, a aprendizagem tática e técnica da modalidade futebol, o cultivo de conceitos, valores e atitudes saudáveis. Durante a realização dos jogos, foi observado bom envolvimento dos alunos com organização do campeonato, destacando-se o trabalho em equipe, o saber ganhar e perder, o incentivo aos colegas de grupo e o espírito de coletividade entre os participantes.
  • Com o intuito de proporcionar aos bolsistas a oportunidade de atuar em situações não previstas no currículo formal, o grupo participou da organização do Torneio Internacional de Integração Esportiva, proposto pela escola João Fagundes. Este é um é um evento de alto nível escolar e de grande projeção na cidade de Uruguaiana que acontece desde 2005 e envolve cerca de 20 escolas de cidades vizinhas, do Uruguai e da Argentina. O objetivo do torneio é proporcionar às equipes participantes um momento onde a competição e a integração estejam presentes, visando o intercâmbio de culturas e a troca de experiências.