IHGJ

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE JAGUARÃO

   O Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão (IHJ) foi o primeiro do Brasil a ser criado por lei (Lei municipal n° 725 de julho de 1966) e teve como principais idealizadores Dr. Rubens Gonçalves Marques e Cléo dos Santos Severino, conhecido por “Professor Cléo”. Sua inauguração ocorreu em 23 de novembro de 1966, mais tarde em 1969 é cadastrado como instituição cultural do Ministério da Educação.

    Buscando cultuar o passado e conservar o patrimônio histórico da cidade para pesquisa e análise o instituto guarda “um acervo de mais de 3 mil livros, mais de 3 mil revistas; um considerável número de revistas de Jaguarão, que constituem no seu conjunto um conteúdo histórico e literário dos mais importantes da cidade; um arquivo de fotografias valiosíssimas para um estudo visual e pitoresco da comunidade; um arquivo de preciosos documentos; um museu com curiosas peças artesanais, folclóricas tradicionalistas..” “[…] uma coleção de moedas nacionais; diversos quadros de figuras ilustres e figuras importantes da Cidade Heróica; uma coleção de minerais e fósseis de animais e plantas de importante conteúdo científico [..]”. Cadernos Jaguarenses, Vol. N°4, ANO 2009.

 

 

Atualmente o IHJ está localizado na Rua Mal Deodoro, n° 874 do bairro Centro, e é administrado por uma diretoria que tem os cargos exercidos gratuitamente. O IHJ funciona de terça a sábado de manhã das 8h e 30 min. Às 11h e 30 min. e durante à tarde das 13h e 30 min às 17h e 30 min. Para maiores informações o telefone de contato é (53)3261 – 9063.