Projeto de Leitura: Quebrando paradigmas

No período decorrido de abril a junho deste ano, o grupo de bolsistas da E.M.E.F. São Pedro aplicou o projeto Quebrando Paradigmas: Desconstruindo o Conceito de Princesas e a Imagem Feminina Retratada nos Contos de Fadas à turma de 7º ano. A partir da aplicação do projeto, o grupo teve como objetivo promover o conhecimento aprofundado do gênero conto, permitindo também que os alunos refletissem sobre o padrão comportamental feminino e masculino presente no conto Rapunzel, assim como em outros contos dos Irmãos Grimm.  Para escolha do gênero conto de fadas, os bolsistas partiram do pressuposto de que os alunos ainda não estavam familiarizados com gêneros de maior complexidade, logo, buscaram algo que possibilitasse uma leitura mais tranquila e de fácil interpretação. Além dos objetivos já mencionados, as atividades do projeto contemplaram a oralidade, a escrita, o letramento literário, a argumentação, a interpretação, o desenvolvimento do senso crítico, assim como a reescrita do conto elaborado pelos alunos. O desenvolvimento do projeto abarcou em seu cronograma: a leitura do conto original da Rapunzel dos Irmãos Grimm; a exibição da animação “Enrolados” da Disney, junto com a discussão e comparação das temáticas apresentadas tanto no conto quanto no filme; a exposição da estrutura do conto de fadas e suas características; apresentação de trailer de filmes, que, assim como a animação “Enrolados”, também apresentam mulheres/princesas de personalidade forte; a reescrita do conto recontextualizado e a produção artística em origamis. Como resultado desse projeto, foi criado um livro de parede com os contos dos alunos, o qual foi ornado com os origamis produzidos durante as atividades do projeto.

Aplicação de atividade diagnóstica
Exibição da animação “Enrolados”
Construção dos origamis

Divulgação no blog: Parte I, Parte II, Parte III, Parte IV, Parte V, Parte VI, Parte VII, Parte VIII, Parte IX e Parte X.