Produções bibliográficas

PIBID PEDAGOGIA – ED. ESPECIAL E EJA – JAGUARÃO/RS

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO – 2016

EVIDÊNCIAS TEÓRICAS-PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES: AUTORREFLEXÕES & REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E SUAS ESPECIFICIDADES – Acesse aqui

ORGANIZAÇÃO MULTISSERIADA DO ENSINO: CONTRIBUIÇÕES AO PLANEJAMENTO DOCENTE – Acesse aqui

ARTIGOS – 2016

XVII FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE –  MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM VIRTUAL MULTIMÍDIA EM REDE SOCIAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA DO BRASIL – PORTAL DOS FÓRUNS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA DO BRASIL  – Acesse aqui

XVII FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE –  A DIALOGICIDADE E A FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA EJA – Acesse aqui

REVISTA QUERUBIM – AÇÃO E REFLEXÃO NO CONTEXTO DO PIBID: A FORMAÇÃO DE COMUNIDADES CRÍTICAS – Acesse aqui

RESUMOS – 2016

8º SIEPE – PIBID MODALIDADES DE ENSINO: APRENDENDO A DOCÊNCIA – Acesse aqui

ALFAEJA 2016 – PROJETO PORTAL FORUM EJA RS: EVIDÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS – Acesse aqui

PIBID PEDAGOGIA – LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL – JAGUARÃO/RS

ACEITE DE PUBLICAÇÃO E RESUMO EXPANDIDO SUBMETIDO NO II ENCONTRO HUMANÍSTICO MULTIDISCIPLINAR – EHM – 2016 — PIBID PEDAGOGIA – LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL – JAGUARÃO/RS .

Anexo 24 – Clique Aqui.

ACEITE DE PUBLICAÇÃO E RESUMO EXPANDIDO APRESENTADOS NO VIII SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (SIEPE) – 2016 —  PIBID PEDAGOGIA – LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL – JAGUARÃO/RS.

APRESENTAÇÃO ORAL – Anexo 25 –  Clique Aqui.

PÔSTER – Anexo 26 – Clique Aqui .

PÔSTER – Anexo 27 – Clique Aqui.

PUBLICAÇÃO DE RESUMO CIENTÍFICO—— ANEXO 33 ANEXO 34 ANEXO 35 ANEXO 29 ANEXO 30 ANEXO 31  – PIBID PEDAGOGIA – LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL – JAGUARÃO/RS

Artigo técnico-científico

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CONCLUÍDO

 

A TECNOLOGIA COMO RECURSO PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E DE  APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA PARA OS ANOS INICIAIS – PIBID PEDAGOGIA – ÁREA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Clique aqui

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A PRÁTICA DE REAPROVEITAMENTO DE USADOS – PIBID PEDAGOGIA – ÁREA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Clique aqui

TRABALHANDO VALORES COM ALUNOS DO QUARTO ANO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. MANOEL AMARO JUNIOR – PIBID PEDAGOGIA – ÁREA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Clique aqui

O TRABALHO DE UMA SUPERVISORA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EM PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL – PIBID PEDAGOGIA – ÁREA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Clique aqui

TRABALHANDO O ECOSSISTEMA NA PRÁTICA DA SALA DE AULA – PIBID PEDAGOGIA – ÁREA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Clique aqui

O OLHAR FOTOETNOGRAFICO SOBRE O LIXO – O ENTORNO ESCOLAR COMO POTENCIALIZADOR DE APRENDIZADO – PIBID PEDAGOGIA – ÁREA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Clique aqui

CONSTRUINDO BRINQUEDOS COM LIXO RECICLADOS – PIBID PEDAGOGIA – ÁREA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Clique aqui

PRÁTICAS COTIDIANAS E QUESTÕES AMBIENTAIS PELA MÚSICA – PIBID PEDAGOGIA – ÁREA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Clique aqui

O JORNAL ESCOLAR UMA PRÁTICA PARA ENSINAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL –  PIBID PEDAGOGIA – ÁREA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Clique aqui

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO & PIBID MODALIDADES DE ENSINO: INTEGRAR AÇÕES NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA. Clique aqui.

PIBID MODALIDADES DE ENSINO: EDUCAÇÃO ESPECIAL E EJA, ARTICULANDO AÇÕES ENTRE A ESCOLA, COMUNIDADE E UNIVERSIDADE. Clique aqui.

TRILHA MATEMÁTICA: ESTRATÉGIA DE ENSINO NA INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA  NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Clique Aqui

EDUCAÇÃO DIALÓGICA FREIREANA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: APONTAMENTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE JAGUARÃO. Clique aqui.

PIBID MODALIDADES DE ENSINO: REDESCOBRINDO A INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA FREIREANA. Clique aqui.

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PIBID PEDAGOGIA – ÁREA LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL

CARDOZO, GUACIRA. PRÁTICAS LÚDICAS DE REFLEXÃO SOBRE O SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. UNIPAMPA, 2014.

Clique aqui

RESUMOS DE TRABALHOS APRESENTADOS PELO GRUPO PIBID PEDAGOGIA – ÁREA LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL 

Clique aqui

FOTOETNOGRAFIA REALIZADA PELOS BOLSISTAS DO PIBID PEDAGOGIA- ÁREA LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL

Clique aqui

DIAGNÓSTICO ESCOLAR REALIZADO PELOS BOLSISTAS DO PIBID PEDAGOGIA- ÁREA LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL

Clique aqui

ESTUDO SOBRE BEBÊS – PIBID PEDAGOGIA/ÁREA LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL

 Clique aqui

 

Iniciação à docência: reflexão sobre a prática docente em uma perspectiva freireana. Trabalho de conclusão de curso de Lucas da Silva Martinez, orientado pelo prof. Everton Fêrrêr de Oliveira. Clique aqui para acessar o texto.

 

 

INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: ALGUNS APONTAMENTOS.  Autoria de: Lucas da Silva Martinez, Everton Fêrrêr de Oliveira, Jarbas Parise Moscato / Artigo aceito para a publicação na revista Diálogos, Unilasalle. Clique aqui

 

Jornal Radical: uma nova perspectiva

Autoria de: GAIA, Crismara; GONÇALVES, Franciele; PRESTES, Carina, DE OLIVEIRA, Everton. Clique aqui para acessar o texto

 

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO CONTEXTO DAS MODALIDADES DE ENSINO: PLANO INDIVIDUALIZADO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, autoria de : Everton Fêrrêr De Oliveira; Eduardo da Luz Rocha; Lucas da Silva Martinez; Fernando Saija de Caldas Campelo; Jarbas Parise Moscato.  Clique aqui para acessar o texto

 

PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: atividades educativas com atenção ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade nos anos iniciais do ensino fundamental, de autoria de  Marcia Motta, Cinthia Pacifico Gonçalves e Eliani Soares. Clique aqui para acessar o texto.

 

Iniciação à Docência: Práticas educativas pautadas pela interdisciplinaridade no contexto da EMEF Gal Antônio de Sampaio –Jaguarão RS de autoria de Ana Paula Gomes da Silva, Andrea Martins, Tiziane Muniz, Sônia Maria Costa e Everton Fêrrêr de Oliveira. Clique aqui para acessar o texto

Os temas transversais no ensino fundamental na interdisciplinaridade. Autoria de: Dânia Ávila e Tiziane Muniz. Clique aqui

 

Educação Especial na iniciação à docência: investigação, ação e formação. Autoria de Fernando Campelo, Lucas Martinez, Eduardo Rocha, Everton de Oliveira e Jarbas Parise.  Clique aqui para acessar o texto.

PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: ESTRATÉGIAS DE DIÁLOGO E REFLEXÃO
PACÍFICO, Cínthia, GAIA,Crismara, COSTA, Sônia.         Clique aqui
PENSAMENTO FREIREANO E USO DE TECNOLOGIAS POR COMUNIDADES PERIFÉRICAS NO ENTORNO ESCOLAR ÁVILA, ÁVILA, Dania; CAMPELO, Fernando; MOSCATO, Jarbas.
A INVESTIGAÇÃO DA REALIDADE NO CONTEXTO DO PIBID: REDESCOBRINDO A INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA FREIREANA.   MARTINEZ, Lucas da Silva; PRESTES, Carina da Silva; DE OLIVEIRA, Everton Fêrrêr.
IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. FARIA, Denise Ferreira de; DE OLIVEIRA, Everton Fêrrêr. Clique aqui
INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA COMO BASE PARA ANÁLISE SOCIOECONÔMICA AFIM DE, AUXILIAR NO PLANEJAMENTO ESCOLAR .       GONÇALVES, Franciele das Neves; SILVA, Dilaine Urtassum da ; SOARES, Eliani Rosimeri Ferreira.

 

APRENDIZAGENS DE ESTUDANTES COM TRAÇOS DE TDAH DO 2ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EMEF GENERAL ANTÔNIO DE SAMPAIO. CONSEQUÊNCIAS DESTE TRANSTORNO, PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE CARÁTER PREVENTIVO /  AUTORA: Marcia Precila Medeiros Motta. Clique aqui

O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS A PARTIR DA HORA DO CONTO de autoria de Adriana Martins, Tatiane Mena Silveira Melgares, Ana Cristina Da Silva Rodrigues Clique aqui

PARTICIPAÇÃO NO CONSELHO DE CLASSE NO PROCESSO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA de autoria MURILO DA SILVA CAETANO, Tatiane Mena Silveira, Ana Cristina da Silva RodriguesClique aqui

EXERCITANDO A LINGUAGEM ORAL ATRAVÉS DE JOGO COM TRAVA-LÍNGUAS, de autoria de Michele Machado Souza, Elida Rodrigues, Ana Cristina da S. Rodrigues, apresentado no VI SIEPE Clique aqui

LEITURAS E ESCRITURAS NOS ANOS INICIAIS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA CAIXA DA FANTASIA, de autoria de Lucélia Nunes Figueira,Ana Cristina da Silva RodriguesTatiane Mena Silveira Melgares, apresentado no VI SIEPE Clique aqui

O PIBID COMO UM COMPLEMENTO AO PROCESSO DE LETRAMENTO DESENVOLVIDO PELA ESCOLA, de autoria de Liziane Silveira Sampaio, Edia Silveira Sampaio, Elida Rodrigues, Ana Cristina Rodrigues, apresentado no VI SIEPE Clique aqui

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONDOMÍNIO DOS MONSTROS de autoria de Gabrielle Coelho dos Santos, Lisiane de Armas, Ana Cristina da Silva Rodrigues, apresentado no VI SIEPE Clique aqui

 

CONSCIENTIZAÇÃO E COLABORAÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA: A TROCA COMO UMA EXPERIÊNCIA HUMANIZADORA, de autoria de Tatiane Mena Silveira Melgares, Talita Mendes de Araujo e Juliana Brandão Machado. Trabalho apresentado no XVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, em Santa Maria/2015. Clique aqui

 

MINHA ESCOLA FAZ PARTE DA MINHA HISTÓRIA – UMA ATIVIDADE PENSADA A PARTIR DOS ENSINAMENTOS FREIREANOS, de autoria de Talita Mendes de Araujo, Murilo da Silva Caetano e Juliana Brandão Machado. Trabalho apresentado no XVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, em Santa Maria/2015. Clique aqui